7.17.2014

Politicos tentam liberar os "Arrebites" (anfepramonas) utilizados pelos camioneiros

Grave precedente, senadores travestidos de especialistas em regulação sanitária. Que interesses estão por detrás dessa medida? Existe muitos outras maneiras de controlar a obesidade . Sabemos que o  loby da indústria farmacêutica  junto aos profissionais de saúde é muito grande , portanto devemos ficar atentos a este atentado à saúde pública.

BRASÍLIA - Depois de muita discussão, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto de decreto legislativo que suspende resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, assim, libera o uso de certos inibidores de apetite no país.
A proposta suspende a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 52, de 6 de outubro de 2011, da Anvisa, que proibia o uso das substâncias anfepramona, femproporex e mazindol, seus sais e isômeros. A proposta também libera a venda de medicamentos que contenham a substância sibutramina, seus sais e isômeros, bem como intermediários. Essa substância não é proibida no país, mas a resolução da Anvisa determinava restrições na prescrição destes medicamentos.
A relatora da proposta na CCJ, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), disse que a resolução da Anvisa vinha sendo muito criticada por médicos e especialistas em obesidade. Ela acrescentou que os casos de obesidade na sociedade brasileira aumentaram desde as restrições da agência.
- Desde que a resolução da Anvisa entrou em vigor, intensificou-se o problema da obesidade no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 48% da população estava com excesso de peso em 2011. No ano seguinte, a situação piorou, e a pesquisa constatou que 51% dos brasileiros estavam com sobrepeso. A proibição desses medicamentos reduziu as opções terapêuticas contra a obesidade - disse a senadora.
O projeto de decreto legislativo é de autoria do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) e já foi aprovado pela Câmara. Agora, a matéria será analisada pelo plenário do Senado.

Nenhum comentário: