8.13.2014

Até mesmo antes da morte de Eduardo Campos, o apoio a candidatura da presidenta Dilma já estava acontecendo

Prefeitos do PSB começam a abrir o voto para a petista e há especulações sobre apoios velados de lideranças municipais tucanas.
O movimento pró-Dilma entre prefeitos só fez aumentar após a divulgação da última pesquisa Ibope sobre as intenções de voto entre gaúchos, na semana passada. Pelo levantamento, Dilma tem no Estado 44%, ante 24% de Aécio e 7% de Campos. No PP, o grupo de prefeitos que antes trabalhava o apoio com discrição, agora marcou para sexta-feira uma reunião na qual deve oficializar sua posição.
“Nosso partido está há 12 anos no governo e temos um dos ministérios mais importantes, o das Cidades. Pleitos que interessam aos nossos municípios em diversas áreas são contemplados. Seguimos a orientação nacional e consideramos que a direção estadual e a senadora Ana Amélia têm condições de absorver isso. Porque, em 2012, a própria senadora divergiu do partido e apoiou o PCdoB nas eleições de Porto Alegre”, explica Salmo Dias de Oliveira, prefeito de Rio dos Índios, na região da Produção. “Quero ouvir isso de viva voz dos prefeitos. Na quinta-feira faremos uma reunião e vou dar um alinhamento”, rebate o presidente do PP gaúcho, Celso Bernardi.
publicidade
No PDT, apesar da posição de Vieira, o diretório optou por liberar os filiados em relação à disputa presidencial e prefeitos de grandes cidades como Porto Alegre e Caxias do Sul integram a coordenação do comitê pluripartidário pró-Dilma. No PMDB os prefeitos estão fazendo sua própria campanha e, para não melindrar Sartori, dão destaque para a figura do vice na chapa, o vice-presidente Michel Temer (PMDB).
Para o governo, PT também "cava" votos entre oponentes
No PSB de Campos, além do apoio à Dilma, há prefeitos que abriram o voto para o governador Tarso Genro (PT), que tenta a reeleição. “Vou votar Dilma presidente e Tarso governador. E meu colega de Barra do Quaraí (cidade também comandada pelo PSB) tem a mesma posição”, assegura Luis Henrique Antonello, prefeito de Rosário do Sul, na Fronteira-Oeste. 
O PSB não apenas está aliado ao PMDB na eleição estadual como tem o candidato ao Senado na chapa.

Nenhum comentário: