7.31.2014

FISIOLOGISTA DÁ DICAS PARA QUEM QUER GANHAR MÚSCULOS

Fisiologista dá dicas para quem quer ganhar músculos

Segundo fisiologista, para ganhar massa muscular é fundamental que exista o estímulo do exercício resistido, com um programa de exercícios com pesos muito bem elaborado e o complemento das necessidades nutricionais. 

A maioria das pessoas que procuram uma academia tem por objetivo queimar gordura e/ou ganhar massa muscular. Na busca por resultados, quem quer anabolia acaba malhando para perder peso e, dessa forma, substituir a massa gorda pela massa magra.

Mas, será que isso é eficaz? Segundo o fisiologista e diretor técnico do Physio Institute, Dr Turíbio Leite de Barros, o tema é complexo e os objetivos, antagônicos. “Para ganhar massa muscular é fundamental que exista o estímulo do exercício resistido, com um programa de exercícios com pesos muito bem elaborado e o complemento das necessidades nutricionais. Ou seja, para ‘construir’ músculos é preciso ter um balanço calórico positivo, com ‘sobra’ de calorias que vão se transformar em massa muscular”, afirma.

Para remover a gordura, o balanço calórico deve ser negativo. A pessoa deve gastar mais do que consome e o programa de exercícios com ênfase nas atividades aeróbias é fundamental para secar as gordurinhas, enquanto a dieta “tranca a boca” evita os ataques de gula.

“Os dois objetivos parecem incompatíveis, mas nada impede que a pessoa associe os exercícios aeróbicos, para reduzir a gordura, e os exercícios de força para desenvolver os músculos. Esse tipo de treino é, inclusive, o mais recomendado”, conta Dr. Turíbio.

Outra indicação é programar um cronograma segmentado no qual em uma fase a ênfase seja a queima de gordura e o fortalecimento muscular e, depois de algumas semanas, o programa de hipertrofia é priorizado com a adequação do aporte nutricional sem o abandono da atividade aeróbica. “O bom-senso, a disciplina e a persistência são a chave para qualquer um dos objetivos”, diz o fisiologista.
Sua Dieta  

Entrevista Aberta Sobre Anabolizantes no Fisiculturismo Americano – Parte 1

Um treinador de elite dos Estados Unidos respondendo várias questões a respeito do “lado oculto” do fisiculturismo.
A partir do momento que o atleta sobe no palco, o fisiculturismo se torna um esporte simples. Não existem times, equipamentos especiais, animadoras de torcida ou mascotes. Apenas o atleta, sob as luzes, mostrando o físico que ele levou anos construindo.
bodybuilder Entrevista Aberta Sobre Anabolizantes no Fisiculturismo Americano – Parte 1
É esta beleza simplista que atraem tantos para o esporte. É um esporte que quase todos podem fazer para melhorar o corpo, contudo, infelizmente apenas poucos são bons o suficiente para tornar-se campeões.
Apesar da simplicidade, o que ocorre na construção dos físicos que vencem competições é tudo, menos simples. Na verdade, no fisiculturismo competitivo a construção de um corpo para atingir seu pico é uma ciência complicada e calculada. A complexidade chega a um ponto que até mesmo os fisiculturistas mais experientes contratam treinadores – incluindo treinadores específicos para uso de substâncias ergogênicas.
É claro que a maioria das pessoas que estão lendo isto não querem competir ou se tornar um Mr. Olympia, mas mesmo assim, não seria fascinante descobrir o que realmente acontece por trás das cortinas ?
Com isto em mente o site americano T-Nation contratou os serviços de um dos treinadores mais renomados para puxar estas curtinas e dar uma visão interna do que acontece no mundo “químico” do fisiculturismo.
Sem papas na língua e sem censuras, apresentamos a você, O Dragão. Que por motivos óbvios não revelará sua identidade real.
T-Nation: Nos anos 90 todo mundo estava falando sobre o uso de injeções de óleo nos músculos(uso de Synthol) dentro das competições de fisiculturismo, mas hoje em dia parece que não se fala tanto. Como é o uso de Synthol no fisiculturismo de elite ?
O Dragão: o Synthol não foi a lugar algum. Na verdade, o uso de injeções de óleo local é ainda maior hoje em dia; os atletas apenas ficaram mais espertos(e mais discretos) no seu uso.
Lá atrás nos anos 90 quando os caras começaram a brincar com o Synthol, você via todo tipo de loucura nos palcos: caras com deltoides de 12 cabeças, 5 picos de bíceps, etc. Volta e meia você ainda consegue ver algum amador fazendo cagadas com o Synthol, mas os profissionais(e amadores inteligentes) não o usam descontroladamente, então o uso não é tão evidente.
T-Nation: Eu ouvi dizer que os fisiculturistas de elite usam menos anabolizantes do que certos amadores, devido a suas genéticas superiores. Qual seria um exemplo de ciclo para um competidor de elite ?
O Dragão: Honestamente, isto varia muito. Alguns caras usam MUITA coisa (cerca de 5 gramas por semana de testosterona e outros anabólicos injetáveis e orais), mas existem alguns que usam menos, na faixa de 2 a 2,5 gramas por semana, o que eu consideraria uma dose moderada.
Um ciclo moderado pré-competição geralmente é algo como, 1200 a 1500mg de testosterona por semana, 600 a 800 de deca ou equipoise, 50mg de wintrol, 4 a 8 IUs de GH diariamente e alguns caras que usam até 50Ius de insulina por dia. Isto tudo em acompanhamento de medicamentos auxiliares como T3(Cytomel), clenbuterol e anti-estrógenos como arimidex e letrozol.
Uma coisa que você precisa se lembrar a respeito dos anabolizantes é que alguns caras respondem muito melhor às drogas do que outros; é simplesmente uma questão de genética. Um fisiculturista terá ótimos ganhos com doses modestas, enquanto o seu parceiro de treino precisaria de doses cavalares de drogas para ter os mesmos resultados.
Obviamente, é justamente o cara que toma mais drogas que acaba tendo problemas de saúde, mas não é sempre assim. Eu conheço caras que sofrem com efeitos colaterais sérios usando apenas 400mg de testosterona por semana e outros com a saúde perfeita usando 2000mg. É uma roleta russa.
Eu sempre recomendo que meus atletas façam exames de sangue regulares e prestem bastante atenção a sua pressão sanguínea, para tentar mitigar qualquer problema de saúde. Eu não posso mentir também; não pense que isto é saudável. O fisiculturismo é estritamente cosmético – os caras ficam muito bem por fora; mas o que está acontecendo dentro é uma história completamente diferente.
Apesar disso, eu me recuso a julgar. Todos nós escolhemos o que fazer com nossas vidas, e enquanto várias pessoas desperdiçam a vida fumando, bebendo e não conquistando nada, outros estão tomando as rédeas da vida e criando o próprio destino; mesmo que seja um destino mais curto.
T-Nation: Atletas de elite ajustam seu treino antes das competições ? Eu sei que fazer mais repeitções não geram definição muscular, mas eu tenho uma curiosidade em saber como esses caras ajustam o treino conforme a competição se aproxima.
O Dragão: Pedindo desculpa aos meus colegas treinadores que possuem todo tipo de treino “pré-competição” à venda, eu geralmente deixo meus atletas fazerem o que eles quiserem em relação ao treino. Tanto que eles não estejam fazendo nada muito estúpido, como eles treinam enquanto estão fazendo dieta não tem TANTA importância assim.
Durante o cutting, o principal objetivo do treino é preservar massa muscular e deixar com que a dieta, aeróbicos e suplementação tomem conta do condicionamento. Então, desde que você esteja treinando relativamente pesado e estimulando os músculos, não tem problema.
Com certeza existe um mercado para treinadores que oferecem todo tipo de exercício mirabolante para dar um “choque” nos músculos e gerar massa muscular, o problema é que durante o cutting a maioria dos caras não ganham muita massa muscular mesmo, então eu considero esses treinadores como vendedores de produtos milagrosos.
Você dança com a moça que você trouxe para o baile. O treino permanece o básico, de forma pesada com intuito de construir massa muscular – este é o melhor método para preservar massa muscular.
T-Nation: Os atletas usam testosterona pouco antes da competição ? Já que isto pode fazê-los reter líquidos ?
O Dragão: Cerca de 4 semanas antes da competição, alguns atletas mudam de testosteronas de ação longa como enantato e cipionato para testosteronas de ação curta como propionato ou até testosterona em suspensão, mas eu não acho que isto é necessário na maioria dos casos. O que importa mesmo é se você está definido ou não, qualquer retenção de líquido pode ser remediada com diuréticos nos últimos dois dias antes da competição.
O problema é que alguns caras geralmente sofrem com o que chamamos de “aplicações ruins” com inflamação localizada na pele, que não fica muito bonito de ver(pense em picadas de abelhas). Para estes caras, geralmente o melhor é largar os injetáveis em até 4 semanas antes da competição e mudar para orais como winstrol, anavar e halotestin.
Mas essa questão de que esters longos(de longa duração) irão reter mais líquido, na minha opinião, não acontece muito. Meus atletas usam rotineiramente enantato e cipionato logo antes da competição e eles sempre são os caras mais secos no palco.
T-Nation: Existe algum momento onde os fisiculturistas profissionais não usam nenhum tipo de esteroide ?
O Dragão: Não. A maioria dos competidores sérios, usam o ano inteiro e apenas diminuem as doses quando não estão competindo. Muitos desses caras fazem guest-pose em eventos(posam sem estar competindo) frequentemente para aumentar a renda e eles precisam estar bem para fazer isso.
Ninguém, repito, ninguém gosta de ver um guest-poser fora de forma. Posso colocar isso em negrito ?
Então entre as competições e os guest-posings, não existe muito tempo para descansar. A montanha russa hormonal gerada pela suspensão completa do uso e a volta ao uso, não é mentalmente agradável ou a coisa mais saudável que existe, então continuar usando, mas em doses menores é o que a maioria faz.
Isto é o famoso “blast and cruise” que você escuta muitos atletas falando. A maioria dos fisiculturistas vão fazer o “blast” enquanto se preparam para a competição e farão o “cruise” entre competições ou quando estão descansando em Off-Season.(Contudo, muitos irão usar GH o ano inteiro, se puderem bancar)
A respeito de dosagens, no “cruise” geralmente são usados algo como 300 a 500mg de testosterona, talvez 200mg de deca-durabolin ou equipoise e pelo menos alguns Ius de GH por dia.
Fim da primeira parte da entrevista.
Aviso: Esta entrevista foi realizada pelo site T-Nation e apenas traduzida para o português, as informações contidas nela são meramente informativas e não servem como orientação profissional. Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pois o mesmo pode trazer danos a sua saúde. Por este motivo algumas perguntas não foram mostradas, mas você pode conferir o artigo original neste link: http://www.t-nation.com/testosterone-magazine-627#enter-the-drug-dragon
Texto por: Bryan Krahn
Traduzido e adaptado por Hipertrofia.org

Nenhum comentário: