8.13.2014

CUIDADOS COM A COLUNA HOJE PREVINEM O SURGIMENTO DE DORES NA TERCEIRA IDADE

Cuidados com a coluna hoje previnem o surgimento de dores na terceira idade

Fisioterapeuta alerta sobre as necessidades da prática de exercícios físicos e do equilíbrio com uma alimentação saudável para evitar lesões.

É impossível prever o que o futuro nos reserva, mas, se preparar para o envelhecimento é uma atitude necessária e fundamental, que garante uma terceira idade saudável e com mais disposição. Para se ter uma ideia, os dados apontados recentemente no Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) evidenciaram que a expectativa de vida no Brasil aumentou 17,9% entre 1980 e 2013, saltando de 62,7 para 73,9 anos. Se formos levar em consideração os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, com base em 2012, a idade vai para 74,6.
O ciclo de vida exige responsabilidade no cuidado com o corpo - uma maneira de se conquistar a independência e fugir das limitações, muitas vezes, impostas pela “passagem” do tempo. Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e perito judicial do trabalho, o desgaste articular excessivo é consequência de uma rotina sem atividades físicas. “Aqueles que não se preocupam com a postura, que não se alimentam adequadamente e fazem esforços pesados contínuos certamente sofrerão com graves problemas nas costas”, explica.

De acordo com o especialista, as lombalgias, as cervicalgias – dor no seguimento cervical da coluna – as crises do ciático e as protrusões discais são as lesões mais comuns depois dos cinquenta anos. Já na faixa dos setenta, a artrose, a osteoporose e deformidades como as hipercifoses, hiperlordoses e escolioses são grandes riscos. “É necessário buscar um profissional que faça uma avaliação no quadro geral. O fator “idade” torna o atendimento mais específico e delicado”, destaca Martins.

Nestes casos, a fisioterapia é indicada para a reabilitação. “Quase 90% dos nossos pacientes confirmam o sucesso do tratamento logo nas primeiras sessões. É imprescindível as utilizações de terapias manuais, de mesas de tração com alta tecnologia e de técnicas de fortalecimento muscular, como a Estabilização Vertebral e o Pilates”, afirma o fisioterapeuta.

Giuliano Martins reforça, ainda, que a prática diária de exercícios físicos e as refeições saudáveis podem garantir uma melhor idade sem frustrações, livre de dores que impossibilitem os momentos felizes.

Cuidados com a coluna vertebral
Muitas vezes achamos que o nosso organismo está em perfeita harmonia. Mas um incômodo na coluna, a popular dor nas costas, é o primeiro sinal de que algo não vai bem. O problema pode ser a reação do organismo a diversas causas: trabalho sob pressão, rotina estafante, sedentarismo, má postura, falta de alongamento, excesso de atividades físicas, sintoma de doenças em outras áreas e até aspectos psicológicos. Com a vida agitada que as pessoas levam nas grandes cidades, o difícil é encontrar alguém que nunca tenha tido alguma complicação na coluna.

Existem outras causas físicas que promovem essas dores, como distensões musculares e ligamentares, o desgaste de um disco entre as vértebras, a degeneração da coluna, a obesidade, a má postura e algumas atividades diárias - como levantamento de peso em excesso e de maneira inadequada - e até mesmo predisposição genética.


Alguns cuidados simples podem amenizar os desgastes sofridos pela coluna vertebral:

• Não cruze as pernas ao sentar;
• Mantenha as costas retas e utilize o encosto da cadeira;
• Evite pegar peso acima de 20% do seu peso corporal;
• Procure não carregar bolsas pesadas;
• Substitua a bolsa de uma alça só por uma mochila para dividir o peso entre os ombros.

Fonte: Revista Saúde!
http://www.revistasaude.com.br



Se você nunca se preocupou com a saúde das suas costas, adotando posturas erradas e movimentos inadequados, saiba que essas são as principais causas da dor nas costas. Com o passar do tempo, vai ocorrendo um desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e à osteofitose (bico de papagaio).
Em um grande número de casos de dor nas costas, não se chega a um diagnóstico claro. Geralmente, no decorrer do tempo, vários fatores de risco atuam em conjunto ocasionando a dor: condicionamento físico deficiente, má postura, mecânica anormal dos movimentos, pequenos traumas, esforço repetitivo, etc..
Várias estruturas da coluna podem causar dor, incluindo os ligamentos que conectam as vértebras, fibras externas do disco intervertebral, músculos, vasos sanguíneos e raízes nervosas.

Deformidades
Lordose – aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). A dor ocorre, caracteristicamente, durante atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose). A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa freqüentemente prefere sentar ou deitar.
Escoliose – desvio lateral da coluna vertebral no plano frontal. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade em que ela se inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, em que a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.
Cifose – É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.

(*) Fonte: www.dornascostas.com.br
Dicas para cuidar da Coluna

* Procure andar com a cabeça erguida, mantendo o olhar na horizontal, com os ombros para trás;
* Evite saltos muito altos. Opte por calçados de salto com no máximo dois centímetros de altura;
* Alterne a posição da bolsa, evitando sobrecarregar só um dos ombros;
* Distribua o peso do corpo sobre os dois pés;
* Procure sentar sempre com as costas apoiadas;
* Evite levantar e carregar pesos;
* Colchão e travesseiro devem ser adequados para cada pessoa. O travesseiro deve preencher o espaço entre o ombro e a cabeça, deixando assim a coluna vertebral alinhada.
Dr. Luis Roberto Baitello –

Nenhum comentário: