5.23.2014

FESTA JUNINA SEM ENGORDAR


Conheça os benefícios das delícias de Festa Junina
Tudo o que você precisa saber para aliar Festa Junina e dieta!

Paçoca, canjica, pinhão, bolos, batata-doce, entre muitos outros alimentos. Estas são as tradicionais delícias das Festas Juninas, tão tradicionais em nosso país. Porém, só de ouvir falar neste tipo de cardápio, parece que a nossa dieta vai por água abaixo.
A verdade é que, ao contrário do que muita gente pensa, os saborosos quitutes das Festas Juninas podem ser benéficos para a saúde se consumidos com moderação. “Apesar dos benefícios dos ingredientes usados nos doces típicos desta data, vale ressaltar que os mesmos são calóricos e possuem grande quantidade de açúcares e gorduras, por isso a ingestão deve ser moderada” afirma a nutricionista Flávia Morais.
Veja os benefícios dos alimentos de Festa Junina:
Amendoim torrado/ paçoca
O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes antioxidantes e em ácidos graxos poli-insaturados, que atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, já que diminuem os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides.
Faça uma paçoca light com 80 calorias

Bolo de fubá/ Broa/ Curau/ Milho cozido
Todos feitos com milho, um alimento saudável, rico em carboidratos, vitaminas do complexo B e E, além de fósforo e potássio. Além de energia, fornecem antioxidantes e nutrientes importantes para a saúde óssea.
Aprenda diversas receitas à base de milho

Batata-doce assada
A batata-doce também é fonte de carboidratos, portanto, fonte de energia, além de ser rica em vitamina C. Tem ainda betacaroteno, um antioxidante que auxilia no combate ao câncer e estimula o sistema imunológico. Suas fibras melhoram a digestão e atuam contra o colesterol.
Faça um doce de batata-doce light com 110 calorias

Doce de abóbora
A abóbora possui alto teor de fibras, boa quantidade de vitamina C e potássio, além de ser uma rica fonte de betacaroteno - um precursor da vitamina A, potente antioxidante que auxilia na prevenção do câncer e protege a pele do envelhecimento precoce.
Faça um doce de abóbora com 67 calorias

Arroz doce
Rico em carboidrato, o arroz é uma ótima fonte de energia. Possui proteínas e vitaminas do complexo B, que participam de várias reações em nosso organismo. Aumenta a energia e a disposição. Para os intolerantes à lactose, o leite do preparo pode ser substituído por bebidas vegetais, como as de arroz ou de soja. Os diabéticos podem preparar a receita com adoçante para forno e fogão.
Veja três receitas light de arroz-doce

Canjica
A canjica é fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo. O leite de coco possui traços de selênio e vitamina E, nutrientes antioxidantes.
Faça uma canjica com 102 calorias


Nenhum comentário: