8.09.2014

Ativista solto após 45 dias preso quer combater na Ucrânia com separatistas

Podia levar a Sininho junto com ele. 

Rafael Lusvarghi negou ser black bloc e falou da cicatriz que criou no rosto.
Em entrevista ao G1, professor pediu para ser chamado de combatente.

Kleber Tomaz Do G1 São Paulo
Rafael Lusvarghi e cicatriz (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal) 
Rafael Lusvarghi e a cicatriz que fez num estúdio de
tatuagem (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
O ativista Rafael Marques Lusvarghi, que ficou 45 dias preso em São Paulo,
acusado de atos violentos durante a Copa do Mundo, falou nesta sexta-feira (8) ao G1 que seu plano agora é ir à Ucrânia. No país europeu, ele pretende se juntar às forças rebeldes pró-Rússia.

“Eu vou para a Ucrânia ajudar a combater com os rebeldes separatistas”, disse Rafael por telefone à equipe de reportagem. Esta foi a primeira entrevista que ele concedeu desde que foi solto.
Mas, segundo ele, sua saída do Brasil só ocorrerá ao fim do processo judicial. O jovem de 29 anos afirmou que perdeu os empregos como professor de inglês e assistente de help desk devido à prisão. Ele responde em liberdade por crimes cometidos nas manifestações contrárias ao mundial de futebol. Ele nega as acusações.
Na quinta-feira-feira (7), Rafael e o manifestante Fábio Hideki Harano foram soltos pela Justiça, que considerou as prisões desnecessárias após laudos técnicos revelarem que os objetos que portavam no protesto de 23 de junho, ao contrário do que a Polícia Civil alegou, não eram explosivos. Ao sair do 8º Distrito Policial, no Brás, com os cabelos longos e barba por fazer, não falou com a imprensa.
Eles, no entanto, continuam sendo réus no processo por "incitação ao crime" e "associação criminosa armada". Rafael também é acusado de "resistência à prisão". Fábio, que tem 27 anos e é estudante e servidor da USP, foi responsabilizado por "desobediência".
Dos cinco ativistas presos pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, suspeitos de integrarem o movimento Black Bloc - que prega a depredação do patrimônio público em manifestações- apenas um continua detido: o mecânico João Antonio Alves de Roza, de 46 anos. Para a investigação, todos se conhecem, se organizam em grupos e convocam adeptos por meio das redes sociais para atos violentos.
Rafael Lusvarghi combatente (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal) 
Rafael posa com símbolos do comunismo
(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
A equipe de reportagem não conseguiu localizar Fábio para falar. A defesa de João, que é feita pela Defensoría Pública, informou que ele continua preso no Centro de Detenção Provisória 4 de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, sob a acusação de "associação criminosa".
'Combatente'
Na conversa com o G1, Rafael se definiu como “combatente”, “stalinista” e de “esquerda”. Apesar disso, preferiu não polemizar a declaração do juiz Marcelo Matias Pereira, que o chamou de “esquerda caviar” – expressão de origem francesa (gauche caviar) para descrever ativistas que dizem ser socialistas, mas que usufruem do capitalismo. O mesmo magistrado foi quem o soltou.

Dizendo ter sido orientado por seu advogado (o defensor público Bruno Shimizu), Rafael também preferiu não comentar suas duas prisões nos atos anti-Copa (a primeira delas em 12 de junho, na abertura do torneio). Ele revelou que, no dia 17 daquele mês, se submeteu a uma escarificação (técnica que consiste em cortar a pele para deixar uma cicatriz) num estúdio de tatuagem enquanto a seleção brasileira empatava com a mexicana.
Quando foi preso pela segunda vez pela PM, estava na Avenida Paulista, sem camisa e vestindo kilt – traje escocês semelhante a uma saia. Devorador de livros sobre os vikings, tem a palavra bersek tatuada no braço, numa alusão a guerreiros da mitologia nórdica.
Rafael Marques Lusvarghi, detido no protesto no dia 12 de junho e nesta segunda (23) na Avenida Paulista (Foto: Estadão Conteúdo) 
Rafael sendo detido nos atos dos dias 12 e 23 de
junho (Foto: Estadão Conteúdo)
Mais velho de quatro irmãos nascidos numa família de origem húngara e de classe média, Rafael é jundiaiense. A mãe professora é separada do pai, empresário em Minas Gerais. Na adolescência, fez curso de técnico de agronomia. Aos 18, se alistou na Legião Estrangeira, na França, onde serviu por três anos. Na volta ao Brasil, foi soldado da PM de São Paulo entre 2006 e 2007. Depois tentou a carreira de oficial da PM no Pará, mas abandonou em 2009.
No ano seguinte, seguiu para a Rússia para concretizar seu desejo de conhecer, in loco, o que só havia visto em fotos do período comunista. Lá, estudou administração, onde ganhou de um professor o apelido de Riurik Varyag Volkovich, da dinastia Rurik. Tentou entrar para o exército russo, mas não conseguiu e voltou à América do Sul. Contou ter entrado no território colombiano, onde ingressou nas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Descontente, retornou ao Brasil. Começou a dar aulas de inglês e trabalhar numa empresa de informática em Indaiatuba, interior paulista.
Rafael diz ter se inspirado nos personagens Kratos (à esq.) e Leônidas (à dir.) (Foto: Divulgação)Rafael diz ter se inspirado nos personagens Kratos (à esq.) e Leônidas (à dir.) (Foto: Divulgação)
Leia abaixo trechos da entrevista:
G1- Você é professor?
Rafael Marques Lusvarghi - Eu detesto ser chamado de professor porque era só um bico na verdade.

G1- Como prefere ser identificado?
Rafael - Pelo meu nome. Sou um combatente.

G1- Como você avalia a sua libertação?
Rafael - Eu recebi instrução do meu advogado [o defensor público Ricardo Shimizu] para eu não conversar com a imprensa até ter a primeira audiência e por conta de várias situações que já ocorreram.

G1- E continua trabalhando?
Rafael –
Estou desempregado por causa da manifestação que eu fui detido, mas eu vou deixar quieto isso porque provavelmente eu vou embora do país depois que acabar o processo.

Rafael Lusvarghi PM (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal) 
Rafael com uniforme da PM de SP: foi soldado
(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
G1- Você pretende ir para qual país quando sair do Brasil?
Rafael -
Ucrânia. Eu vou para a Ucrânia ajudar a combater com os rebeldes separatistas.

G1- Antes de ser preso já pensava em ir para lá?
Rafael –
Ia. E continuo indo. Não mudou nada.

G1- Você é favorável a qual lado?
Rafael -
Rússia. Sou favorável aos rebeldes, que eles se separarem e decididam o próprio destino deles.

G1- Também serviu na PM?
Rafael –
Servi em São Paulo perto do Belém, onde estava detido, no 8º DP,  por um ano e sete meses. Pedi baixa para assumir um concurso que eu fiz no Pará de oficial da Academia da Polícia Militar, só que eu vi que ser oficial no Brasil é uma grande bosta e foi quando eu saí para ir para a Rússia.

G1- O que você pensa sobre os protestos no Brasil?
Rafael -
Como acabei entrando no processo eu prefiro não comentar porque pode até atrapalhar o julgamento. É qualquer coisa que eu falar. Você já viu como é que está, o que o juiz [Marcelo Matias Pereira] tem falado...

G1- Ele chamou você e o Fábio de "esquerda caviar".
Rafael -
"Caviar". Eu gostaria muito de poder responder, mas meu advogado não quer que eu fale nada.

Rafael Lusvarghi e arma (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)Rafael Lusvarghi posa com arma na Europa
(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
G1- Você se sente mexido ao ouvir uma coisa dessa [‘esquerda caviar´]?
Rafael -
Com certeza. E outras coisas que eu tenho visto também, mas fazer o quê? Quem aparece está sujeito a tomar pedrada.

G1- Você diz que atuou nas Farc, mas por que saiu?
Rafael -
Eles não têm cultura. Eles não dão nenhuma base, eles não têm preparo, eles não têm plano do que fazer. O comando geral deles está num processo de entregar as armas, se render e virar um partido político. Então você começa a perceber a mesma coisa que acontece no Brasil, uma corrupção imensa, uma falta de interesse com a base, só pensando em fazer dinheiro.

G1- No Brasil, você se sentiu chamado aos protestos?
Rafael -
É. Eu não consegui ficar de fora. Eu me sinto bem, eu gosto disso e ainda é uma coisa importante para o país.

G1- Por que usa kilt, fica sem camisa, cabelos e barba por fazer?
Rafael -
Eu adoro cultura nórdica e acabo gostando de cultura céltica também. Cabelo comprido e barba eu me sinto bem, é uma questão de gosto. Nada a ver com nada. Apesar de que os guerreiros nórdicos sempre usavam. Eu nunca gostei desse negócio de ter de usar o cabelo curto e ter a barba feita. Esse negócio recente da primeira guerra: ‘Não temos piolho’. Não sei por que continuar com essa frescura. E o kilt é porque é extremamente confortável. Eu, se não fosse uma questão para chamar a atenção, eu andaria de kilt ou saia o tempo inteiro mesmo. E aí, como no dia 12 eu fui demitido mesmo, já estava tudo cagado, ah! Foda-se: eu vou de kilt e sem camisa.

Rafael Lusvarghi e cavalo (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)Rafael e cavalo em foto de 2013 na Noruega, onde
trabalhou numa fazenda. 'Sou muito resistente ao
frio', disse ele sobre os 10º C negativos
(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
G1- Até quando você pretende continuar no Brasil?
Rafael -
Até o fim do processo ou até eu ter uma autorização judicial para poder sair do país.

G1- Você voltará a participar de atos no Brasil?
Rafael -
Se meu advogado me autorizar. A vontade é participar justamente para mostrar que o que eu passei não me afetou em nada. Mas agora eu não estou tomando atitude nenhuma. Tem minha família que me apoiou. Então eu não quero ser ingrato, e eu quero ajudar no processo, porque o advogado eu sei que se dedicou, o que não é normal no país, vamos falar a verdade. Então eu vou seguir as orientações dele.

G1- Laudos mostraram que você e Fábio não estavam com explosivos. Era você que estava com um frasco?
Rafael -
Eu não estava. No começo da manifestação, depois que eu terminei de beber a minha vodca, eu tomei um Toddynho, um Nescau, para tirar um pouco o efeito do álcool. Não foi nem essa garrafa que eles pegaram. Quando eu estava no Deic, eles me apresentaram uma garrafa velha de plástico, de iogurte.

Tive três inspirações para cortar o rosto: o cabo Verez, um húngaro que serviu comigo na Legião Estrangeira, na França, em 2003, e os personagens Leônidas, do filme 300, e Kratos, do game God of War."
Rafael Marques Lusvarghi
G1- E essa garrafa era sua?
Rafael -
Não. No momento da detenção já dava para ver que eu não tinha mais nada comigo.

G1- Disseram que um copo com cheiro de gasolina era seu.
Rafael -
Eles foram extremamente amadores no Deic. Eu não sei se eu posso estar falando disso.

G1- Você nega essas acusações? Nega que seja black bloc?
Rafael –
Claro. Você já viu black bloc de cara destampada? Eu nunca vi. E dando o nome ainda quando perguntaram.

G1- Qual a sua ideologia?
Rafael -
Esquerda. Eu diria anarquista, mas anarquista é uma utopia. Então eu ficaria no stalinismo. Eu diria anarquista se achasse que funciona, mas é uma utopia. Então eu me classifico como stalinista.

G1- Você conversa sobre política com sua família?
Rafael -
Não, eu evito política e religião em casa porque isso dá muita briga.

O professor de inglês Rafael Marques Lusvarghi, de 29 anos, deixa o 8º Distrito Policial, no Brás, região central de São Paulo, após ter sua soltura ordenada por um juiz. Ele e Fábio Hideki Harano foram presos durante protesto contra a Copa do Mundo (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)Rafael deixa o 8º DP. Brás, na quinta-feira (7). Em seu
braço, tatuagem alusiva a guerreiros nórdicos
(Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)
G1- Você é mesmo fã do ex-governador paulista Antonio Fleury Filho?
Rafael -
Sim. Sou sim

G1- Por quê?
Rafael -
Tem atitudes dele que eu discordo, claro. Mas ele é um nacionalista verdadeiro. Tudo o que ele fez foi em prol do país.

G1- Você é simpatizante do movimento integralista?
Rafael -
Não. Eu não gosto de nada que tenha a ver com a direita.

G1- Seu preparo na Legião Estrangeira te ajudou a criar coragem para tentar enfrentar sozinho a tropa da PM?
Rafael -
Mais importante é o psicológico. Se você tiver o psicológico, o corpo vai atrás.

G1 - Qual o significado da cicatriz que você mandou fazer no rosto?
Rafael -
Tive três inspirações para cortar o rosto: o cabo Verez, um húngaro que serviu comigo na Legião Estrangeira, na França, em 2003, e os personagens Leônidas, do filme 300, e Kratos, do game God of War. Todos eles têm uma cicatriz na face que ganharam em batalhas. E fizeram a minha com uma lâmina.

Nenhum comentário: