8.24.2014

Cabelos lisos e domados sem progressiva


Conselhos para conquistar o lisão dos seus sonhos sem precisar recorrer à progressiva

Portal iG
No entra e sai das estações, uma coisa é certa: os cabelos lisos se mantêm em alta. Pode ser com leves movimentos nas pontas, volume na raiz ou chapado, o lisão chegou na esteira das escovas progressivas e veio para ficar. Numa conversa com a cabeleireira Lucilene Vitória, do Grace Hair Studio, em São Paulo, conseguimos dicas incríveis para você domar seus fios sem precisar se submeter aos alisamentos químicos. “Cabelo liso é clássico. Não tem erro. Mas o que faz a diferença realmente é o brilho e o movimento das mechas, aquele toque final de ‘cabelo saudável’ é fundamental para um liso perfeito”, diz a profissional.
Confira na galeria alguns jeitinhos para deixar os cabelos lindos, lisos e sedosos!

como-obter-o-liso-perfeitofranja-em-camadas-e-corte-retocondicionadores-mscarasabuse-da-hidrataoprotetor-trmico-essencial-antes-do-estica-e-puxa-do-secador-e-da-chapinhachapinha-para-o-acabamentotranas-podem-domar-os-fiozinhos-rebeldescoque-alto-frouxo-para-dormir

Franja em camadas e corte reto

Isso garante peso para os fios, deixando-os com menos volume. Movimento só na franja
 


 
Menos frizz, por favor
Se tem uma coisa que incomoda quem não abre mão do liso é o frizz, aqueles fios arrepiados que atrapalham o mais caprichado dos visuais. Mais uma vez, a culpa é da falta de hidratação, sempre ela. O recomendado é aplicar uma máscara hidratante em casa pelo menos uma vez por semana. Já no salão, vale experimentar a selagem térmica que fecha as cutículas e garante que os fios permaneçam hidratados por mais tempo. Esse tipo de procedimento é indicado para todo tipo de liso, dos naturais aos quimicamente tratados.

Tratamentos que hidratam e alisam
Alguns tipos de hidratação podem, além de recuperar os fios danificados, diminuir o frizz e o volume. Esse é o caso da cauterização que ainda deixa o cabelo brilhante, macio e com movimento natural. “É uma ótima alternativa para quem não quer se submeter à química forte de alguns tipos de alisamento”, sugere a cabeleireira.

Métodos caseiros: a boa e velha escova diária
Há quem prefira fazer uma escova nos cabelos sempre que lavá-los do que fazer algo mais definitivo. “Nesses casos, o uso de protetores térmicos é imprescindível pois eles criam uma camada protetora em contato com o calor”, orienta a especialista. “Além disso, muitos produtos agem como verdadeiros tratamentos de beleza”. Para finalizar a escova ou a chapinha, dê um jato de ar frio para garantir fios com brilho e sem frizz. Importante: a temperatura da chapinha nunca deve ultrapassar 200 ºC, do contrário os fios podem fritar literalmente.  Se o seu cabelo estiver fragilizado, não passe dos 150 ºC.

Tire a touca do baú
Muito popular na década de 70, a touca, do tempo das nossas avós é perfeita para domar qualquer cabelo. Basta enrolar os fios já limpos e secos ao redor da cabeça. Segure tudo com as mãos e cubra com um pedaço de meia-calça. Deixe por umas duas horas e depois vire para o outro lado. Evite usar grampos já que o contato com o travesseiro tende a quebrar os fios. De manhã, solte e passe um pente de dentes largos ou uma escova raquete.

Acerte no finalizador
Hoje são tantos tipos e marcas que fica até difícil escolher. Para facilitar, o melhor é entender para que serve cada um dos produtos e escolher o que mais combina com suas necessidades:

  • Leave-in: é indicado para fios ressecados e rebeldes. Além de disciplinar o cabelo, hidrata e nutre na medida certa, desde que usado sem exagero. Nos cabelos ainda úmidos, aplique uma quantidade equivalente a uma moeda de 50 centavos. Espalhe o leave-in por todo o comprimento, evitando a raiz. Caso vá fazer escova ou chapinha, não se esqueça do protetor térmico.
  • Séruns e óleos: formam um filme que protege o fio do calor do secador e da chapinha. Em cabelos curtos e médios, uma gotinha antes da escova e outra depois dá conta do recado. Se tiver cabelos longos, vá com duas gotas. É o tipo de produto que pode ser usado todos os dias desde que com moderação para não melar. Fique longe da raiz, combinado?
Corte reto variado
O corte mais indicado para quem quer cabelos mais lisos é o reto. “Ele faz peso nas pontas, mas pode ficar um pouco sem graça, sem movimento”, explica Lucilene. ” Para garantir um visual com mais leveza, vale apostar num corte em U, com leves camadas nas pontas.”.

Por Isabella Gerevini

Nenhum comentário: