7.12.2014

Papa diz que Copa do Mundo permitiu encontro de nações e religiões

Pontífice divulgou mensagem pelo Twitter.
Vaticano nega rivalidade entre Fransciso (argentino) e Bento XVI (alemão).

Do G1, em São Paulo
Papa Francisco publicou mensagem sobre a Copa do Mundo no Twitter  (Foto: Reprodução/Twitter)Papa Francisco publicou mensagem sobre a Copa do Mundo no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

O Papa Francisco publicou neste sábado (12) em sua conta no microblog Twitter uma mensagem sobre a Copa do Mundo disputada no Brasil. "A Copa do Mundo fez encontrar-se pessoas de diferentes nações e religiões. Possa o desporto favorecer sempre a cultura do encontro", afirmou o pontífice.
As vésperas do confronto entre Argentina e Alemanha na final da Copa do Mundo, neste domingo (13), no Estádio do Maracanã, no Rio, o Vaticano minimizou  os rumores de rivalidade entre o papa Francisco, um argentino, e seu antecessor Bento XVI, um alemão.
Em resposta à intensa especulação da mídia sobre a possibilidade de os dois verem a partida juntos, que chamou de “engraçada”, o Vaticano pediu aos torcedores que façam uma “pausa pela paz” antes da decisão de domingo para lembrar as vítimas da guerra e da pobreza.
Um funcionário do alto escalão do Vaticano, que trabalha com Francisco e com o papa emérito Bento XVI, disse à Reuters que ainda não se tomou nenhuma decisão sobre como os dois passarão a noite de domingo (13).
Bento XVI, notou a fonte, não gosta de futebol, mas acrescentou: “Vamos ver. A situação atual é inédita.”
Papa x Papa
À esquerda, o alemão Papa Emérito Bento XVI; à direita, o argentino Papa Francisco (Foto: Filippo Monteforte/AFP/Arquivo e Alessandro Bianchi/Reuters)À esquerda, o alemão Papa Emérito Bento XVI; à direita, o argentino Papa Francisco (Foto: Filippo Monteforte/AFP/Arquivo e Alessandro Bianchi/Reuters)
O porta-voz do Vaticano disse não crer que Bento XVI, atualmente com 87 anos e vivendo sua aposentadoria em reclusão em um ex-convento no Vaticano, assistirá ao jogo por causa do horário – em Roma a partida começa às 21h.
Já Francisco é fã de futebol. Ainda arcebispo de Buenos Aires, era torcedor entusiasmado do clube San Lorenzo, e foi membro honorário do time apelidado de Santos de Boedo, em função da vizinhança onde foi fundado em 1908 por um grupo de jovens que incluía um padre.
O Conselho de Cultura do Vaticano, que trabalha com esportes, classificou a especulação pré-jogo de “engraçada e divertida”, mas declarou que irá pedir um momento de silêncio no domingo para “pensar em coisas importantes” como a paz.
“Vamos fazer uma pausa pela paz”, disse o monsenhor Melcher Sánchez de Tosca y Alameda, subsecretário do conselho, anunciando a hashtag #PAUSEforPeace nas mídias sociais.
Sánchez se referia à tradição da Grécia antiga de interromper todos os conflitos durante os Jogos Olímpicos.
“Por que não para a Copa do Mundo? Por que não uma pausa, um momento de silêncio, uma trégua pela paz?”, indagou.
Um porta-voz do conselho disse que depende de cada torcedor, cada seleção e cada organização, incluindo a Fifa, se, como e quando querem observar um momento de “silêncio ou reflexão ou pausa” para lembrar os que estão sofrendo.

Nenhum comentário: