6.11.2014

Você tem sexto sentido?

Descubra e saiba como usá-lo a seu favor


Entenda o que é esse ‘feeling’ e saiba se tem esse lado aflorado


por Redação


Você já ouviu falar muito sobre ele e talvez acredite ter esse dom, mas será que o sexto sentido existe? Acredite: se você crê que possui, é capaz que esteja certa. Isso porque a própria ciência explica esse tipo de pressentimento, e também há indícios de que as mulheres têm mais aptidão do que os homens para desenvolver essa intuição.
Segundo o neurologista Martin Portner, esse ‘feeling’ seria a sexta maneira de ‘sentir algo’ – as outras cinco são visão, audição, olfato, tato e paladar. “Na verdade, é a integração de todos os cinco – os estados internos do organismo e a mente racional – todos voltados para nos dar uma informação preciosa”, explica.
Créditos: Thinkstock
Uma área do cérebro pode comprovar que mulheres têm mais aptidão a desenvolver o sexto sentido do que homens (Créditos: Thinkstock)

Sexto sentido feminino

O que faz com que as mulheres tenham mais intuição do que os homens é uma parte do cérebro chamada corpo caloso. “A ligação entre os dois hemisférios do cérebro é feita por uma ponte chamada de corpo caloso. Cientistas de vários países já verificaram que nas mulheres, o tráfego de impulsos nervosos por esse canal é maior”, relata Portner.
Portanto, é possível explicar o que é sexto sentido de uma forma simples: é uma capacidade do cérebro que envolve o cruzamento de informações dos dois hemisférios – o esquerdo, que é racional, e o direito, emocional.
Mulheres x Homens
Pessoas mais sentimentais podem desenvolver melhor o dom da intuição. Talvez isso também ajude a explicar o motivo de as mulheres demonstrarem mais essa característica, já que, segundo o neurologista, meninas são mais afetivas do que meninos. Isso faria com que elas se transformassem em mulheres mais intuitivas que os homens, que são mais racionais.
A mulher capta o estado emocional de alguém com mais facilidade, além de ser capaz de perceber detalhes e interpretar gestos, sinais corporais e imagens. Também analisa rapidamente a coerência de algo e correlaciona dados, tudo ao mesmo tempo. Entre um e outro sinal, acontece a união de circuitos cerebrais que detectam possibilidades que elas nem imaginam, de acordo com o Dr. Martin Portner. “Uma boa parcela das mulheres pode integrar os circuitos cerebrais que detectam a possibilidade de que um dos filhos, que mora longe, pode estar precisando dela naquela instante. Esse é o mecanismo da intuição”, garante.

Como desenvolver o sexto sentido?

A terapeuta e especialista em astrologia Flávia Penedo garante ao site Estrela Guia que para aguçar o sexto sentido é preciso ter corpo e mente relaxados, para permitir que as sensações fluam com facilidade. “Muita tensão e agitação geram um barulho interior que nos impede de ouvir a voz sábia que está sempre ali tentando nos guiar. Sinais sutis são enviados constantemente ao nosso corpo e pensamentos aparentemente sem importância podem estar repletos de respostas”, indica ela, que aconselha saber identificar esses sinais e escutar melhor a intuição.
“Isso se faz aos poucos, reservando, em meio à rotina estressante que vivemos, um tempo para o recolhimento e o silêncio. Com o tempo, vamos nos tornando mais receptivos e mais íntimos de nós mesmos, de forma a confiar mais plenamente nas informações que chegam até nós de forma espontânea e por vezes surpreendente, tornando a intuição uma grande aliada”.
Créditos: Thinkstock
Estar em paz, em silêncio e longe de estresse permite maior conexão com essa intuição (Créditos: Thinkstock)
 Leia também Defeito de cada signo: exagero, orgulho, ansiedade e mais; veja o seu Inferno astral existe? Quando ele começa? Astrólogo explica tudo Signos melhores amigos: veja quem tem mais afinidade

Nenhum comentário: