6.20.2014

COORDENADOR DA CAMPANHA DE AÉCIO PROMETE CONGELAR SALÁRIO MÍNIMO, SÓ FALTA COMBINAR COM OS ELEITORES



Armínio Fraga Homem Forte de Aécio falando Sobre o Salário Minimo

Arminio Fraga coordenará propostas de Aécio para a área econômica


Tucano anunciou parte dos coordenadores de seu programa de governo.
Ex-presidente do Banco Central irá trabalhar ao lado de outros economistas.



Cristiane Cardoso Do G1 RJ


Aécio & coordenadores (Foto: Cristiane Cardoso)Aécio apresenta parte dos coordenadores de seu programa de governo (Foto: Cristiane Cardoso / G1)
Candidato do PSDB à Presidência da República, o senador Aécio Neves (MG) anunciou nesta sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, que o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga irá coordenar a equipe que apresentará propostas para a área econômica de seu programa de governo. Além de Fraga, o tucano divulgou os nomes de outros cinco responsáveis por suas propostas eleitorais. O time do PSDB será comandado pelo ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia.

Ele [Arminio] é o copiloto deste boeing"
Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência ao anunciar o economista Arminio Fraga como coordenador da área econômica de seu programa de governo
Sócio-fundador da Gávea Investimentos, Arminio Fraga já tem atuado nos últimos meses como interlocutor de Aécio com o mercado financeiro e com investidores. Segundo o presidenciável do PSDB, o economista que presidiu o Banco Central durante a gestão Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) será o "copiloto" de seu programa de governo.

Acredito que estamos precisando rearrumar a economia brasileira para ela crescer. Isso é o que vamos procurar fazer. Diminuir as incertezas e criar condições para a economia. Investir em pessoas. Esse é o básico"
Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central
"Ele [Fraga] é o copiloto deste boeing. Ele já vem conosco desde o início ajudando na formulação da nossa política econômica, junto de outros importantes economistas. Eu quero anunciar oficialmente nossos comandos nessa construção das diretrizes do programa de governo que serão apresentadas no início de julho", disse Aécio no momento em que anunciou a equipe que irá construir seu programa de governo.
Após o anúncio, Fraga criticou a política econômica da presidente Dilma Rousseff. Na visão do economista, é preciso reorganizar a economia brasileira.
"Acredito que estamos precisando rearrumar a economia brasileira para ela crescer. Isso é o que vamos procurar fazer. Diminuir as incertezas e criar condições para a economia. Investir em pessoas. Esse é o básico. O resto falta muito tempo", disse Fraga.
De acordo com o tucano, Fraga é a "grande referência" de sua campanha para a economia. Aécio também citou os economistas José Roberto Mendonça de Barros e Samuel Pessoa como outros especialistas que irão auxiliá-lo a elaborar suas propostas econômicas. Ele, no entanto, enfatizou que o ex-presidente do Banco Central é quem "está mais próximo" da elaboração das propostas.

Programa de governo
O candidato do PSDB chegou à sala alugada especialmente para anunciar os coordenadores do programa de governo, na zona sul do Rio, acompanhado de Fraga e de Anastasia. Depois de se reunir com a equipe, Aécio divulgou parte da lista de pessoas que irão pensar suas propostas para a eleição de outubro.

O coordenador do AfroReggae, José Junior, será a referência de Aécio na discussão de ações voltadas à juventude. Já as propostas da área de Segurança Pública serão comandadas pelo sociólogo Cláudio Beato.
As sugestões para o setor de educação serão coordenadas pela socióloga Maria Helena Guimarães de Castro. Caminha Brant ficará a frente do grupo de trabalho dedicado a Políticas Sociais, enquanto Affonso Romano de Sant-Anna coordenará os trabalhos na área de Cultura.
O ex-deputado federal Fábio Feldmann já havia sido anunciado, em maio, para a coordenação da área de meio ambiente e sustentabilidade no plano de governo do PSDB.
Durante coletiva de imprensa, Aécio Neves disse que os próximos nomes que serão anunciados para sua equipe serão os coordenadores das propostas para as áreas de saúde, infraestrutura e energia.
Ele também explicou que seis princípios básicos irão embasar o processo de construção de seu programa de governo.
"Descentralização, eficiência, simplicidade, confiança, transparência e inovação. Tudo o que falta no Brasil hoje", ressaltou o tucano.
Veja o perfil dos coordenadores do programa de governo de Aécio:
Affonso Romano de Sant’Anna (Cultura)
Professor, jornalista e administrador cultural. Presidiu a Fundação Biblioteca Nacional de 1990 a 1996. Foi secretário-geral da Associação das Bibliotecas Nacionais Ibero-Americanas e presidente do Conselho do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe. Autor de mais de 40 livros publicados, além de poemas como “Que país é esse?”

Carminha Brant (Ciências Sociais)
Maria do Carmo Brant de Carvalho desenvolve atualmente consultoria a projetos nas áreas de Habitação, Assistencia Social e Educação Pública. Atuou como assistente social em órgãos públicos, professora da PUC-SP e no exterior, doutora em Serviço Social pela PUC-SP e pós-doutora em Ciência Política Aplicada pela École des Hautes Études em Educação, Cultura e Ação Comunitária de 2000 a 2010.

Claudio Beato (Segurança Pública)
Professor titular do Departamento de Sociologia da UFMG, atualmente é coordenador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurana Pública (Crisp). Também atuou com o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Coordenou o programa de governo do então candidato ao governo de Minas, Antonio Anastasia, em 2010.

José Junior (Juventude)
Coordena o Grupo Cultural AfroReggae, onde passou a oferecer oficinas de reciclagem de lixo, percussão e de dança afro na comunidade de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, onde aconteceu uma chacina em 1993, que matou 21 pessoas. Hoje, o AfroReggae conta com mais de 30 projetos em andamento, 9 grupos artísticos, centro de informática e programas de TV.

Maria Helena Guimarãers de Castro (Educação)
Socióloga especialista em educação, mestre em Ciência Política pela Unicamp, na qual é professora aposentada e atua como pesquisadora. Atualmente, trabalha como diretora-executiva da Fundação Seade, de São Paulo. Durante o governo FHC, foi secretária-executiva do Ministério da Educação (2002) e presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (entre 1995 e 2001). Foi secretária de Educação de São Paulo. No governo paulista, também foi secretárias das pastas de Assistência Social e Ciência e Tecnologia.

Fábio Feldman (Meio Ambiente e Sustentabilidade)
Deputado constituinte e ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo, é o fundador da Fundação SOS Mata Atlântica. É membro do Conselho do Greenpeace Internacional, da Conversation Internacional (CI), da Global Reporting Initiative (GRI), entre outras entidades ligadas ao segmento ambiental.

Nenhum comentário: