5.13.2014

Nigéria diz estar pronta para negociar libertação de meninas

Forças internacionais buscam paradeiro das mais de 270 estudantes sequestradas pelo Boko Haram; aviões americanos sobrevoam áreas remotas

  • Mãe identifica filha em vídeo divulgado pelo grupo terrorista na segunda-feira
O Globo
Com agências internacionais

Atrizes, cantoras e outras personalidades francesas como a ex-primeira-dama Carla Bruni participam em Paris de protesto pela libertação das estudantes nigerianas
Foto: PATRICK KOVARIK / AFP
Atrizes, cantoras e outras personalidades francesas como a ex-primeira-dama Carla Bruni participam em Paris de protesto pela libertação das estudantes nigerianas PATRICK KOVARIK / AFP
ABUJA — O governo nigeriano está pronto para negociar a libertação de mais de 270 estudantes sequestradas pelo Boko Haram, informou nesta terça-feira o presidente da comissão criada para encontrar formas de conciliação com o grupo terrorista islâmico. Tanimu Turaki, citado pela BBC, afirmou que os rebeldes devem enviar pessoas de sua confiança para participar das conversações. Para cooperar com a busca das reféns, raptadas em 14 de abril, um grupo internacional de especialistas em espionagem e inteligência já opera em território nigeriano, com aviões de vigilância dos Estados Unidos sobrevoando áreas remotas da região Nordeste.
O cenário de crescente tensão fez com que o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, pedisse nesta terça-feira ao Parlamento que votasse uma prolongação de seis meses do estado de exceção instaurado em maio em três estados — Adamawa, Borno e Yobe —, alvo dos insurgentes. Se o Senado aprovar, a proposta será submetida ao voto dos deputados.
Enquanto não se descobre o paradeiro das meninas, a apreensão dos familiares só aumenta. A mãe de uma das alunas sequestradas identificou sua filha no vídeo divulgado pelos rebeldes que mostra dezenas de meninas em cativeiro. Ela viu as imagens na segunda-feira à noite e reconheceu sua filha entre as garotas sentadas no chão e usando véus que cobrem o corpo inteiramente.
— O vídeo deixou os pais apreensivos novamente, mas as várias medidas tomadas pelos governos e a chegada das tropas estrangeiras estão tranquilizando o nosso espírito, embora eu ainda não tenha visto nenhum soldado em Chibok — disse Dumoma Mpur, presidente da associação de pais e professores da Escola Secundária de Chibok, Nordeste da Nigéria.
O líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, aparece nas imagens propondo libertar as reféns em troca de prisioneiros, o que foi rejeitado pelo governo nigeriano. Não ficou imediatamente claro quando o vídeo foi filmado. Na gravação, Shekau afirma ter convertido as meninas ao islamismo.
A Nigéria afirmou que estava explorando todas as opções em seus esforços para salvar as meninas, com idades entre 17 e 18 anos, e deslocou duas divisões de soldados para a região de fronteira no Nordeste do país.

Nenhum comentário: