5.29.2014

EUA dizem ter provas de que revelações de Snowden comprometem segurança

Secretário afirmou que informações divulgadas por ex-analista da CIA permitiram aos terroristas conhecer métodos inteligência

EFE
Estados Unidos - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, garantiu nesta quarta-feira que há provas de que as revelações do ex-analista Edward Snowden sobre o programa de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) arriscaram a segurança do país.
Secretário de Estado dos EUA John Kerry
Foto:  Reuters
"Temos provas que as pessoas estão perante um perigo adicional, já que a segurança operacional foi violada", disse ele em entrevista ao programa "Good Morning America" de rede ABC . Kerry afirmou que as revelações de Snowden permitiram aos terroristas conhecer "em primeira mão" os métodos e mecanismos que os Estados Unidos empregam para obter inteligência.
"Nossas operações foram comprometidas", afirmou. Kerry faz essas declarações no mesmo dia que a NBC  exibirá uma entrevista do ex-analista contando que foi treinado como um "espião" e assessorou funcionários do governo do mais alto nível, segundo trechos adiantados pela emissora.
Os vazamentos de Snowden expuseram os detalhes do acúmulo em massa de ligações telefônicas e espionagem nas comunicações na internet.
A primeira grande consequência legislativa desses vazamentos aconteceu na semana passada, quando a Câmara dos Representantes aprovou pôr fim ao armazenamento em massa de dados telefônicos por parte da NSA, que poderia guardá-los durante anos para realizar análise de inteligência.
Edward Snowden é ex-agente da CIA
Foto:  Reprodução

Nenhum comentário: