4.21.2014

OS BENEFÍCIOS DO PEIXE NA ALIMENTAÇÃO


Os benefícios do peixe na alimentação
Por que você deve incluir o peixe na sua alimentação diária!

Seguindo as tradições católicas, na Sexta-Feira Santa, muitos brasileiros deixam de comer carne, em memória à crucificação e morte de Jesus Cristo. E é nesta data, principalmente, que os peixes ganharão espaço no cardápio da maioria de lares e restaurantes de todo o País.
No entanto, a nutricionista Mariele Marcatto, do Hospital San Paolo, de São Paulo, alerta que existem diversos motivos para que os pescados sejam incluídos na alimentação diária e não somente na Semana Santa. 
“Os benefícios do peixe (incluindo o bacalhau) são vários, entre eles o fato de possuir proteína de alto valor biológico, ou seja, completa do ponto de vista nutricional”, explica a especialista.
Além disso, a especialista acrescenta que o peixe possui baixo teor de gordura saturada, maior proporção de ácidos graxos essenciais e é fonte de vitaminas (A, D, E), do complexo B e de minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro. 
“É importante ressaltar que nem todas as espécies de peixes têm a mesma composição em ácidos graxos, sendo em maiores quantidades em espécies marinhas do que em peixes de água doce. Peixes de água fria, por exemplo, são mais ricos em ácidos graxos poli-insaturados comparados aos de regiões tropicais”, destaca.
Segundo a American Heart Association (AHA), o recomendado é consumir peixes pelo menos duas vezes por semana (2 porções semanalmente), cada porção é de 100 gramas, o que equivale a 1 filé pequeno de peixe. A melhor opção para preparo é assado ou grelhado.
“O importante é lembrar que o consumo regular de peixes deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Esse alimento oferece ao organismo maior qualidade nutricional, melhora o nível da saúde e contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares”, completa a nutricionista.
Já o bacalhau especificamente é o tipo de peixe mais procurado nessa época do ano. Este peixe é usualmente consumido depois de salgado e seco. “O processo de salga e secagem do bacalhau é totalmente natural, não sofrendo adição de substâncias químicas. Desta forma, suas propriedades nutricionais são conservadas. Mesmo assim, deve ser consumido com moderação e em pequenas quantidades pelos indivíduos com hipertensão arterial, pois é bastante rico em sódio. O tradicional bacalhau (após passar pela dessalga) assado com batatas, pimentão, ovo cozido e bastante azeite é uma ótima opção, já que alia uma fonte de carboidrato (batata) se tornando um prato completo e bem rico”.
Existem outros tipos de peixe que podem substituir o bacalhau, se você não gosta do sabor do bacalhau talvez goste do robalo, esse peixe é bem gostoso, porém, é tão caro quanto o bacalhau. Já as opções mais baratas são tainha, namorado, corvina e merluza.

Nenhum comentário: