6.12.2014

Protestos param parcialmente a linha vermelha no Rio

Trânsito parado na Linha Vermelha devido ao protesto na Avenida 20 de Janeiro Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

RIO - Uma manifestação de cerca de 50 pessoas causou a interdição parcial da Avenida Vinte de Janeiro, sentido Galeão, na Ilha do Governador, na manhã desta quinta-feira. A via só foi liberada por volta das 9h, após mais de duas horas de bloqueio. Os reflexos chegaram à Estrada do Galeão e Linha Vermelha, sentido Baixada. No entanto, o tráfego já foi normalizado. O protesto feito por integrantes da Frente Internacionalista dos Sem-Teto, com apoio de alguns aeroviários.
No Aeroporto Internacional Tom Jobim, a greve dos aeroviários que acontece no Rio desde o primeiro minuto desta quinta-feira não causava transtornos nesta manhã. Na madrugada, o movimento no saguão dos terminais 1 e 2 era tranquilo, sem filas e sem espera. A paralisação dos aeroviarios será de 24 horas, segundo o Sindicato municipal da categoria, e acontece nos aeroportos Galeão, Santos Dumont e de Jacarepaguá.
No Santos Dumont, a paralisação dos aeroviários aparentemente não afetou a rotina. Pela manhã, também não havia bloqueios, mas o terminal estava cheio por causa da quantidade de voos. Os passageiros enfrentavam filas nos guichês.
Os trabalhadores lutam por melhores condições e a assinatura da convenção coletiva. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Aéreo do Município do Rio, José de Andrade Cruz, a categoria quer que as empresas aceitem a convenção coletiva de trabalho proposta pelo sindicato, entre os direitos que ela propões, segundo Cruz, é um abono Copa. De acordo com ele, a categoria quer um salário a mais pelo trabalho que será realizado no período.
— Só o Rio terá um aumento de quase 2 mil voos. O trabalho aumentou e nosso efetivo tem diminuído. Não queremos atrapalhar o público. Garantimos o efetivo de 80% no serviço das empresas auxiliares e 70% para as regulares. Os aeroportos estão funcionando sem problemas — garantiu Cruz.

Nenhum comentário: