7.16.2014

COMO VIVER A TERCEIRA IDADE COM QUALIDADE

Como viver a terceira idade com qualidade
Beber 1 copo de água a cada 2 horas é essencial. Confira outras dicas.


A terceira idade chega e parece que todos os problemas de saúde começam a aparecer. Apesar de tantos estudos sobre o assunto, poucos idosos parecem compreender que o segredo para viver uma terceira idade com qualidade é bem simples: prevenir-se durante toda a vida. E como isso é possível? Alimentando-se bem e praticando exercícios.
Porém, sempre há tempo de correr atrás do prejuízo. Confira as dicas da nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, para você conseguir viver com qualidade e espantar os problemas mais comuns da terceira idade!
Hidratação
O idoso se desidrata muito mais rápido e costuma não sentir sede como um jovem ou adulto. Por isso, é importante ficar atento. O ideal é beber 1 copo de água a cada 2 horas.
Refeições
Outro hábito comum dos idosos é fazer poucas refeições. Todos nós sabemos que, quando ficamos muitas horas sem comer, o nosso metabolismo fica mais lento. O problema fica agravado nesta época da vida, já que a idade mais avançada causa a perda de massa magra e consequentemente deixa o metabolismo mais lento. Por isso, para ativar o metabolismo é essencial que eles sigam a regra de comer de três em três horas.
Osteopenia
A osteopenia (perda de massa óssea) é um problema muito comum nos idosos e pode evoluir para uma osteoporose. E quando falamos em ossos, não podemos deixar de falar em 3 nutrientes fundamentais: cálcio, magnésio e vitamina D. O cálcio só vai conseguir atuar devidamente no organismo se estiver acompanhado de uma boa quantidade de vitamina D e magnésio. A vitamina D, conseguimos através do sol e o magnésio, encontramos muito nos folhosos verde-escuros, como a couve.
Digestão
Pessoas na terceira idade também têm muitos problemas relacionados à digestão, muitas vezes causado pela carência de zinco. Esse mineral é encontrado na quinua, nas amêndoas e frutos do mar e não pode ficar de fora da alimentação. O zinco também está associado com o sistema imunológico, por isso temos mais motivos para consumi-lo.
Depressão
A depressão é muito comum na terceira idade, por isso o Ômega 3 deve ser incorporado na dieta. Ele está presente na linhaça e nos peixes. Se esses alimentos não forem consumidos sempre, vale entrar com suplementação, mas sempre orientado pelo seu nutricionista ou médico.
Fibras
As fibras são essenciais nesse momento da vida, pois ajudam no controle do colesterol, da glicose, dos triglicerídeos e no bom funcionamento do intestino. Por isso, vegetais, verduras e frutas devem ser consumidos diariamente. Alguns produtos naturais como a farinha de maracujá, a farinha de banana verde e a aveia também são ótimos fornecedores de fibras.

TERCEIRA IDADE QUER VIVER MAIS

Terceira idade quer viver mais
Em busca da longevidade


Em busca de qualidade de vida e uma vida social mais animada, o perfil da terceira idade brasileira está mudando. Há alguns anos, procurar uma academia era, somente, uma obrigação ou uma indicação do médico para resolver algum problema pontual. Hoje em dia, a situação é outra. A terceira idade está mais ativa. Ela quer viver mais.
Apesar de toda disposição, com a chegada do frio em grande parte do país, a preguiça pode atingir homens e mulheres a partir dos 65 anos. Mas, para que os idosos não percam o ritmo mesmo não saindo de casa, Bruno Martins, Coordenador de Atividades Coletivas da A! Body Tech de Goiânia, dá algumas dicas essenciais. São elas: alongar o corpo ao acordar, dar uma espreguiçada longa, não levantar rapidamente, caminhar e estar sempre em movimento. Beber algo quente também ajuda a aquecer o corpo.
Mas, se mesmo com aquela chuvinha a preguiça foi vencida, o idoso, antes de ir para a malhação deve, além de seguir as recomendações citadas anteriormente, usar as escadas no lugar do elevador e ir caminhando até a academia.
Para Bruno Martins, os alunos da terceira idade podem fazer todos os exercícios que desejarem, mas, claro, com acompanhamento profissional. “Dou aula há dez anos e o perfil desse público mudou muito. Hoje, eles procuram estar mais perto dos jovens e fazer novas amizades, além de se manterem em forma”, diz Bruno, que afirma, ainda, que o número de idosos procurando academias cresce anos após ano.

Veja como se alongar em casa
Posição inicial
- Em pé e com joelhos unidos e semiflexionados
- De frente para a superfície de apoio
- Abdome contraído
Orientação
Apoie-se em algum objeto ou estrutura fixa, mantendo, assim, o equilíbrio e a coluna flexionada. Flexione o joelho direito apoiando a mão direita sobre o dorso do pé. Estenda a coluna e mantenha os joelhos alinhados. Projete o quadril à frente. O mesmo movimento deve ser repetido com a perna esquerda. Execute série única de 10 segundos. Pouco a pouco, aumente a sequência para 30 segundos.

IDOSOS DEVEM TOMAR MAIS SOL

Idosos devem tomar mais sol
O Sol traz muitos benefícios a nossa saúde, principalmente quando o assunto é a terceira idade. Leia essa matéria e confira como uma simples mudança na rotina dos idosos pode fazer uma grande diferença.


O banho de sol pode ajudar as pessoas idosas a reduzir o risco de desenvolver doença cardíaca e diabetes, segundo estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido.

A exposição à luz do sol estimula a produção de vitamina D, cuja deficiência estaria associada à síndrome metabólica – conjunto de fatores de risco para doença cardíaca e diabetes.

Segundo os pesquisadores,  como os idosos são mais propensos à deficiência de vitamina D, por causa do processo natural de envelhecimento e de mudanças no estilo de vida, a exposição ao sol seria especialmente importante para esse grupo de pessoas.

A pesquisa, que  avaliou  mais de 3,2 mil pessoas com idades entre 50 e 70 anos de idade na China, mostrou uma relação entre baixos níveis de vitamina D (25-hidroxivitamina D) no sangue e a prevalência de síndrome metabólica.

O mais preocupante é que 94% dos voluntários apresentavam níveis insuficientes ou deficientes do nutriente, e mais de 42% tinham síndrome metabólica.

A deficiência de vitamina D é uma condição que está causando um grande problema de saúde em todo o mundo, com particular impacto deletério entre os idosos.Os baixos níveis de vitamina D estão associados a um risco aumentado de ter síndrome metabólica, e estava também significativamente associado com resistência à insulina aumentada.

Os pesquisadores recomendam que os idosos tomem mais sol, mas com responsabilidade.
fontes:
Por Redação, com agências internacionais - de Warwick
Correio do Brasil – 15/05/2009

ALIMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: NUTRICIONISTA DÁ AS DICAS

Alimentação na terceira idade: nutricionista dá as dicas
Especialista fala tudo sobre a escolha certa dos alimentos!


As pessoas estão vivendo cada vez mais e, com isso, valorizar os cuidados com a saúde e com o corpo se transformou em peça chave para chegar à terceira idade com qualidade de vida. O que muitos não sabem, é que, com o passar do tempo, o nosso organismo começa a gastar menos calorias do que o normal, a nossa gordura corporal sofre um considerável aumento e, na mesma proporção, perdemos massa muscular. Ou seja, todo o esforço que antes trazia um ótimo resultado, pode começar a não fazer tanto efeito.

Mas, se o envelhecimento do nosso organismo não pode ser evitado por razões fisiológicas, o que devemos fazer? A resposta é muito simples. Se não podemos evitar as consequencias, podemos amenizá-las. E o primeiro passo deve ser a mudança na nossa alimentação.

Com uma dieta balanceada e fracionada em cinco ou seis refeições, aliada a uma rotina de exercícios de força (musculação, pilates...) e aeróbicos (esteira, bicicleta, caminhada...) é possível envelhecer de maneira saudável e com um visual bem mais jovem.

As necessidades alimentares deste grupo de pessoas são bem similares as dos adultos. A diferença está na capacidade de absorção de certos micronutrientes, que fica bem menos eficaz.  Por isso, mais do que nunca é importante aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas para, no mínimo, cinco porções diárias.

O paladar e o olfato também já não têm a mesma eficiência e isto leva muitos idosos a monotonia alimentar (preferência por chás, leite, pão e biscoitos). A falta de dentes ou próteses mal adequadas são outros problemas que podem fazer com que os idosos sempre optem pelos alimentos mais fáceis de serem ingeridos, como as sopas e os purês e passem a evitar completamente a carne. Só que este é um grave erro.

As proteínas são ótimas no combate à perda de massa muscular. As melhores fontes são as carnes, leites e derivados, as leguminosas, como o feijão, o grão de bico e a lentilha e, principalmente, a soja, que deve ser incluída no cardápio o quanto antes. Esta é uma fonte rica no nutriente e que contém baixo teor de gordura. Sem contar que a soja traz outros benefícios, como o controle da pressão, o combate ao colesterol ruim (LDL) e a prevenção de doenças cardiovasculares, muito comuns nesta idade.

Apostar no ômega 3 também é uma ótima saída. Ele pode ser encontrada nos peixes gordurosos, como salmão, sardinha, cavalinha, e na linhaça. Esta gordura ajuda na manutenção da memória e da atenção e também reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Lílian Assis

CUIDADO COM A PELE NA TERCEIRA IDADE É FUNDAMENTAL

Cuidado com a pele na terceira idade é fundamental
O cuidado com a pele na terceira idade é fundamental. Afinal, nessa etapa da vida o tecido fica ainda mais fino e desidratado. Saiba mais!

A pele é constantemente exposta a fatores como raios solares e poluição que, associados ao envelhecimento, prejudicam a sua vitalidade. O cuidado e a atenção com o maior órgão do corpo humano devem ser mantidos em todas as fases da vida. De acordo com Tereza Freire, esteticista, massoterapeuta e enfermeira da T&T Clínica Estética, “o processo de envelhecimento é natural e inevitável. O que todos podem fazer é buscar tratamentos que amenizem os efeitos das agressões que a pele sofre durante a vida e que a idade potencializa”.
Na terceira idade é preciso dar mais atenção à pele, já que o órgão fica mais fino, desidratado e com menos elasticidade. “A pele do idoso é mais sensível. A perda das fibras elásticas e do colágeno faz com que a derme, segunda camada da pele, fique menos espessa. Além disso, as alterações que ocorrem na hipoderme, camada mais profunda, e na musculatura causam o enrugamento da pele”, explica.
Ainda segundo Tereza, o envelhecimento também altera a qualidade e a quantidade do colágeno presente na derme. O colágeno é uma proteína fundamental na estrutura dos tecidos e a derme é responsável pela resistência e elasticidade da pele, por isso as alterações na região são tão perceptíveis. “Quando a pele perde o apoio ocorre a formação das rugas, que atingem, principalmente, a face e as mãos. No rosto, a testa, nariz, pálpebras, o canto externo dos olhos e os locais próximos dos lábios são os mais afetados”, aponta.
Manchas e sardas também merecem muita atenção quando envelhecemos. A esteticista explica que “isto acontece devido o aumento de deposição da melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele”. “Outros problemas que merecem atenção são as queimaduras, fotoenvelhecimento e o surgimento de cânceres de pele. Por isso é imprescindível o uso de filtro solar”, recomenda.
O uso de sabonetes que possuam em sua composição creme hidratante é recomendado, enquanto os banhos com água quente devem ser evitados, já que contribuem para a retirada da gordura natural que a pele possui, deixando-a ainda mais desidratada. “Para manter a pele saudável o primeiro passo é se submeter a uma limpeza, que pode ser superficial ou profunda, de acordo com a necessidade do indivíduo. No momento do tratamento o profissional irá identificar qual método será o mais eficaz”, destaca.
A limpeza ajuda a minimizar os efeitos do envelhecimento, remove a sujeira e o acúmulo de células mortas e favorece a hidratação. A técnica é importante para que os cosméticos utilizados na hidratação da derme tenham efeito. A hidratação também é recomendada. “A pele fica mais saudável. Para as rugas, o ideal é fazer um peeling de cristal, que rejuvenesce o rosto e deixa a derme com uma textura agradável. Nos idosos, os cuidados com a pele melhoram a circulação sanguínea, evitam o aparecimento de infecções e tem reflexos psicológicos positivos, pois o paciente se sente melhor e com a autoestima elevada”, acrescenta Freire.



Nenhum comentário: