6.08.2014

PILATES: A SOLUÇÃO PARA UMA POSTURA CORRETA DIANTE DO COMPUTADOR

Pilates: a solução para uma postura correta diante do computador
Saiba mais como o pilates pode ajudar no combate às dores oriundas da má postura diante do computador.

A má postura não é um problema recente. O mesmo pode ser dito em relação ao uso do computador, afinal, desde a máquina de escrever que as pessoas possuem o péssimo hábito de se sentarem de qualquer maneira na hora de digitar. E, sem dúvida, na maioria das vezes, essa forma de sentar não é a correta. Para quem sofre com dores decorrentes da má postura na hora de sentar e quer ter uma vida mais saudável, o Pilates pode ser de grande ajuda. De acordo com a fisioterapeuta da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), Andréa Regina, as pessoas têm o hábito de ficar com os pés sem apoio ou cruzados, isso pode provocar dores na coluna lombar. Mas, ela alerta: não façam Pilates em casa.
Para saber mais sobre como este método pode auxiliar na resolução deste problema, a especialista tira algumas dúvidas frequentes.
1 - Como o Pilates pode ajudar às pessoas que ficam muito tempo em frente ao computador?

Pilates é um método de exercício físico criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, que integra corpo e mente através de movimentos fluídos, precisos, usando a respiração e a concentração. Ele promoverá o aumento da flexibilidade, alongamento, tônus e força muscular, principalmente dos músculos abdominais, melhorando a postura, o condicionamento físico, aumentando a concentração, aliviando tensões, o estresse e as dores crônicas, além de promover o relaxamento, entre outros benefícios.

2 - Qual a postura indicada?

A postura correta no computador é manter o monitor mais ou menos a 70cm de distância da face e ao nível dos olhos. A cadeira deve ter espaldar (costas da cadeira) alto, com braços. Importante estar com as costas e a região lombar toda apoiada no espaldar, antebraços apoiados nos braços da cadeira, manter punho e mãos retos e alinhados com o teclado; quadris e joelhos com flexão de 90º e planta dos pés apoiadas no chão ou em um apoio.

3- Quais os vícios de postura mais comuns?

As pessoas têm o hábito de ficar com os pés sem apoio ou cruzados, isso pode provocar dores na coluna lombar. Ou a altura do monitor e a tela desalinhadas com os olhos, o que leva a dores na coluna cervical. Braços pendentes e punhos desalinhados com o teclado, o que leva a tendinites em punho e ombros.

4- Há exercícios do Pilates que essas pessoas possam fazer em casa? Quais são eles?

Não aconselho as pessoas a fazerem os exercícios de Pilates sozinhas, pois elas podem realizar de forma errada e piorarem o quadro ou provocarem alguma lesão. O ideal é estarem acompanhados de um profissional capacitado em Pilates fisioterapêutico, com reconhecimento do Conselho Regional de Fisioterapia, para aplicar o método. Aconselho a levantarem de 2 em 2 horas para caminhar e realizar algum alongamento para os braços, punhos e dedos, reduzindo assim a tensão localizada. 

5.- Qual a frequência ideal para a prática do Pilates?

O Pilates pode ser praticado de 1 a 5 vezes por semana, porém, o resultado é melhor observado quando a prática é superior a 2 vezes por semana.

Nenhum comentário: