5.22.2014

Aluna de 15 anos cria novo teste para HIV mais rápido e barato

  • Ela estava competindo em uma feira de ciências da escola
O GLOBO
COM AGÊNCIAS
Ticea desenvolveu o teste com a ajuda de seus mentores, Mark Brockman e Gursev Anmole Foto: Simon Fraser University
Ticea desenvolveu o teste com a ajuda de seus mentores, Mark Brockman e Gursev Anmole Simon Fraser University
RIO - Quem disse que, para ser pesquisador, é preciso estar na universidade? Em Vancouver, no Canadá, uma estudante de 15 anos descobriu nada menos do que uma forma mais simples e barata de fazer testes de HIV.

Aluna da York House School, escola de ensino médio apenas para meninas, Nicole Ticea desenvolveu um mecanismo onde a pessoa que deseja saber se contém o vírus pinga gotas de sangue em um chip, com o resultado quase instantâneo. O sistema utiliza métodos semelhantes aos testes de gravidez acessíveis em qualquer farmácia.
Em vez de se valer de anticorpos do HIV, como na maioria dos outros testes, Ticea usou o recurso da Amplificação Isotérmica de Ácido Nucleio, onde o vírus é literalmente amplificado de forma acelerada. Isso suprime o intervalo de tempo no qual a pessoa infectada ainda recebe resultados negativos de exames de anticorpos por conta da demora do sistema imunológico em processar uma resposta ao vírus.
A invenção de Ticea contrasta com outros testes de amplificação do HIV, mais caros e demorados. A descoberta foi o produto de uma competição de ciências de sua escola, onde estudantes desenvolvem projetos auxiliados por acadêmicos e universitários. Ticea, por exemplo, contou com a ajuda do professor Mark Brockman e do aluno de graduação Gursev Anmole, ambos da Simon Fraser University.
Embora bem sucedida, a invenção da estudante ainda precisa ser refinada para que possa chegar às farmácias no futuro. Ticea já prometeu que vai continuar com suas pesquisas em paralelo às atividades regulares de sua escola.

Nenhum comentário: