7.02.2014

Secretario-Geral da Fifa fala da "Copa das Copas"


 

RIO — Jérôme Valcke quer paz. Depois de sete anos em uma relação de amor e ódio com o governo brasileiro durante a preparação para a Copa, o secretário-geral da Fifa fez elogios ao Mundial que chegou, nesta terça-feira, ao fim da fase de oitavas de final. Em entrevista de pouco mais de uma hora ao canal Sportv, Valcke evitou polêmicas nos assuntos mais áridos do torneio, como a possibilidade de greve nas seleções de Gana e Nigéria, e desconversou sobre denúncias de manipulação de resultados envolvendo a seleção de Camarões. Sobre a invasão chilena no Maracanã, Valcke disse que pode aumentar a segurança dos estádios, inclusive convocando stewards de outras arenas que já saíram do Mundial. E confessou que está impressionado com a quantidade de bebida que é consumida durante os jogos.
— Aumentamos a segurança dentro do estádio. Podemos deslocar stewards de outros estádios para os remanescentes (estádios). Fiquei impressionado com a quantidade de álcool que as pessoas beberam durante os jogos. Me surpreendeu o nível de álcool, muitas pessoas estavam bêbadas, o que pode aumentar o nível de violência. A gente nunca vai colocar em risco a organização do jogo. Se nós acharmos que precisamos controlar, vamos controlar. Foi um pedido da Fifa poder vender cerveja no estádio. É o que fizemos em todas as Copas do passado. Estamos confiantes que a venda de cerveja é parte do jogo, é algo que acontece em todos os países, mas temos que ver. Fiquei preocupado com o nível de embriaguez, pessoas que não estavam se comportando bem, embriagadas — responde.
Valcke respondeu as questões em inglês, com tradução simultânea da emissora.
Confira a entrevista na íntegra:
MELHOR COPA
Acho que é a melhor Copa do Mundo quando pensamos no futebol. EUA x Bélgica foi um jogo fantástico, ofensivo. Temos muitas surpresas, como a Costa Rica. O nível de futebol está impressionante. Estamos no país do futebol, onde é mais do que uma religião. Acho que o Brasil está no caminho para entregar tudo que as pessoas esperavam. Os próximos jogos vão servir para curtir um ótimo nível de futebol, como Alemanha x França. Espero que o resultado seja diferente do de 1982 (derrota da França). Não devemos falar sobre problemas potenciais (como as preocupações para os próximos jogos). Tivemos pequenos problemas, mas nada de importante. Vimos algumas coisas desafiadoras, muitas coisas precisaram ser finalizadas (depois dos primeiros jogos), mas superamos aquilo. Curti a copa, não estou estressado. Já vi quinze jogos e vou ver os próximos pra ter certeza que posso ficar feliz, assim como todos estão felizes.
MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS
A Copa do Mundo é um exemplo. Tudo tem que ser perfeito. Como os jogadore se comportam, as delegações. Sempre me surpreendo que as pessoas acham que podemos manipular, quando há tanta segurança e vigilância. O (Ralph) Mutschke, quando há uma ideia de que há algo errado, abre uma investigação. Com certeza, o Ralph tem todas as ferramentas para ter certeza que podemos controlar se algo de errado aconteceu com uma seleção ou jogador. Manipulação acontece no nosso esporte. Não acho que um dia vamos conseguir eliminar 100%. A manipulação é um grande negócio, organizado em todo o mundo, não tem a ver com futebol. É pra ganhar dinheiro, são apostas. Às vezes nem tem relação com o resultado do jogo. Temos duas empresas que verificam todas as apostas no mundo. Sobre o que é feito por debaixo do pano, o mercado negro, temos que ter apoio da polícia e das autoridades de diferentes países, Ministério da Justiça, pra ter sanções. Hoje, as sanções não são suficientes para se ter certeza de que não vão mais acontecer (manipulações).
VIOLÊNCIA: PREOCUPAÇÃO COM BRASIL X ARGENTINA?
Primeiro, o Brasil tem que ganhar da Colômbia, depois de França ou Alemanha. A Argentina pode ganhar ou não ganhar. Quem chegar à final, o nível de segurança precisa ser o mais alto. Estamos trabalhando bem com as forças de segurança do Brasil. Tivemos o incidente do Chile (invasão ao Maracanã). O estádio não era 100% “à prova d’água”. Tive uma reunião com o Ministro da Justiça, chefe da Polícia Federal, e tivemos um reforço na segurança do Maracanã, aumento do perímetro. Isso funcionou, e vamos ter de novo. Segurança é responsabilidade do governo brasileiro, mas creio que, na final, será o nível mais elevado. Não acho que a segurança foi um problema. Em 2010, disseram que a segurança na África do Sul seria um pesadelo, e nada aconteceu.
ÁLCOOL NOS ESTÁDIOS
Aumentamos a segurança dentro do estádio. Podemos deslocar stewards de outros estádios para os remanescentes (estádios). Fiquei impressionado com a quantidade de álcool que as pessoas beberam durante os jogos. Me surpreendeu o nível de álcool, muitas pessoas estavam bêbadas, o que pode aumentar o nível de violência. A gente nunca vai colocar em risco a organização do jogo. Se nós acharmos que precisamos controlar, vamos controlar. Foi um pedido da Fifa poder vender cerveja no estádio. É o que fizemos em todas as Copas do passado. Estamos confiantes que a venda de cerveja é parte do jogo, é algo que acontece em todos os países, mas temos que ver. Fiquei preocupado com o nível de embriaguez, pessoas que não estavam se comportando bem, embriagadas.
PREMIAÇÃO EM DINHEIRO PARA GANA
Não é a imagem que a gente quer transmitir (possibilidade de greve entre os jogadores de Gana sendo resolvida após uma comitiva entregar US$ 3 milhões em premiação). O que eu digo é que, com certeza, para o futuro, temos que ter certeza que, quando há um risco, temos que resolver o problema antes da Copa começar. Ter certeza que há acordo entre jogadores e federação. Já aconteceu com Togo em 2006, então precisamos proteger jogadores, a federação e a Copa
CAMBISTAS E INGRESSOS
Não acho que o sistema funcionou de forma ruim, a questão é a demanda. Para a primeira fase, foram mais de 10 milhões de pedidos de ingressos. Quando você tem milhões, poucos sistemas no mundo podem aguentar. Não vejo o que mais poderia ser feito. Tivemos também os centros de retiradas de ingressos. A qualidade dos ingressos falsos é impressionante. Nos preocupamos no início (da Copa), quando os sistemas de controle de acesso não estavam funcionando bem. Por isso é importante ter tecnologia dentro do ingresso. Hoje (terça-feira) foi feita uma grande operação contra esse mercado negro (cambistas), e muitas pessoas foram, presas. Estamos aumentando o nível de cooperação entre polícia, Fifa e COL. Estão pedindo milhares de dólares (pelos ingressos). Tentamos sempre rastrear quem são os responsáveis por colocar os ingressos no mercado negro.
PUNIÇÃO DE SUÁREZ
É uma decisão do Comitê Disciplinar, que é independente. No meu papel, tenho que respeitar a independência. Acho que está certo. Como eu disse, foi a terceira vez. Temos que parar com esse tipo de comportamento. A Copa é o evento esportivo mais visto do mundo. Acho bom que ele tenha pedido desculpas, mas não reconheceu que foi intencional, disse que foi acidente. Há um processo legal agora com o recurso. Se ele não gostar, pode ir pro Tribunal Arbitral (em Lausanne, na Suíça). Não irei comentar o processo que está em andamento.
MUDANÇAS NA REGRA
Primeiro, com relação a substituição adicional na prorrogação: falamos na última reunião do conselho internacional do futebol. Acho que foi apresentado pela federação inglesa, mas retiramos a proposta, poque ainda não tivemos tempo para analisar. No painel do futebol, essa questão será discutida (substituição extra na prorrogação). Ainda queremos discutir para ter certeza de que qualquer decisão ajude a melhorar o jogo. Com relação a lista de jogadores (aumentar de 23 para 25), eu acho que, quando vimos o nível de preparação, a qualidade, acho que estamos em outro nível em relação a 2010. Em 2010, os jogadores chegaram exuastos, agora vemos um melhor condiconamento. Muitos amistosos nos EUA por condições semelhantes ao Brasil. Os jogadores chegaram mais fortes do que vimos em 2010.
TECNOLOGIA
De novo, eu penso que a decisão de usar tecnologia na linha do gol foi perfeita. Mas aí abriria a caixa de pandora, onde fecha? Teremos que ter essa discussão (sobre uso de vídeo pra impedimento) no conselho de futebol, mas talvez ela seja eterna. Primeiro vamos passo a passo. Para árbitros tomarem as decisões, precisamos ter certeza que não estamos dando passo maior que as pernas.
MUITO CALOR?
Enquanto for algo que você possa jogar, está tudo bem. Usamos as paradas técnicas para que os jogadores tivessem tempo para se hidratar. Isso funcionou. Não diria que se reclama para justificar algo errado. Em 2008, também foram condições difíceis (nas Olimpíadas de Pequim). Na Copa do México (1986) também. Isso não é uma novidade. No Brasil, não acho que tivemos condições difíceis para se jogar futebol.
DOZE SEDES
Brasil é um país enorme, veja o que aconteceu em Manaus. Vão ter novos voos entre Madrid e Manaus. Manaus também ganha, o turismo vai crescer mais. Para Manaus, o importante é usar o estádio, para que não fique vazio. Quando vejo Brasília, vejo que o apoio da CBF ajuda (para que estádio nao fique vazio, sem jogos). Parte do legado para o Brasil é que o futebol será jogado em novas estruturas do maior nível. Vai ajudar o futebol brasileiro a se tornar cada vez mais forte e melhor. Vocês têm estádios lindos no Brasil. Tenho um que gosto mais do que os outros, mas só falo depois da Copa. Dia 14, posso responder.
MUNDIAL DE CLUBES NO BRASIL
A decisão será em dezembro, quando estaremos no Marrocos para a decisão do Mundial de Clubes. Em 2015 e 2016, (o Mundial) será no Japão. Para 2017 e 2018 temos, se não me falha a memória, Índia, Brasil e Emirados Árabes, que são os países que estão competindo. O Comitê Executivo está recebendo documentos. O Brasil tem toda a estrutura, podemos usar os estádios da Copa de 2014. Temos a Olimpíada em 2016, e o futebol é o único esporte que será jogado fora do Rio, o que mostra que o Brasil tem um nível singular, poucos países podem dizer que têm uma estrutura como o Brasil. A Copa não tem só os doze estádios, mas tem muitos campos de centro de treinamentos. Cada sede tem pelo menos três campos por cidade, então temos 36 bons campos, no mínimo.
CRÍTICAS AO BRASIL
Não é que eu tivesse expectativas negativas. Eu fiz críticas e fui visto como a pessoa que estava criticando o Brasil. Eu estava criticando a organização, não o Brasil. Eu só queria ter certeza de que todos estavam trabalhando para que a Copa fosse um sucesso. E é por isso que eu posso dizer que estou feliz, toda a Fifa está feliz. O comitê, o ministro Aldo Rebelo, as doze cidades-sede, todos temos trabalhado para que essa Copa seja um sucesso, e está funcionando. O único desejo é que o Brasil possa dizer: “A Copa é um sucesso”.
O ‘CHUTE NO TRASEIRO’
Isso já faz muito tempo, eu até esqueci. Se você me perguntar qual foi a pior lembrança desses sete anos, esse episódio foi o pior, porque criou uma reação tamanha, e a situação ficou difícil para mim.
EXPECTATIVAS PARA AS QUARTAS DE FINAL
Acho que, para algumas das seleções que jogaram a prorogação, será um pouco mais difícil. Acho que a França teve um jogo mais fácil do que a Alemanha, por exemplo. O Brasil teve mais trabalho do que a Colômbia, E o Brasil é visto como a seleção que tem que ganhar a Copa, então é uma pressão em cima dos jogadores. A Copa está em aberto. Seria difícil dizer quem vai chegar às semifinais. Se você ver como a Suíça jogou contra a Argentina, sabe que o próximo jogo não será fácil para a Argentina, como também não será para o Brasil. Só existem times bons. Temos também a ideia do individualismo. O Robben pode fazer a diferença como fez no final contra o México, ou o Messi, que passou a bola para o Di Maria e mostrou porque ele é um gênio. Já a França, apesar do Benzema, tenha mais força no coletivo.
OS JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA
A Suíça, assim como a Bélgica, passou por uma fase eliminatória muito forte. Então, a Suíça tem uma seleção forte e joga muito bem, então, não esperava que fosse fácil para a Argentina. O Messi é um grande jogador e, no passe para o Di Maria a gente vê a qualidade dele.
INVASOR DE CAMPO QUE SE FINGIU DE CADEIRANTE NO JOGO BÉLGICA X EUA
Esta pessoa está agindo contra todos os cadeirantes. Deveria ser sancionado, porque está indo contra tudo aquilo que fazemos para que os deficientes possam ir à Copa do Mundo.
POPULARIDADE NOS ESTADOS UNIDOS
O que a gente vê nos Estados Unidos é impressionante. A audiência é inédita, passou a NBA, é singular. Fica claro que o futebol nos EUA é muito forte. O país tem um nível de futebol juvenil que é o maior do mundo. São 20 milhões de jovens. O problema é que, quando chega na universidade, ele se perde. Há um potencial. A comunidade hispânica está crescendo. É um caldeirão cultural, com italianos, espanhóis. Então, há um interesse pelo futebol muito grande. E há o comprometimento da Fifa de trabalhar com o US Soccer. Os EUA têm interesse de organizara a Copa. Acho que depois de 2022, eles têm interesse para receber o Mundial de 2026.

Nenhum comentário: