7.17.2014

Mantendo a forma: gordura corporal


Carol treina cinco vezes na semana Foto: Reprodução/Instagram
Extra
Depois de receber muitas perguntas sobre como mantém a boa forma, Carol Bittencourt fez um post, em seu perfil no Instagram, explicando como mantém o corpo sequinho, com apenas 13% de gordura corporal. A modelo, de 33 anos, faz questão de explicar que não pode reduzir mais esse percentual. O ideal nessa idade é, no mínimo, 14%.
— Vou tentar fazer um resumo: tenho 1,77m de altura e peso 61kg. Quem cuida de mim na parte endócrino e nutricional é o @drthiagovolpiq. Indico, ele é maravilhoso. Hoje, tenho 13% de gordura corporal, o que para uma mulher é muito baixo, não se indica reduzir mais este percentual de gordura!!! Costumo treinar quatro vezes na semana musculação e uma vez no circuito com a minha linda @causaad!! Quanto à alimentação, tirei o glúten e a lactose e como tudo integral!!! Sigo aquela famosa regra de fazer os lanchinhos entre as refeições básicas. Não conto no relógio, mas fica em média uma alimentação de 3 em 3 horas!!! [..] Ah, o mais importante de tudo: fazer “dieta” não é ficar passando fome, ficar sem comer, e sim substituir os alimentos por outros mais nutritivos e saudáveis!! — relatou a modelo.
 Toda dieta deve ser acompanhada por um profissional de nutrição.

 SAIBA MAIS :

5 coisas que você não deve fazer se quer eliminar gordura corporal

Conheça atitudes e pensamentos que não fazem diferença na perda de peso ou agem ao contrário do esperado

Elioenai Paes , iG São Paulo
Jeff Kathrein
Michael Matthews, autor do livro Malhar, Secar e Definir destaca que contar calorias é essencial para perder peso
Perder gordura não é uma tarefa simples. Algumas atitudes e pensamentos, no entanto, dificultam ainda mais o processo.
O personal trainer amenricano Michael Matthews, autor do livro Malhar, Secar e Definir (Ed. Princípio) aponta cinco fatores comuns no imaginário popular que não resolvem e podem até prejudicar a perda de gordura.
Conheça atitudes e pensamentos que você deve evitar se deseja eliminar gordura corporal:
1 – Não contar calorias
Contar calorias é essencial para conseguir perder peso. O esquecimento dessa diretriz tão importante resulta em quilos a mais, afirma Michael Matthews.
“Essa atitude é quase tão lógica quanto dizer que quer atravessar o país de carro, mas não quer ser obrigado a prestar atenção no tanque de combustível”, diz o personal trainer.
Para perder gordura, é necessário queimar mais calorias do que consumimos. É preciso controlar o que comer, para não extrapolar os limites diários.
“Se oferecer ao corpo mais energia do que precisa, o organismo não terá incentivo para queimar gordura”, explica.
Para Matthews, o maior problema desse hábito é a falta de planejamento. Sem contar calorias, as pessoas perdem de vista a quantidade consumida por dia.
2 – Fazer mais exercícios aeróbicos para perder mais peso
Aeróbicos ajudam, mas não compensam a comilança. Se a pessoa ingerir 600 calorias a mais do que realmente precisa, uma corrida básica, que queima 300 calorias, não vai fazer a pessoa emagrecer. As 300 calorias restantes serão armazenadas sob a forma de gordura.
Para sobreviver e manter as funções vitais, o corpo queima um determinado número de calorias naturalmente, a chamada de taxa de metabolismo basal (TMB).
“O gasto calórico total num dia é a TMB mais a energia despendida em qualquer atividade física”, explica Matthews.
Logo, se o total de calorias ingeridas for maior do que a taxa de metabolismo basal mais as calorias perdidas com aeróbica, a pessoa vai engordar.
“Você pode continuar fazendo isso durante anos e nunca emagrecer. Aliás, é provável que você aumente de peso aos poucos”, diz o personal trainer.
3 – Seguir a dieta da moda
Existem mil tipos de dieta, e a cada mês surgem outras novas. Segundo Matthews, algumas são boas e muitas outras são ruins.
“Essa diversidade está deixando as pessoas confusas sobre o jeito certo de perder peso”, explica ele.
O resultado disso é que elas trocam de dieta com bastante frequência, deixando de alcançar os resultados que tanto desejam.
“Além disso, aceitam coisas bastante idiotas simplesmente porque não entendem a fisiologia do metabolismo e da perda de gordura. Regras são regras e não há nome estiloso nem suplemento que sirva para se livrar dela”, explica.
4 – Trabalhar com pesos leves e muitas repetições
Fazer inúmeras repetições com peso leve não resolve nada na questão de ter uma aparência magra e tonificada. Segundo Matthew, um corpo enxuto depende de ter pouca gordura corporal.
“Aumentar a massa muscular é uma questão de sobrecarregar os músculos e deixar que eles se recuperem. Pesos leves não sobrecarregam os músculos, não importa quantas repetições você fizer. Lembre-se: fadiga não promove o aumento da musculatura. Sem sobrecarga não há crescimento de músculos”, diz Matthews.
5 – Reduzir gordura localizada com exercícios específicos
Não é possível reduzir a gordura de uma parte específica do corpo com exercícios físicos específicos. Com exercícios físicos ou dieta, é o corpo quem vai decidir onde vai eliminar gordura primeiro, ou seja, quais áreas vão ficar mais magras primeiro – e também as partes que vão resistir mais em manter gordurinhas.
“Cada corpo tem a própria programação genética e não há nada que se possa fazer para mudar isso. Todos temos nossas ‘zonas gordas’, que nos aborrecem o tempo inteiro e, no entanto, não há o que fazer com a genética”, explica Matthews.
O personal trainer explica que é possível ficar magro do jeito que deseja, basta ter paciência e deixar o corpo eliminar as gorduras do jeito que foi programado geneticamente.

Nenhum comentário: