4.11.2014

Ovo de chocolate com cerveja


Opção mistura bebida do tipo 'stout' com chocolate ao leite.
Veja como fazer essa deliciosa receita em casa.

Jéssica Pimentel Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Ovo de chocolate com cerveja é opção para a Páscoa (Foto: Geraldo Jr. / G1) 
Ovo de chocolate com cerveja é opção para a Páscoa (Foto: Geraldo Jr./G1)
Uma cervejaria de Sorocaba (SP) resolveu inovar este ano para comemorar a Páscoa. Uma parceria entre a empresa e uma doceira resultou em um ovo de chocolate trufado com o recheio de cerveja do tipo 'stout'. Em 2013, a empresa já havia criado um ovo que levava cerveja como ingrediente, mas uma das responsáveis pela receita, a doceira Cal Barbosa de Oliveira, explica que este ano foi especial. “Dessa vez nós conseguimos elaborar o ovo e ficou exatamente como o planejado, ficou praticamente perfeito."
A ideia surgiu da gerente de marketing da empresa, Bruna Máia, que é apaixonada por chocolate e por cerveja. “São dois ingredientes que eu gosto muito". Foi a partir da ideia que Bruna conta que buscou a parceria da amiga Cal para colocar a ideia em prática. "Procurei minha amiga, que é doceira, e começamos a pensar em algo juntas. Conseguimos o que eu esperava”, comemora.
A parceria entre Bruna e Cal deu certo logo de cara. Segundo Bruna, não foi necessário perder muitas receitas durante o período de teste. “Antes de começar as receitas eu estudei muito sobre os dois ingredientes e qual a cerveja que combinaria com o chocolate. Conseguimos alcançar o esperado muito rápido”, conta.
Receita leva apenas chocolate ao leite e cerveja do tipo stout (Foto: Geraldo Jr. / G1) 
Receita leva apenas chocolate ao leite e cerveja do tipo stout (Foto: Geraldo Jr. / G1)
A receita é feita apenas com chocolate ao leite e a cerveja especificamente 'stout'. De acordo com a gerente de marketing, a bebida foi escolhida por ter um aroma e sabor de café e por combinar exatamente com doces. “Não poderia ser simplesmente qualquer cerveja, tinha que ser uma que combinasse com o chocolate. A combinação ficou perfeita”, explica.
A procura pelos kits, que contêm um ovo de quase 500g e uma cerveja de 600 ml, já começou. Com uma divulgação de duas semanas, quase 150 pedidos foram feitos, relata Bruna.
De acordo com o departamento de marketing da empresa, quase 150 kits foram encomendados e a novidade é um sucesso, mas os clientes precisam ter cuidado, pois fora da geladeira o doce dura até 10 dias. “Na geladeira pode durar até um mês, mas como o nosso ovo não tem conservante, não é aconselhável ficar mais que 10 dias fora”, explica.
Modo de preparo
Em entrevista ao G1, a doceira Cal não só falou da novidade como também ensinou a receita. Com as informações e dicas da profissional, é possível fazer o ovo em casa.

Para isso são necessários apenas dois ingredientes: chocolate ao leite e cerveja 'stout'. Segundo a doceira, há a opção de fazer com chocolate meio amargo, mas o sabor pode ficar mais forte.
Para fazer a casca é preciso misturar o leite em um recipiente frio (Foto: Geraldo Jr. / G1) 
Para fazer a casca é preciso misturar o leite em
um recipiente frio (Foto: Geraldo Jr. / G1)
Ovo
Para fazer a casca é preciso derreter o chocolate e em seguida, fazer o procedimento que os especialistas chamam de "choque", que é quando o chocolate quente se ‘choca’ com uma base fria. Nesse caso, o recomendado é mexer o chocolate em um recipiente frio (veja a foto ao lado).

Em seguida, despeje o chocolate em uma forma e leve a geladeira. A casca estará pronta quando o chocolate tiver marcas esbranquiçadas.
Recheio
Para o recheio, derreta a quantia de chocolate ao gosto e coloque em um recipiente. Em seguida, comece a despejar a cerveja. De acordo com a Cal, a mistura entre os dois causa uma espécie de efervescência. “Não é preciso muito da bebida, o ideal é colocar aos poucos e continuar mexendo até que fique em uma consistência de trufa”, afirma.

Assim que o recheio estiver pronto, coloque dentro da casca e leve para a geladeira por aproximadamente 30 minutos. Quem preferir também pode consumir com uma colher.
A mistura entre o chocolate e a bebida forma uma efervecência (Foto: Geraldo Jr. / G1) 
Mistura entre chocolate e bebida forma uma efervescência (Foto: Geraldo Jr./G1)

Nenhum comentário: