6.27.2014

O poder das berries: Conheça as propriedades das frutas vermelhas


Kate Moss e Madonna são adeptas das berries em suas dietas; Saiba mais!





Berries (Foto: Reprodução/Instagram)
De uns tempos pra cá, se tornou comum falar em berries, que, nada mais são, que as frutas vermelhas. Patrícia Davidson, nutricionista de várias personalidades, como a jornalista Fátima Bernandes e a atriz Fernanda Souza, contou a QUEM alguns dos benefícios que essas frutas podem trazer para a saúde.
Patrícia Davidson (Foto: Suzana Prista)
Morango, cereja, framboesa, amora, mirtilo, gojiberry, cranberry e açaí são as frutas em que é possível encontrar propriedades benéficas ao organismo. A cantora Madonna e a top Kate Moss foram algumas das personalidades que incluíram as berries em sua dieta regular. No Brasil, a blogueira Carol Buffara é adepta do suco Pink, feito com beterraba, gojiberry e outras frutas vermelhas.
>> PROPRIEDADES
“Berries ou frutas vermelhas são frutas de coloração vermelha ou roxa de tamanho pequeno. São grandes aliadas da saúde quando consumidas de forma regular”, conta Patrícia Davidson “Alguns exemplos delas são morango, cereja,  framboesa, amora, mirtilos, gojiberry, cramberry e açaí.”

As berries têm poder antioxidante, explica a nutricionista. “Elas são ricas em fitoquímicos,  ácido elágico e vitamina C. Suas propriedades para saúde têm relação com seu o poder antioxidante e antiinflamatório que estes nutrientes propiciam. Elas também têm baixo teor calórico sendo bem interessantes em dietas de emagrecimento. Seus antioxidantes são principalmente as antocianinas e vitamina C.  Essas substâncias neutralizam os radicais livres prevenindo doenças como problemas cardiovasculares. Sua ação na redução e controle de colesterol é eficiente. O consumo regular de berries pode agir na redução do colesterol. O consumo regular também fortalece o sistema imunológico e melhora nas funções cerebrais. Seus nutrientes têm atividade de proteção às células do cérebro. As berries têm uma ação muito positiva na prevenção do envelhecimento e na beleza da pele pois o  acido elágico ajuda na prevenção de manchas e a vitamina C contribui para formação correta do colágeno.”

>> POPULARIZAÇÃO
Nem sempre essas frutinhas são facilmente encontradas em feiras ou mercados, mas estão cada vez mais popularizadas no Brasil. “Você pode encontrar em casas especializadas de alimentos naturais. É possível encontrar as berries de forma natural, congelada , desidratada e até farinhas. Casas de produtos naturais são os principais locais para se encontrar, porém alguns supermercados costumam ter com frequência a versão fresca delas de acordo com a época.”

Kate Moss e Madonna estão entre as personalidades que consomem regularmente frutas vermelhas (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário: