6.30.2014

Alemanha sofre, vence a Argélia na prorrogação, avança às quartas e pega a França no Maraca

Partida terminou empatada em 0 a 0 no tempo regulamentar. No tempo extra, placar foi de 2 a 1 para os alemães

Terra
000_DV1801260.jpg
Depois de 90 minutos eletrizantes e sem gol algum, a Alemanha precisou da prorrogação para acabar com a chance de zebra e confirmar sua vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014. Na tarde desta segunda-feira, o time de Joachim Low ignorou o lastro da derrota de 1982 para a Argélia e venceu a seleção africana, com gol no tempo extra, por 2 a 1, em partida disputada no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Schurrle e Ozil foram os autores dos gols salvadores da Alemanha, que criou muitas chances, mas teve pouca eficiência ofensiva. O time evitou a repetição de um trauma histórico: no único confronto com os argelinos, na Copa de 1982, foram surpreendidos com derrota por 2 a 1 na fase de grupos. Trata-se da 16ª vez consecutiva nas quartas de final – desde a Copa de 1954 eles não são eliminados nas oitavas.
 
Nas quartas de final, a Alemanha terá como adversário a França, que ainda nesta segunda-feira, mais cedo, confirmou a classificação ao derrotar a Nigéria por 2 a 0, em partida igualmente sofrida disputada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Os times se enfrentam na sexta-feira, às 13h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
 
Desde o apito inicial no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, Alemanha e Argélia fizeram partida eletrizante com dezenas de chances de gol. A primeira delas foi surpreendente, aos 8min, quando Slimani foi lançado pela esquerde, se adiantou à saída do goleiro Neuer e, fora da área, tentou completar para o gol vazio, mas foi travado pelo arqueiro. A resposta foi chute forte de Schweinsteiger, da intermediária, aos 12min.
 
Aos 13min, Feghouli desperdiçou chance para os argelinos ao receber passe na frente e, sozinho, acabar travado por Neuer. O time africano venceu o goleiro aos 16min, mas o gol de Slimani após cruzamento de Ghoulam acabou anulado por impedimento. O mesmo Ghoulan quase fez aos 18min, em finalização de dentro da área que passou rente ao poste esquerdo. A pressão da Argélia foi intensa e muito apoiada pelo público presente.
 
A Alemanha voltou ao ataque aos 22min, com cruzamento de Ozil que quase encobriu o goleiro M’Bolhi. Aos 35min, o goleiro espalmou outro chute Ozil, levantando os alemães em Porto Alegre. Três minutos depois, a melhor chance da primeira etapa saiu: Kroos arriscou da entrada da área, mas M’Bolhi espalmou; no rebote, Gotze apareceu sozinho para completar, mas o arqueiro se recuperou e fez outra excelente defesa. O primeiro tempo terminou com chute perigoso de Kroos, aos 42min.
 
Pressão alemã e chances incríveis desperdiçadas
 
Com clima frio e chuvoso de Porto Alegre, os times não sofreram o desgaste que fez a Fifa aceitar paradas técnicas em algumas partidas do Mundial. O ritmo continuou intenso, e os cinco primeiros minutos tiveram duas chances de gol da Alemanha: Schurrle recebeu passe de Ozil aos 2min e mandou a bola rente ao poste direito em chute cruzado aos 2min; Kroos cruzou na medida para Mustafi cabecear a queima-roupa aos 3min, mas M’Bolhi conseguiu a defesa.
 
A Argélia apareceu bem no ataque seguidas vezes, mas não conseguiu finalizar para o gol de Neuer. Do outro lado do gramado, o arqueiro africano seguiu se destacando: aos 8min, após troca de passes na intermediária, ele se esticou e desviou com a ponta dos dedos um chute de Lahm, salvando os argelinos. A resposta surgiu em chutes de Feghouli e Slimani aos 28min e 29min, o primeiro para fora, o outro defendido por Neuer.
 
Aos 35min, mais uma chance incrível surgiu, a favor da Alemanha. Khedira cruzou da direita para cabeçada forte de Muller, mas M’Bolhi fez linda defesa; no rebote, Schurrle bateu cruzado, e Belkalen salvou em cima da linha. Os argelinos se limitaram a tentar garantir a sobrevivência até a prorrogação, mas ainda passaram susto com cabeçada de Schweinsteiger após lançamento de Lahm aos 42min. Assim, o empate persistiu.
 
Prorrogação
 
Curiosamente, a Alemanha finalmente venceu a retranca argeliana logo no primeiro minuto do tempo extra. Muller avançou pela esquerda, invadiu a área e tocou para o meio, onde Schurrle já passava da linha da bola, mas conseguiu esticar o pé esquerdo para desviar a bola para o gol. Lances assim aconteceram seguidas vezes durante o jogo, mas a zaga se adiantava, o goleiro rebatia ou os alemães erravam o alvo. Desta vez, Schurrle, de forma improvável, abriu o placar.
 
O segundo tempo da prorrogação foi de mais cautela da Alemanha e acabou prejudicado pelo cansaço evidente dos jogadores dos times. A Argélia teve chance de jogar bolas na área e até contou com falhas defensivas, mas não conseguiu ameaçar Neuer. Muitos atletas de ambos os times precisaram ser atendidos com câimbras. O ritmo continuou forte, mas já sem o mesmo esmero.
 
Os alemães tentaram matar o jogo aos 14min, quando Klose foi lançado e tocou no meio para Ozil, que devolveu a bola para finalização, mas a zaga salvou em cima da linha. Na sobra, Ozil chutou forte e fez o segundo. Incrivelmente, a Argélia ainda teve forças para diminuir o placar, aos 16min, com cruzamento de Feghouli da direita para entrada e finalização de Djabou. O jogo ainda teve mais emoção, mas a classificação alemã foi concretizada.

Nenhum comentário: