5.29.2014

Conheça algumas doenças comuns dos cães e como tratá-las

Conheça algumas das mais perigosas e comuns doenças do mundo dos cachorros e saiba de que maneira proteger seu pet delas

Foto: Getty Images
Enquanto muitos donos de cães de estimação têm a infestação por pulgas entre suas maiores preocupações com a saúde de seus pets, outras doenças muito mais perigosas rondam o mundo canino, merecendo atenção e cuidados constantes já que, uma vez instaladas no corpo do animal, podem até levá-lo ao óbito.
Ambientes, animais e até o ar contaminado podem ser responsáveis pela transmissão das mais diversas doenças caninas e, com isso em mente, fica claro que os proprietários devem estar sempre atentos ao nível de higiene dos lugares onde seus pets costumam passear, mantendo-os afastados de complicações que incluem desde viroses comuns até a doença do carrapato (babesiose), entre outras.
Conheça, a seguir, três das principais e mais perigosas doenças caninas transmitidas por vírus diversos. Aprenda a identificá-las no seu pet e, com isso, buscar um tratamento o mais rápido possível:
Parvovirose
Também conhecida como parvo, esta doença é bastante temida no mundo canino, tendo o parvovírus como agente responsável pela sua transmissão – que ocorre quando há contato direto do animal sadio com os excrementos de um cão contaminado.

Causando diarreias, vômitos, febres altíssimas, desidratação, a inflamação das mucosas do estômago e intestino (gastroenterite) e até quadros de depressão no animal, a parvovirose é fatal para os cães acometidos na maioria dos casos. Pode ser prevenida por meio da vacinação polivalente (ou V10), que deve ser administrada no pet ainda filhote e renovada anualmente.
Cinomose
Extremamente contagiosa, a cinomose é uma das doenças mais perigosas e agressivas do mundo dos cachorros, causando tosse, conjuntivite, febres altas e podendo desencadear complicações neurológicas nos animais enfermos, que ficam com todo o sistema imunológico muito prejudicado. Sem cura, a doença que tem o vírus CDV (Canine Distemper Virus) como agente é tratada apenas por meio do controle sintomático, e também pode ser prevenida por meio da vacinação polivalente.
Coronavirose
Prevenida por meio da vacina V10, a coronavirose afeta todo o trato intestinal dos cães acometidos, tendo o vírus batizado de corona como agente transmissor. Considerada uma zoonose, a doença destaca sintomas bastante parecidos com os da parvovirose nos animais, provocando diarreias em jatos (com excrementos de cor alaranjada), anemia, febre, apatia, cólica, perda de apetite, desidratação e vômitos. Não há um tratamento específico para o problema, que é amenizado por meio da administração de medicamentos que controlam e aliviam os sintomas dos cachorros com o problema.

Nenhum comentário: