6.18.2014

Copa tem Espanha com 'obrigação' de vencer, e Croácia x Camarões

Depois de tomar goleada da Holanda, atuais campeões pegam o Chile.
Próximos adversários do Brasil se enfrentam na Arena da Amazônia.

Do G1, em São Paulo
É com "obrigação" de ganhar do Chile que a atual campeã do mundo, a Espanha, entra em campo no Maracanã às 16h desta quarta-feira (18). Como os espanhóis tomaram uma goleada da Holanda po 5 x 1 no primeiro jogo, na sexta-feira (13), em Salvador, um empate agora dificultaria tudo. E uma derrota significa praticamente a desclassificação da seleção – a menos que, na outra partida do grupo B, dê zebra e a Austrália vença a Holanda. Esse outro confronto está marcado para as 13h desta quarta no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

A partida que fecha o dia interessa diretamente aos brasileiros, já que envolve os próximos dois adversários da Seleção. pelo grupo A. Camarões e Croácia, os dois derrotados na primeira rodada da chave, enfrentam-se na Arena da Amazônia, em Manaus, às 19h.

O G1 preparou dicas para quem vai curtir esses jogos no estádio, em bares ou nas ruas. Veja abaixo:
Torcida feminina da Holanda também marcou presença no Pelourinho, em Salvador (Foto: Rita Barreto/BahiaTursa) 
Torcida feminina da Holanda, que venceu Espanha
por 5 x 1 na sexta (Foto: Rita Barreto/BahiaTursa)
Austrália x Holanda, às 13h, em Porto Alegre
Se antes mesmo da estreia da Holanda na Copa do Mundo os torcedores do país já prometiam pintar Porto Alegre de laranja, a empolgação ficou ainda maior depois da goleada histórica em cima da Espanha. Segundo a prefeitura da capital gaúcha, entre 3 mil e 5 mil holandeses devem participar da "Orange Square", festa que a torcida do país promove tradicionalmente antes dos jogos da seleção em Copas do Mundo.

Na véspera da partida, Porto Alegre já vivia o clima da disputa. No Centro Histórico da cidade, houve concentração laranja e amarela (cor do uniforme da Austrália) em pontos turísticos como o Mercado Público. Além disso, australianos provaram o famoso churrasco gaúcho e escutar samba. O grupo tomou conta da quadra de um dos grupos musicais mais tradicionais da capital gaúcha.
Por que ver o jogo: Atual vice-campeã do mundo, a Holanda apresentou o futebol mais impressionante de toda a primeira rodada: fez 5 x 1 na Espanha, uma das favoritas ao título e atual campeã do torneio. Com atuações excepcionais, Robben e Van Persie não deram chance a Xavi e Iniesta. E, se fizeram isso com dois dos melhores jogadores do planeta, é de se pensar do que eles podem ser capazes diante dos australianos, que na partida anterior tomaram 3 x 1 do Chile. Mas esse placar soa enganoso: a Austrália não vendeu barato, o último gol saiu já nos acréscimos, e os empenhados atacantes Leckie e Cahill podem dar trabalho aos holandeses.
estádio Beira-rio (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital) 
Beira-Rio, em Porto Alegre, será palco de Holanda x Austrália (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)
O estádio: Reinaugurado em abril, o Estádio Beira-Rio começou a ser reformado em dezembro de 2010, com a demolição de parte das arquibancadas inferiores. Nesse período, a obra foi interrompida por 270 dias, até que fossem assinados contratos. A reforma custou R$ 300 milhões, e a capacidade é de 50 mil pessoas. A três meses do início da Copa, por causa de um impasse sobre a construção de estruturas temporárias, chegou-se a cogitar a exclusão do Rio Grande do Sul do evento. O alvará definitivo foi obtido a apenas seis dias do jogo inaugural.

Veja como chegar ao Estádio Beira-Rio.

Caminhos do Gol em Porto Alegre, Mercado Público (Foto: Igor Grossmann/G1) 
Mercado Público de Porto Alegre é opção de
passeio na cidade (Foto: Igor Grossmann/G1)
O que fazer: O jogo começa às 13h, mas é bom se programar para chegar ao Beira-Rio com 2 horas de antecedência. Ainda assim, é tempo suficiente para conhecer algumas indicações do Guia das Cidades da Copa do G1. O Mercado Público de Porto Alegre, por exemplo, abre cedo, às 7h30. Declarado Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, o prédio foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da capital gaúcha e se tornou um ícone de compras. São 110 estabelecimentos ao todo, entre açougues, peixarias, restaurantes, lanchonetes e cafeterias, entre outros.

Veja as atrações de Porto Alegre.

Quem quiser uma vista panorâmica da capital do Rio Grande do Sul pode ir para o alto do Morro Santa Tereza, recomendado pelo escritor Fabrício Carpinejar: "O mirante na Zona Sul de Porto Alegre tem uma linda vista da cidade: com o Beira-Rio e o Guaíba de fundo".

Outra opção é o Parque Moinhos de Vento, que fica aberto 24 horas. Também conhecido como Parcão, fica na área nobre de Porto Alegre. Oferece opções de lazer como quadras de futebol, basquete, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Há uma biblioteca para o público infantil, localizada dentro de uma réplica de moinho açoriano, que dá nome ao lugar.
Público lota Fifa Fan Fest em Porto Alegre (Foto: Carla Simon/G1) 
Público lota Fifa Fan Fest em Porto Alegre
(Foto: Carla Simon/G1)
Fifa Fan Fest: Montada no Anfiteatro Pôr do Sol, à beira do Rio Guaíba, que é uma atração turística da cidade, a Fifa Fan Fest de Porto Alegre tem nesta quarta-feira apresentação do Grupo Vocal FAE às 11h30, da Banda Tribo Brasil às 15h05 e de TãnTãngo às 18h05 . Veja a programação completa.

Os torcedores que estiverem na região podem conhecer o "calçadão de Ipanema", como é chamada a Avenida Guaíba. O local virou ponto para a prática de exercícios físicos, como corridas e caminhadas, ou para um happy hour, com a crescente abertura de barzinhos e restaurantes às margens do lago. O pôr do sol visto dali coroa os finais de tarde.

Iberê Camargo (Foto: Divulgação, Secretaria de Turismo) 
Fundação Iberê Camargo fica aberta até as 19h
(Foto: Divulgação, Secretaria de Turismo)
Depois do jogo: Quem quiser um almoço tardio pode seguir a dica do cineasta Jorge Furtado (diretor de filmes como "O homem que copiava" e da série "Doce de mãe", da TV Globo), que recomenda a churrascaria Komka. "[É] A melhor churrascaria da cidade. Além das carnes, não perca a polenta frita, a massa feita em casa e o melhor sagu do mundo. O ambiente é familiar, com direito a tevê ligada [sem som] e criançada, mas a comida é espetacular e o cardápio de vinhos, bastante completo", descreve.

Os interessados em cortes mais exóticos podem escolher o Na Brasa Steak, uma das churrascarias mais tradicionais de Porto Alegre. Lá, são servidos pernil de javali e paleta de cordeiro.

Depois de comer, vale conhecer a Usina do Gasômetro, aberta até as 21h. Antiga usina de geração de energia, atualmente conta com espaços para exposições de arte, shows e salas de cinema. Do lado de fora, a área verde em frente ao Rio Guaíba é convidativa para uma atividade tipicamente porto-alegrense: tomar chimarrão e ver o pôr do sol.

A Fundação Iberê Camargo, aberta até as 19h, e a  Casa de Cultura Mário Quintana, em atividade até as 21h, são outras opções culturais.
Previsão do tempo: Sol com nuvens. Veja a previsão completa.

Espanha x Chile, às 16h, no Rio
Depois de receber no domingo (15) a estreia da Argentina na Copa, o Maracanã abre as portas para os atuais campeões do mundo. Na segunda rodada da primeira fase, a Espanha tem jogo de "vida ou morte" com o Chile. A seleção, conhecida como "La Furia" (A Fúria), tenta reverter a má impressão deixada por seu primeiro jogo no torneio. Já os chilenos vêm de uma vitória de 3 x 1 em cima da Austrália.

Por que ver o jogo: Aqui está em questão não apenas a sobrevivência da Espanha, mas toda uma "escola" de como jogar futebol. O estilo dos espanhóis, conhecido como "tik-taka", feito de muitas (e rápidas) trocas de passes, era alvo de admiração. Depois da goleada imposta pela Holanda, porém, passou a ser questionado. A disputa contra o Chile pode ser a chance de os espanhóis reverterem essa má impressão. E de provarem que conseguem repetir a história da Copa da África do Sul, em 2010, quando a seleção de Xavi e Iniesta também perdeu o jogo inicial (1 x 0 para a Suíça), corrigiu a rota e acabou campeã. O Chile, por sua vez, quer garantir a vaga nas oitavas de final: como já ganhou da Austrália, quer carimbar o passaporte justamente com um triunfo sobre os atuais melhores do mundo.
Alunos da Escola Municipal Coronel José Gomes Moreira, em Bangu, vão ver a final da Copa no Maracanã (Foto: Ricardo Moraes/Reuters) 
Vista aérea do Maracanã, que tem Espanha x Chile nesta quarta-feira (18) (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
O estádio: Depois de ficar fechado por 2 anos e 8 meses para reformas, o mais famoso estádio do Brasil foi reaberto no dia 27 de abril de 2013. Palco de sete partidas da Copa, inclusive a final, no dia 13 de julho, o Maracanã tem capacidade para receber 78,8 mil torcedores. Após a reformulação, a área construída passou a ser de 124 mil metros quadrados, 2 mil a mais que antes. O custo das obras foi de US$ 1 bilhão.

Veja como chegar ao Maracanã.

O que fazer: Com o jogo marcado para as 16h, é possível aproveitar para visitar algumas das praias que tornaram o Rio conhecido no mundo todo. Mas, além dos tradicionais passeios por Copacabana e Ipanema, na Zona Sul, outras dicas são a Prainha, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, e a praia de Grumari, no Recreio dos Bandeirantes.
Veja as atrações do Rio.
Outros destinos inevitáveis são o Pão de Açúcar, com o passeio de bondinho, e o Corcovado, para uma vista panorâmica e uma foto aos pés do Cristo Redentor. Os Arcos da Lapa e o Jardim Botânico são outros cartões postais que valem a visita. Para quem gosta de Carnaval, uma opção é conhecer a Cidade do Samba, onde ficam os barracões das escolas de samba do Grupo Especial do Rio e onde são confeccionados os carros alegóricos e algumas fantasias utilizadas nos desfiles.
O humorista Marcelo Adnet inclui entre suas dicas dois lugares para comer e beber em Santa Teresa, o Aprazível e o Bar dos Descasados. O ator também indica uma ida ao Meza Bar, em Humaitá, e ao bistrô francês Paris 6, na Barra da Tijuca.
palco fifa fan fest - rio de janeiro (Foto: Alícia Uchôa / G1) 
Palco da Fifa Fan Fest no Rio de Janeiro
(Foto: Alícia Uchôa/G1)
Fifa Fan Fest: A Fifa Fan Fest carioca acontece na praia de Copabacana, a partir das 15h05, com apresentação de Los Tres. A outra atração da quarta-feira é o grupo Bom Gosto, que faz duas entradas: primeiro às 18h05 e depois às 21h05. Veja a programação completa da Fan Fest do Rio de Janeiro.
Além dos shows, o espaço tem área de convivência, com loja de produtos oficiais da Fifa e ações de patrocinadores para divertir o público. Há uma área destinada a cadeirantes, com boa visibilidade para o palco e postos médicos. Caso seja atingida a capacidade máxima de lotação, um segundo telão será acionado pela organização, voltada para a faixa de areia, fora do evento.
Depois do jogo: A dica é um passeio pela Lapa, tradicional reduto boêmio do Rio, que fica tomado por turistas à noite. No Guia das Cidades da Copa do G1 há opções mais variadas e menos óbvias.
A escritora Thalita Rebouças, por exemplo, indica o Hipódromo: "Chope gelado, gente bonita, garçons fofos". Trata-se de um dos principais pontos do Baixo Gávea, na Praça Santos Dumont. A varanda é disputada, pois é onde fica mais fácil ver e ser visto. Os dias de mais movimento são quinta e domingo.
Previsão do tempo: Sol com nuvens e chuva. Veja a previsão completa.


Camarões x Croácia, às 19h, em Manaus
Depois de receber um clássico do futebol mundial (Inglaterra 1 x 2 Itália) na primeira rodada, a Arena da Amazônia abre as portas para um confronto mais humilde: Camarões e Croácia. O jogo é decisivo para o grupo do Brasil. As seleções devem se empenhar para tentat garantir a segunda vaga, já que os donos da casa são os favoritos da chave e provavelmente passam em primeiro.

Por que ver este jogo: Com Brasil favorito para ficar com o primeiro lugar do grupo, resta em tese apenas uma vaga em disputa – e três times para correr atrás. Como tanto Camarões quanto Croácia perderam na rodada de abertura, uma nova derrota significa eliminação. 
Arena da Amazônia antes de um jogo teste em abril (Foto: Chico Batata) 
Arena da Amazônia antes de jogo-teste em abril; hoje, local recebe Camarões x Croácia (Foto: Chico Batata)


O estádio: A Arena da Amazônia tem 44 mil lugares e foi construída por R$ 669,5 milhões. Ela fica numa das avenidas mais movimentadas da capital amazonense, a Constantino Nery. Veja como chegar à Arena da Amazônia.

Veja como chegar à Arena da Amazônia
Área do Encontro das Águas, em Manaus, é tombada pelo Iphan  (Foto: AVG/ TV Amazonas) 
Área do Encontro das Águas, em Manaus
(Foto: AVG/TV Amazonas)
O que fazer: Manaus fica no ponto onde os rios Solimões e Negro se encontram para formar o que se conhece como Rio Amazonas.

Além do famoso encontro das águas, fenômeno em que as águas barrentas do Solimões e as escurar do Negro correm por quilômetros sem se misturar muito, há a opção de tomar banho na praia urbana de Ponta Negra para se refrescar no calor.

Manaus também tem atrações históricas como o Teatro Amazonas, construído na época de ouro do Ciclo da Borracha. Confira uma lista de atrações no Guia das Cidades da Copa do G1.

Fifa Fan Fest: a Fan Fest de Manaus acontece na Praia da Ponta Negra, na Zona Oeste da capital. O local tem capacidade para 35 mil pessoas. Nesta quarta-feira (18), o grupo de dança japonesa Fuugakazan Taiko se apresenta das 10h30 às 11h30. Depois, das 14h05 às 14h35, entra em cena o grupo de forró Garapa de Cana. Por fim, das 17h05 às 17h40, é a vez da Escola de Samba Aparecida. Veja a programação completa da Fan Fest de Manaus.

Praça do Eldorado é um dos points mais frequentados na noite manauara e deve receber grande demanda de turistas durante a Copa do Mundo (Foto: Marcos Dantas/G1) 
Praça do Eldorado reúne vários bares que exibem
os jogos em Manaus (Foto: Marcos Dantas/G1)
Depois do Jogo: Após o confronto de Camarões e Croácia, quem busca agito pode ir até a Praça do Eldorado, onde há dezenas de bares que tradicionalmente exibem jogos em telões (ou seja, uma opção para acompanhar a partida final do dia, entre Japão e Costa do Marfim).
Para quem deseja algo mais tranquilo, como apenas jantar, a pedida é procurar um local de comida amazônica, como o restaurante Banzeiro, especializado em peixes da região (veja mais informações).

Nenhum comentário: