7.04.2014

ALIMENTOS QUE EVITAM O MAU-HÁLITO

Alimentos contra o mau-hálito

Saiba como prevenir esse inconveniente.


Ninguém merece passar horas no banho, depois muito tempo se arrumando para, quando chegar na hora da paquera, não atingir o alvo por causa do mau-hálito. Você já se viu nesta situação? Muitas vezes, o problema pode não ser falta de higiene. Além de doenças que podem causar este constrangimento, o corte de alguns nutrientes também podem nos deixar com aquele bafo.
Um bom exemplo é a diminuição ou a retirada de alimentos ricos em carboidratos da nossa dieta. De acordo com estudos, a falta deste nutriente faz com que o nosso organismo fabrique quetonas, ácidos que queimam como combustível em nosso estômago e deixam aquele odor vergonhoso na nossa boca.
Alimentos que evitam o problema:


Banana
Além de ser rica em potássio e evitar câimbras, uma única banana tem 24 gramas de carboidrato. Vale lembrar, ainda, que frutas estão liberadas na dieta, não é verdade?

Aveia
Pela manhã, coma uma xícara de chá de aveia em flocos. Este alimento é um ótimo aliado na luta contra o intestino preso e oferece 67,6 gramas de carboidrato.

Feijão
Se você pensa que é só o arroz que oferece este nutriente, está muito enganado! Duas conchas médias de feijão contêm 33,8 gramas de carboidrato e podem ser consumidas sem culpa.

Pão integral
Além de ter grande quantidade de fibras, este tipo de pão deve estar incluído na sua dieta por que é uma ótima fonte de carboidratos. Cinco fatias contêm 50,2 gramas.

Arroz integral
Quatro colheres de sopa deste alimento contêm 21 gramas de carboidratos e podem ser consumidas diariamente! Até porque, a quantidade de fibras é altíssima e te ajuda a manter o intestino funcionando.

Alimentos para combater o mau hálito

 Leticia Maciel 

Quando o assunto é halitose, existe uma grande diferença entre mascarar e resolver o problema. Descubra as formas naturais, que realmente funcionam, de combater o problema

Texto: Fernanda de Almeida/ Foto: Danilo Tanaka/ Produção: Janaina Resende/ Adaptação: Letícia Maciel

A hortelã refresca o hálito e tem diversas propriedades que estimulam o sistema digestivo
Foto: Danilo Tanaka

Aipo

É bom no combate ao mau hálito por ser cheio de fibras. Assim, auxilia na produção de saliva, que ajuda a lavar o acúmulo da placa, uma das causas de halitose. Inclua o alimento no almoço ou no jantar.

Gengibre

Atua como adstringente natural, por estimular alguns processos digestivos. Uma forma de consumir é carregar sempre balinhas de gengibre na bolsa ou na mochila. Se preferir, acrescente o alimento diretamente às refeições.

Vitamina C

Ajuda a prevenir a doença periodontal e gengivite — algumas das principais causas de mau hálito. Ao ingerir alimentos ricos nessa vitamina, cria-se um ambiente inóspito para o crescimento de bactérias. Consuma dois ou mais alimentos como frutas cítricas, melão e tomate, para obter a quantidade ideal diária.

Cravo-da-índia

Contém eugenol, um poderoso antibacteriano. Para consumi-lo com essa finalidade, coloque um na boca e dê leves mordidas para extrair o óleo — não mastigue forte pois pode gerar ardência. Não use esta especiaria em óleo ou em pó, pois poderá queimar a parte interior da boca.

Maçã

A fruta auxilia na limpeza da superfície dos dentes, combatendo o acúmulo de resíduos que são encarregados de fazer as bactérias proliferarem. Ajuda na digestão, e ainda melhora o funcionamento do trânsito intestinal.

Salsa

É eficaz por conter clorofila, que ajuda na remoção do mau cheiro e tem excelentes propriedades antibacterianas. A salsa pode ser usada como tempero todos os dias.

Hortelã

Não é à toa que balas e pastas de dente utilizam esse alimento para dar sabor. A hortelã refresca o hálito e tem diversas propriedades que estimulam o sistema digestivo. Pode ser ingerida pura ou adicionada como tempero a outros alimentos.

Suco de limão

Estimula a produção de saliva, é antibacteriano e adstringente, eliminando bactérias presentes na boca e em todo o sistema digestivo. Também atua na regulação do intestino. Adicione em saladas ou consuma o suco.

Água

Pouca saliva é o ambiente ideal para proliferação de bactérias bucais. Por isso, mantenha-se sempre hidratado ao longo do dia. O ideal é tomar em média de 2 a 2,5 litros diários

Nenhum comentário: