5.29.2014

Pesquisa alerta para aumento de casos de câncer de pele no Canadá

Organização aponta que registro de melanoma é maior no país.
Bronzeamento artificial e o não uso de protetor solar seriam culpados.

Da France Presse
Casos de melanoma, um câncer de pele particularmente agressivo, estão aumentando no Canadá, embora a maioria das taxas de outros tipos da doença esteja caindo, alertou nesta semana uma organização. Segundo a instituição, o bronzeamento artificial e o esquecimento do protetor solar sãos principais culpados.
A Sociedade Canadense de Câncer anunciou que em 2014 devem ser diagnosticados no país 6.500 novos casos de melanoma maligno e outros 76.100 casos de cânceres de pele não melanoma. O melanoma é a forma mais mortal de câncer de pele, e 1.050 canadenses devem morrer vítimas da doença este ano, acrescentou.
Apesar de ser um dos tipos da doença em ascensão rápida no Canadá, é também um dos mais evitáveis. Pesquisa da Sociedade Canadense do Câncer examinou a tendência de evolução da doença desde 1986 e citou estudos segundo os quais os canadenses passam mais tempo expostos ao sol sem proteção adequada.
A instituição também culpou o uso de câmaras de bronzeamento com alta saída de raios UV, que afirma emitir radiação "muitas vezes superior que a do sol de verão ao meio-dia. A organização recomendou evitar o bronzeamento artificial, o uso de chapéus, óculos de sol, roupa protetora e protetor solar em ambientes externos. Também recomendou buscar abrigo do sol e planejar atividades ao ar livre antes as 11h e após as 16h.
Como surge o câncer (Foto: G1)
 

A pele é o órgão mais aparente e mais visto do corpo humano e, por isso, é fácil reparar quando há algo diferente. Muita gente, inclusive, tem preconceito e julgam quem tem algum problema de pele, mas como explicaram as dermatologistas Márcia Purceli e Denise Steiner no Bem Estar desta quinta-feira (29), muitas doenças que as pessoas acham que são contagiosas ou transmitidas pela pele, na verdade, não são.
Por exemplo, albinismo, dermatite atópica, epidermose bolhosa e ictiose são algumas que chamam a atenção, mas não são transmitidas pelo contato da pele. A ictiose, por exemplo, é uma doença rara provocada por uma mutação genética, que deixa a pele muito seca. Por causa desse ressecamento, a pele descama e fica com crostas, gerando uma aparência que faz com que outras pessoas se afastem do Rian - mas a doença não é contagiosa, 
 

Nenhum comentário: