6.25.2014

Fifa confirma processo disciplinar contra Suárez por mordida em italiano




Itália x Uruguai

Giorgio Chiellini, da Itália, reclama ter sido mordido por Luis Suarez, do Uruguai, em jogo na Arena das Dunas Leia mais REUTERS/Yves Herman


A Fifa abriu um processo disciplinar contra o atacante e astro da seleção do Uruguai, Luis Suárez, por morder o zagueiro italiano Giorgio Chiellini, informou a instituição no início da madrugada desta quarta-feira. De acordo com a entidade, jogador e federação uruguaia têm até as 17h desta quarta-feira, no horário de Brasília, para apresentar a defesa.
Suárez será investigado por suposta infração aos artigos 48 e 57 do Código Disciplinar da Fifa. O primeiro trata de conduta agressiva contra adversários durante as partidas, mais especificamente no item "c", que prevê uma partida de suspensão por conduta antidesportiva em relação a um adversário, e item "d", que prevê dois jogos de punição por agressão. Já o artigo 57 prevê multa, advertência ou repreensão por conduta ofensiva e falta de fair play.
O jogador do Liverpool, reincidente neste tipo de agressão, corre o risco de ficar fora desta Copa do Mundo, após o Uruguai vencer a Itália por 1 a 0 e avançar às oitavas de final.
O Uruguai disputará sua partida das oitavas no dia 28 de junho, contra a Colômbia, no Maracanã.
O árbitro mexicano Marco Rodriguez ignorou o lance, mas o artigo 77 do código disciplinar da Fifa prevê a possibilidade de imposição de pena ao atleta mesmo sem a advertência do juiz durante o jogo.
Suárez provocou o incidente aos 34 minutos do segundo tempo, quando se irritou com a marcação de Chiellini, mordeu o zagueiro italiano no ombro e caiu como se tivesse sido agredido.
"Suárez me mordeu, ele deveria ter sido expulso", disse o jogador da Juventus depois da partida.
"Me morderam, está claro, ainda tenho a marca", reafirmou Chiellini em entrevista ao canal italiano RAI. "O árbitro deveria ter marcado e dado o vermelho, porque ele também simulou".
O gol da classificação uruguaia veio aos 36 minutos do segundo tempo com o zagueiro Diego Godín, que subiu mais alto do que a zaga italiana num escanteio e mandou de ombro para o fundo da rede.
Suárez já protagonizou incidentes semelhantes no passado.
Em 2010, quando jogava pelo Ajax, da Holanda, foi suspenso por sete partidas por morder o holandês Otman Bakkal, do PSV. O gesto rendeu a ele o apelido de "Canibal do Ajax".
Na Inglaterra, já no Liverpool, ele recebeu uma suspensão de dez partidas por morder o sérvio Branislav Ivanovic, do Chelsea, em 2013.
Confira a íntegra do comunicado oficial da Fifa
"A Fifa pode confirmar a abertura de um processo disciplinar contra o jogador Luis Suárez, do Uruguai, por aparente infração ao artigo 48 e/ou artigo 57 do Código Disciplinar da Fifa durante o jogo entre Itália e Uruguai pela Copa do Mundo de 2014 no Brasil no dia 24 de junho de 2014. O jogador e a Associação Uruguaia de Futebol estão convidados a apresentar sua defesa, provas e evidências que acharem relevantes até o dia 25 de junho, às 17h no horário de Brasília.
De acordo com o artigo 77 do Código Disciplinar da Fifa, o Comitê Disciplinar da Fifa é responsável por sanções que tenham escapado da atenção dos árbitros e delegados da partida. Além disso, de acordo com o artigo 96 do mesmo código, qualquer tipo de prova pode ser produzida, em particular, são admissíveis relatórios dos árbitros, declarações das partes e testemunhas, provas materiais, gravações de áudio e vídeo"

Nenhum comentário: