7.16.2014

Relaxar a mente e melhorar as relações do dia a dia

Estresse faz mal à saúde.
Uma das dicas é a meditação, que pode trazer diversos benefícios.

Conviver com alguém, seja um parente, um namorado ou um amigo, pode ser bastante difícil. O psiquiatra Daniel Barros e o psicólogo Rubens Maciel dam dicas de como melhorar as relações do dia a dia para viver junto e melhor. Uma das dicas é a meditação, uma atividade simples que relaxa não só a mente, mas também o corpo todo. Estudos mostram ainda que meditar pode trazer benefícios cardiovasculares, como a redução da pressão, e psicológicos, como a diminuição da ansiedade e até a melhora da depressão, como ressaltou o psiquiatra.
A depressão, aliás, pode ser consequência de relações ruins, que provocam sentimentos negativos. Por isso, além da meditação, é fundamental procurar outras maneiras de se acalmar, para reagir melhor a situações de estresse - contar até 10, por exemplo, é uma das maneiras de desviar o foco do problema e da raiva, como explicou o psiquiatra.
undo o psicólogo Rubens Maciel, vale ressaltar que, por outro lado, cultivar boas relações é fundamental para a saúde e para a qualidade de vida. O problema é que nem sempre isso é possível - relações de marido e mulher, por exemplo, podem ser muito "assimétricas", como lembrou o psiquiatra Daniel Barros. Essa assimetria pode ser uma fonte de estresse e, por isso, é fundamental treiná-la, colocando-se no lugar do outro. A disputa pela razão é um dos fatores que mais geram brigas e se um dos lados tem a capacidade de empatia, pode ser que o conflito seja evitado. Segundo o médico, às vezes vale mais a pena assumir uma postura que evite a discussão do que se estressar.Evitar estresse é fundamental não só para a qualidade de vida, mas também para a saúde já que ele pode até afetar o sistema imunológico. De maneira geral, isso acontece porque a mente das pessoas vive ocupada por pensamentos e preocupações. Por isso, é preciso aquietar a cabeça, não só com a meditação, mas também com outras atividades, como leitura ou atividade física. O psicólogo Rubens Maciel encerrou o programa ensinando uma técnica de meditação, que foca na respiração e pode ser uma alternativa para se acalmar diante de situações de estresse

10 técnicas poderosas de relaxamento



Nenhum comentário: