6.17.2014

TESTES DE MEDICAMENTOS CONTRA CÂNCER DE PELE TÊM RESULTADOS POSITIVOS


faixa_saude.png
Testes de remédios contra câncer de pele têm resultados positivos
Resultados de testes internacionais de dois medicamentos contra o câncer de pele em estágio avançado foram considerados "animadores e impressionantes" por cientistas.



Resultados de testes internacionais de dois medicamentos contra o câncer de pele em estágio avançado foram considerados "animadores e impressionantes" por cientistas. Os dois tratamentos procuram garantir que o sistema imunológico humano reconheça e ataque os tumores.
Os remédios experimentais, chamados pembrolizumab e nivolumab, bloqueiam os caminhos biológicos que o câncer usa para "se disfarçar" e evitar ser percebido pelo sistema imunológico. As descobertas foram divulgadas na Conferência da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, que aconteceu no início do mês de junho, em Chicago (EUA).
Sobrevivência
O melanoma em estágio avançado, um câncer de pele que se espalhou para outros órgãos, é uma doença de tratamento difícil. Há poucos anos, a taxa de sobrevivência a esta doença era de cerca de seis meses.
Em um teste realizado com 411 pacientes avaliando o pembrolizumab, 69% sobreviveram por pelo menos um ano. O remédio, que costumava ser chamado de MK-3475, também está sendo testado contra outros tipos de tumores que usam o mesmo mecanismo de bloqueio dos ataques do sistema imunológico.
David Chao, oncologista consultor da fundação Royal Free NHS de Londres, está realizando os testes em pacientes com o melanoma e com câncer de pulmão.
"O pembrolizumab parece ter o potencial para ser uma mudança de paradigma na terapia contra o câncer", disse o médico.
Um dos pacientes de Chao, de 64 anos, recebeu infusões do pembrolizumab a cada três semanas desde outubro de 2013. Antes de o tratamento começar, ele mal conseguia andar, porque o melanoma havia se espalhado e atingido um dos seus pulmões. Exames em seus pulmões revelam que, depois de apenas três doses, o remédio parece ter removido completamente o câncer do órgão.
Terapia combinada
O outro medicamento, o nivolumab, foi testado em combinação com um outro remédio já existente e licenciado, o ipilimumab. Em teste realizado com 53 pacientes, a taxa de sobrevivência foi de 85% depois de um ano e 79% depois de dois anos.
John Wagstaff, professor de oncologia médica na Faculdade de Medicina de Swansea, na Grã-Bretanha, participa dos testes realizados com os dois medicamentos.
"Estou convencido de que este é um avanço no tratamento do melanoma. O teste ainda está 'cego', então ainda não sabemos quais tratamentos os pacientes estão recebendo, mas observei algumas respostas espetaculares", afirmou.
Mas os médicos pedem cautela. Os resultados divulgados ainda estão na chamada Fase 1, o que significa que são testes em estágio inicial. Os testes mais abrangentes, da Fase 3, ainda estão sendo realizados e envolvem diversos hospitais britânicos. Apenas quando os resultados desses testes estiverem prontos, dentro de cerca de um ano, os médicos poderão ter certeza dos benefícios dos novos tratamentos.

Nenhum comentário: