6.20.2014

PORQUE MARINA ESTÁ SOB ATAQUE

Origem de críticas a Marina Silva é simples: ela se recusa a ser reduzida a cabo eleitoral do PSDB

Quem acompanha este blogue já leu muitas críticas, bastante duras, a Marina Silva e a muitas ideias de conselheiros econômicos. Hoje você vai ler um elogio.
No estágio atual da campanha eleitoral, Marina Silva tem sido criticada pelas razões erradas. Sem conseguir legalizar seu próprio partido político, ela entrou para o PSB para não ficar fora da campanha presidencial. Direito dela – e foi recebida de braços abertos, em função dos 19% de votos que recebeu no primeiro turno de 2010.
Marina escolheu uma tribuna que se apresentava como terceira via entre PT e PSDB, uma atitude coerente com quem  sempre fez questão de manter uma postura distante das duas legendas e cultiva o próprio eleitorado junto a cidadãos afastados dos dois maiores partidos.  
Para além daqueles traços de personalidades que os adversários sempre costumam acentuar quando pretendem obscurecer seus próprios objetivos políticos, Marina Silva está sendo criticada porque resolveu manter coerência em relação ao projeto original. 
Enquanto boa parte dos dirigentes  do PSB assiste em silêncio aos acertos que irão transformar a legenda num braço auxiliar do candidato do PSDB Aécio Neves, como se vê em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e outros lugares, Marina não deixa de mostrar seu incômodo.
Faz sentido. Com um discurso radical contra o agro negócio, apenas um oportunismo rasteiro -- e suicida -- poderia justificar a adesão aos adversários que denuncia desde que ingressou na vida pública. O que ela defende é sua identidade, traço que explica o prestígio que possui. 
 E é por essa razão que está apanhando – e não porque é muito teimosa, ou fanática religiosa ou porque tem uma visão ambiental que, na minha opinião e na de muitas pessoas, acaba travando o desenvolvimento econômico.  

Por Paulo Moreira Leite

Nenhum comentário: