8.25.2014

As feias que que me desculpem, mas beleza é fundamental


Nos dias atuais, milhares de jovens, adolescentes e até adultos, sofrem de distúrbios alimentares, fazem diversas plásticas e nunca estão satisfeitos com o próprio corpo. Tudo isso porque a sociedade impõe que é necessário estar “perfeito” para conseguir um bom futuro pessoal e até mesmo profissional.
Mas, será mesmo que a beleza é tão fundamental? Será que vale a pena enfrentar todos esses problemas, que são causados pela busca pela perfeição? Será que a perfeição existe? Será mesmo que essa cobrança pela tão sonhada perfeição, não é apenas imposta pela sociedade ou pelo próprio indivíduo?

A pressão dos padrões de beleza atuais nas meninas e mulheres
As meninas crescem sabendo que a aparência é importante. E enquanto as meninas e mulheres gostem de beleza e moda, elas também podem se preocupar com a sua aparência, seu cabelo, sua barriguinha, seios, pernas, com o seu tamanho e com a sua forma.

De onde tiramos essa ideia?

Nós criamos consciência do quão importante isso é, quando observarmos nossas mães e as ouvimos suspirar ou, menos frequentemente, quando as vemos sorrir pelo prazer de se olharem no espelho. Isso não quer dizer que é culpa de nossas mães. É que, como meninas jovens, nós absorvemos dela o quão crucial é focar em nossos corpos.

E quanto às pressões de fora da família?

É claro que tiramos a ideia de que a beleza é importante através de outras garotas, dos Pais, de programas de TV, clipes de música e anúncios publicitários. Nós queremos gostar da nossa beleza e relaxar em relação a ela mas, frequentemente, ou muito frequentemente, atender às nossas próprias expectativas em relação à beleza é difícil simplesmente porque nós não nos parecemos com aquelas modelos que vemos a nossa volta.

Qual é o lado ruim da pressão em ser bonita?

As meninas podem crescer sentindo-se inadequadas, aborrecidas quanto ao seu corpo e aparência, além de se sentirem mal se não forem iguais às fotos de beleza que elas veem projetadas nas telas da televisão e anúncios. Elas podem sentir que é necessário mudar, fazer uma dieta para perderem a forma natural, exercitar-se compulsivamente ou fazer uma cirurgia plástica para se sentirem aceitas. Toda menina e mulher sabem que beleza é importante. Mas elas frequentemente não se acham atraentes porque as suas peculiaridades não foram refletidas de volta para elas. O que elas veem no espelho é alguém bem diferente das modelos.

O quão certos estamos de que a sociedade tem um papel destrutivo na questão da beleza?

Por muitos anos, as revistas, a indústria da moda e Hollywood simplesmente disseram que o glamour era divertido. Sem objeção. Desde então, muitas meninas e mulheres gostam de se arrumar. Elas gostam de pressionar o corpo para obter formas diferentes. Basta olhar para os espartilhos de cem anos atrás. Nós não estamos fazendo nada de diferente, ou melhor, a indústria da moda não está. E é claro que eles estão certos: as mulheres sempre gostaram de se enfeitar. Mas isso nunca foi tão imperativo quanto hoje. E nunca envolveu tantas mulheres por tanto tempo de suas vidas. No tempo de nossas avós, era importante ser bonita só por alguns anos. Agora, meninas com apenas 6 anos de idade e mulheres em seus setenta ou oitenta anos se preocupam se não forem suficientemente bonitas - e ser bonita hoje quer dizer ser magra, ter seios grandes, pernas longas e assim vai. Algumas meninas de 6 anos já se recusam a ir à praia porque são gordinhas. 70% das meninas com 9 anos faz dieta, mesmo que muitas sejam esbeltas. E muitas não são nem mesmo gordinhas. Em alguns asilos, existem casos de anorexia porque as mulheres mais velhas se sentem gordas.

Você está dizendo que o padrão limitado de beleza causa danos a meninas e mulheres?

Sim. Eu acho que nós duas sabemos. Se olharmos para Fiji, um país que não tem toda a mídia a qual nós somos expostas, nós descobrimos que, em 1998, apenas três anos após a introdução da TV no país, 12 entre 100 meninas adolescentes tiveram bulimia. As meninas foram tão afetadas pelos programas de TV dos Estados Unidos que tentaram mudar o corpo para que espelhassem ao que viam na TV.

Quais são os outros tipos de danos que estão acontecendo devido à definição limitada de beleza?

Recentemente, temos visto um aumento em partos cesarianos precoces. Algumas celebridades decidiram ter filhos na 36ª semana de gestação devido ao mito de que assim seria mais fácil para elas retornarem ao corpo que tinham antes da gravidez. Isso simplesmente ignora a importância para a mãe e para a nutrição do bebê daqueles quilos a mais e afasta a atenção de que as mães possam ficar mais tempo com seus bebês.

Você acredita que a Campanha pela Real Beleza da Dove® está ajudando a mudar as coisas?

Nós não queremos desistir da busca pela beleza. Eu acho que a promoção da exuberância de mulheres comuns que a Dove® está fazendo é importante. Ela está ajudando as mulheres a verem uma versão de si mesmas retratadas nos anúncios e as deixando apreciar as suas próprias aparências.

O que eu posso fazer para ter ajuda? Nem sempre me sinto bem.

Você provavelmente tem amigas bonitas, mas que não se acham bonitas. Veja se isso se aplica a você também. Se sim, pense durante alguns segundos do dia (e o faça até que virem alguns minutos) que você também é bonita.

Você provavelmente tem fotos suas de uns anos atrás que, ao olhar para elas, você vê o quão adorável você era naquela época. Agora pergunte-se: você se sentia adorável naquela época? A resposta mais frequente é “não”. Então tente se apreciar agora. Seria péssimo olhar para trás novamente daqui um ano e perceber o quão bonita você estava e, mesmo assim, você deixou de aproveitar esse tempo novamente.
 foi o tema que escolhemos para realizar nosso trabalho, e através das pesquisas realizadas durante todo o projeto, tentar responder essas perguntas.
E uma pergunta em especial: Será que Vinícius de Moraes estava correto quando disse em seu famoso poema, Receita de mulher: “As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental.”?

Fundamentação Teórica

A beleza faz com que as pessoas pensem que precisam ser bonitas fisicamente para serem queridas, amadas, aceitas pela sociedade. Isso é o que gera muitos problemas, como a anorexia, bulimia, desnutrição e obesidade, em função à procura por essa “quase perfeição”.

Esses problemas começam principalmente na fase em que as crianças vão tentando se tornar adultas, ganhando mais responsabilidade, olhares, atribuições e comentários das pessoas a sua volta, elas querem sentir-se desejadas por essas pessoas, ou seja, na adolescência.


Essa busca faz com que haja cada vez mais problemas na sociedade, conflitos, ou seja, esses distúrbios alimentares, fazendo com que mais e mais pessoas vão buscando isso, pois ter esses problemas, muitas vezes, se torna “modinha”, faz parecer que as pessoas sentem um pouco de desejo por ter isso, mas claro que não em todo e qualquer caso.

Não somente na aparência em busca do corpo perfeito, as pessoas buscam cada vez mais fazer cirurgias plásticas no rosto, mudar sua aparência física parece fazer que essas pessoas se sintam bem com o que elas não são, pois é o que a sociedade quer, e elas se sentem na obrigação de entrar nesse grande grupo, que agora abrange praticamente toda a população universal.

Procuram também sentir-se bem vestindo roupas caras, pois hoje em dia “a marca faz o produto”, e não mais a qualidade. Uma pessoa que aparece sempre com roupas caras, acessórios de luxo, faz viagens para lugares onde o dinheiro vale mais, parece para a maioria das outras, uma pessoa mais bela, mais atraente.

Logicamente não é assim, mas todos têm um desejo dentro de si, que os faz querer mais, mesmo que não muito, sempre querem ser melhores. Isso não é errado, a população deve querer sempre melhorar, porém, hoje em dia é muito normal que as pessoas queiram “puxar o tapete” para serem melhores, ao invés de criticarem a si mesmos e se ajudarem, elas atrapalham os outros para ficarem mais a par da fama e popularidade.

Pessoas de baixa renda, hoje em dia, gastam tudo o que tem não no que é necessário, mas sim no que é luxuoso, e isso causa mais transtornos ainda nesse meio.

Os problemas com essa busca por beleza na aparência e no ego das pessoas, não está somente na adolescência, apesar da maior parte estar, muitas pessoas começam desde cedo, seja por ter um exemplo próximo ou mesmo na mídia, e também adultos que sempre têm sede por mais, em muitos casos, no trabalho.

Na maior parte das vezes, os indivíduos procuram uma base na mídia, nos modelos, atores, pessoas ricas e famosas, que influenciam essas pessoas a quererem sempre mais, mas a mídia nem sempre mostra a verdade, pois por trás de toda essa beleza, muitas vezes encontram-se mais problemas do que nela que está se espelhando no que é para si, o ideal.

Quase ninguém acredita que isso possa acabar, pois o problema maior das pessoas está na mente, no que as outras pensam que é o certo, sem saber que o certo não existe, pois hoje em dia é difícil procurar dentro de si a beleza, e não ficar horas e horas em academias, ou gastando todo o dinheiro em roupas de marca e cirurgias plásticas.

Ouvir também as opiniões e aceitá-las a todo o momento, tentando se modificar por isso, não resolve os problemas, pois não importa o quão perfeito você tente ser, se você não conseguir achar um defeito, as pessoas a sua volta procurarão e lhe dirão deste, fazendo com que a pessoa que já procura a perfeição, sinta-se necessitada de encontrá-la e volte novamente a tentar fazê-la, mas como podemos ver, isso é um círculo vicioso, ou seja, nunca terá fim.
  Padrões de beleza



O belo não é concreto. Trata-se de uma ideia, um conceito formado a partir da influência de muitas variáveis. Sendo assim, é impermanente. O que era considerado belo na década passada pode não fazer sentido hoje. Mulheres de vários países se inspiram em pessoas diferentes – possuem um padrão de beleza diferente. Alguns exemplos de padrões de beleza em seus respectivos países são:

 Turquia
Não seguem tendências de maquiagem, gostam de pintura pesada e forte.

“As turcas gostam de curvas no corpo. Tem a cor de cabelos loiros como a favortita, porém a maioria tem cabelo longo, liso e castanho. Muitas pintam os cabelos, para ficarem loiras. Mas, nos últimos anos, no entanto, algumas mulheres aprenderam a gostar dos cabelos escuros, naturais. Por ser uma cor tão ‘contra a corrente’, as mulheres que usam esse tom têm uma aparência considerada mais moderna. As turcas em geral não buscam as últimas tendências de maquiagem. Ainda gostam da pintura pesada e forte: sombras coloridas, lábios vermelhos e bochechas rosa. Ainda mais se os olhos forem castanhos e com poucos e longos cílios.”

Hungria
O salto alto é praticamente uma extensão do corpo, assim como o silicone nos seios.

“A maioria das mulheres húngaras tem cabelos e olhos castanhos. No entanto, o que elas desejam são os fios loiros — por isso a descoloração é super comum. Já a parte do corpo mais admirada são os seios. Tanto que a cirurgia plástica (também bastante comum no país) mais procurada é o implante de silicone. A estatura das mulheres é mediana, mas uma altura acima de 1,75 m e a forma longilínea são admiradas e vistas como o padrão de beleza. Ou seja, o salto alto tornou-se quase uma extensão do corpo, de tão usado. Algo muito semelhante é visto na Ucrânia e na Rússia, onde todas usam saltos altíssimos.”

Estados Unidos
A beleza mais admirada ainda é a da loira de olhos azuis, o tipo Barbie.

“A beleza mais admirada ainda é a da loira de olhos azuis. Melhor se os cabelos tiverem volume e ondas macias, que transmitam a impressão de ser palpável. Mechas loiras fazem sucesso, mas muitas preferem clarear apenas nas pontas — o que resulta num look praia, como se tivesse sido clareado pelo sol. Uma mulher que personifica esse estilo é a atriz Blake Lively (imagem ao lado). Que tem um jeito sexy despreocupado e suas pernas longas, invejadas pelas americanas.”

Itália
Elas querem ser bem magras e altas, mas com seios grandes e pernas bem torneadas.

“O ideal de beleza para as italianas é bastante seio, pouco bumbum, pernas bem torneadas e cabelos compridos — de preferência com mechas loiras. Os homens preferem curvas, mas as italianas querem ser bem magras. Esse estereótipo empurra as mulheres para as cirurgias plásticas. Não são altas, então a altura também é supervalorizada no país. Todo esse ideal tem sido formado pela TV.”

África
Traços delicados no rosto e um corpo com curvas — desde que não sejam muito acentuadas.

“As sul-africanas de todas as raças sonham com cabelos longos, lisos e volumosos. Os apliques e o mega-hair são superpopulares. Gostam de um look natural, então usam pouca maquiagem., dificilmente usam sombra e batom, optam por um ou por outro. Uma grande inspiração nesse sentido é a modelo Lorato Moloi (imagem ao lado), o rosto da campanha da marca Elizabeth Arden. Ela é graciosa, natural e tem traços bem delicados. Quanto ao corpo, algumas curvas até são apreciadas, desde que não sejam muito acentuadas, principalmente nos quadris. O ideal é que apenas os seios sejam fartos.”

México
Elas não se importam com a altura, querem curvas generosas e seios fartos


“O padrão de beleza são mulheres com cabelos compridos e levemente ondulados. Geralmente, são grossos e escuros, mas no norte do país as meninas costumam pintá-los de loiro — talvez sejam influenciadas pela proximidade com os Estados Unidos. Isso acontece também em relação aos olhos: mesmo que a maioria tenha olhos escuros, muitas queriam tê-los azuis ou verdes. Quanto ao corpo, o ideal é bem latino: valorizam curvas e seios grandes. As mexicanas medem entre 1,50 m e 1,60 m, e não estão preocupadas com isso, pois os homens também são pequenos. Já o peso, sim, é importante. O sonho de todas é manter as curvas, mas, de uma forma geral, ser magra.”

França
As francesas admiram a leveza: corpo magro e look bem natural, praticamente sem maquiagem.

“As francesas gostam de um corpo bem magro, esguio. O ideal é 1,75 m de altura e 60 quilos, no máximo. Preferem também um estilo mais natural, por isso a maquiagem deve ser bem levinha. Se as mulheres tivessem que escolher uma parte do corpo que consideram mais sexy seriam os olhos e as pernas, de preferência longilíneas. Quanto aos cabelos, os mais cobiçados são os fios lisos, longos e escuros, em tons de castanho.”

Oriente Médio
Os apliques e megahair são um sucesso: tudo por cabelos lisos, grossos e compridos.

“As árabes são conhecidas por seus cabelos longos, bem pretos e muito brilhantes. Como a maioria cobre o corpo, o cabelo é o principal sinônimo de beleza. Assim, elas estão sempre ligadas nos lançamentos de tratamentos e colorações. Há, no entanto, algumas diferenças nas preferências de cores entre os países. No Kuwait, por exemplo, fazem sucesso as luzes loiras. Nos Emirados Árabes, as favoritas são as colorações de tons de castanho. Todas, no entanto, adoram apliques e megahair. Por causa das roupas compridas dá-se também muito valor aos pés e mãos, que devem estar sempre bem cuidados. A tatuagem de hena, considerada muito sensual, evidencia a beleza nessas regiões. Nos países em que o rosto também fica quase todo coberto, os olhos têm um papel importante. Por isso são muito maquiados.”

Transtornos Alimentares

Em busca do padrão de beleza, muitas pessoas comentem loucuras com resultados incalculáveis.
Algumas dessas loucuras podem ser chamadas de transtornos alimentares, e ocorrem principalmente na adolescência, quando o jovem ainda está se descobrindo. Os transtornos alimentares mais comuns são: Anorexia, bulimia, ortorexia, obesidade e vigorexia.

.Anorexia Nervosa




Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da reocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se vê obesa. Com medo de engordar, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos.
É um transtorno que se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também em homens. Às vezes, os pacientes anoréticos chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição e o índice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos.

Sintomas da Anorexia
* Perda exagerada de peso em curto espaço de tempo sem nenhuma justificativa. Nos casos mais graves, o índice de massa corpórea chega a ser inferior a 17;
* Recusa em participar das refeições familiares. Os anoréticos alegam que já comeram e que não estão mais com fome;
* Preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos. Esses pacientes chegam a ingerir apenas 200 kcal por dia;
* Interrupção do ciclo menstrual (amenorreia) e regressão das características femininas;
* Atividade física intensa e exagerada;
* Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos;
* Visão distorcida do próprio corpo. Apesar de extremamente magras, essas pessoas julgam-se com excesso de peso;
* Pele extremamente seca e coberta por lanugo (pelos parecidos com a barba de milho).
Causas da Anorexia
Diversos fatores favorecem o aparecimento da doença: predisposição genética, o conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegância, a pressão da família e do grupo social e a existência de alterações neuroquímicas cerebrais, especialmente nas concentrações de serotonina e noradrenalina.
Tratamento da Anorexia


A reintrodução dos alimentos deve ser gradativa. Caso contrário provocaria grande sobrecarga cardíaca. Às vezes, é necessária a internação hospitalar para que essa oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas.
Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade. Em geral, o tratamento de pacientes anoréticos exige o trabalho de equipe multidisciplinar.

.Anorexia Alcoólica – Drunkorexia





Anorexia alcoólica, ebriorexia ou drunkorexia é um distúrbio proveniente do alcoolismo, onde ocorre uma perda da vontade de alimentar-se devido o uso abusivo do álcool. Muitos jovens na faixa etária entre 20 e 40 anos trocam a alimentação pela bebida alcoólica com a finalidade de redução das medidas corporais e restrição às calorias.

O álcool ingerido com o estômago vazio facilita sua absorção. Atuando sobre o Sistema Nervoso Central o álcool age primariamente como um agente euforizante (produz depressão nos mecanismos inibitórios de controle),porém, dependendo da quantidade ingerida torna-se um depressor. Reduz a ansiedade, causa sedação, produz ataxia e torna a fala pastosa em toxicidade aguda.

As influências apontadas para este tipo de prática são, por exemplo, as cantoras Amy Winehouse (1983-2011), Kirsten Dunst, Lindsay Lohan, que frequentemente associam álcool ou drogas com falta de alimentação.
Tratamento da drunkorexia
O tratamento é feito com terapia comportamental e acompanhamento nutricional para controle do transtorno alimentar e do alcoolismo, o que exige trabalhos de grupo, reuniões do Alcoólicos Anônimos e avaliações clínicas para medir e tratar os prejuízos orgânicos do consumo.

Bulimia Nervosa





Em pacientes com bulimia, não é a magreza que chama a atenção. Às vezes, são mulheres de corpo escultural, que cuidam dele de forma obsessiva. Vivem em dieta. De repente, ingerem uma quantidade absurda de alimentos e depois vomitam para evitar o ganho de peso, tomam laxantes e diuréticos e fazem exercícios físicos até caírem extenuadas.

A diferença básica entre anoréticos e bulímicos é o estado de caquexia (extrema desnutrição) a que podem chegar pacientes com anorexia.
Sintomas da Bulimia
* Ingestão exagerada de alimentos em curtos períodos de tempo sem o aumento correspondente do peso corporal;
* Vômitos auto-induzidos por inversão dos movimentos peristálticos ou colocando o dedo na garganta;
* Uso de laxantes e diuréticos indiscriminadamente;
* Dietas severas intermediadas por repentinas perdas de controle que levam à ingestão compulsiva de alimentos;
* Distúrbios depressivos, de ansiedade, comportamento obsessivo compulsivo, auto-mutilação.
Causas da Bulimia
São as mesmas da anorexia. Entre elas destacam-se predisposição genética, pressão social e familiar e valorização do corpo magro como ideal máximo de beleza.
Tratamento
O tratamento da bulimia nervosa exige o acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas. Medicamentos antidepressivos podem ser úteis, especialmente se ocorrerem distúrbios como depressão e ansiedade. O diagnóstico da doença nem sempre é fácil, porque os sintomas não são evidentes como os da anorexia. Infelizmente, não se conhecem métodos eficazes para prevenir patologias como a bulimia e a anorexia. Seria necessário um empenho da sociedade na mudança de certos valores estéticos ligados ao culto do corpo e à magreza.

.Obesidade

A obesidade é o um dos maiores problemas de saúde da atualidade e atinge indivíduos de todas as classes sociais, tem etiologia hereditária e constitui um estado de má nutrição em decorrência de um distúrbio no balanceamento dos nutrientes, induzindo entre outros fatores pelo excesso alimentar.

Sintomas da Obesidade

O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independente da severidade, o paciente apresenta importantes limitações estéticas, acentuadas pelo padrão atual de beleza, que exige um peso corporal até menor do que o aceitável como normal.

Pacientes obesos apresentam limitações de movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicações, podendo ser algumas vezes graves. Além disso, sobrecarregam sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de doença varicosa superficial e profunda (varizes) com úlceras de repetição e erisipela.
 
Causas da Obesidade

O peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações, infelicidade, além de uma gama enorme de doenças lesivas.

O aumento da obesidade tem relação com: o sedentarismo, a disponibilidade atual de alimentos, erros alimentares e pelo próprio ritmo desenfreado da vida atual.

A obesidade relaciona-se com dois fatores preponderantes: a genética e a nutrição irregular. A genética evidência que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos possuem de 80 a 90% de probabilidade de serem obesos.

A obesidade é fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios que podem ser:



Doenças
Distúrbios
Hipertensão arterial
Distúrbios lipídicos
Doenças cardiovasculares
Hipercolesterolemia
Doenças cérebro-vasculares
Diminuição de HDL ("colesterol bom")
Diabetes Mellitus tipo II
Aumento da insulina
Câncer
Intolerância à glicose
Osteoartrite
Distúrbios menstruais/Infertilidade
Coledocolitíase
Apneia do sono


Assim, pacientes obesos apresentam severo risco para uma série de doenças e distúrbios, o que faz com que tenham uma diminuição muito importante da sua expectativa de vida, principalmente quando são portadores de obesidade mórbida.

Diagnóstico
A forma mais amplamente recomendada para avaliação do peso corporal em adultos é o IMC (índice de massa corporal). Esse índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em quilogramas (Kg) pela sua altura em metros, elevada ao quadrado (quadrado de sua altura). O valor assim obtido estabelece o diagnóstico da obesidade e caracteriza também os riscos associados conforme apresentado na tabela abaixo:
IMC ( kg/m2)
Grau de Risco
Tipo de obesidade
18 a 24,9 
Peso saudável
Ausente
25 a 29,9 
Moderado
Sobrepeso (Pré-Obesidade)
30 a 34,9 
Alto 
Obesidade Grau I
35 a 39,9
Muito Alto
Obesidade Grau II
40 ou mais
Extremo 
Obesidade Grau III ("Mórbida")

Peso normal no indivíduo adulto com mais de 20 anos de idade, varia conforme sua altura, o que gera os limites inferiores e superiores de peso corporal para as diversas alturas, conforme a seguinte tabela: 
Altura (cm) 
Peso Inferior (kg)
Peso Superior (kg)
145 
38 
52
150 
41 
56
155 
44 
60
160 
47 
64
165 
50 
68
170 
53 
72
175 
56 
77
180 
59 
81
185 
62 
85
190 
65 
91

A avaliação médica do paciente obeso deve incluir uma história e um exame clínico detalhados e, de acordo com essa avaliação, o médico irá investigar ou não as diversas causas do distúrbio. Assim, serão necessários exames específicos para cada uma das situações. Se o paciente apresentar "apenas" obesidade, o médico deverá proceder a uma avaliação laboratorial mínima, incluindo hemograma, creatinina, glicemia de jejum, ácido úrico, colesterol total e HDL, triglicerídeos e exame comum de urina.
Na eventual presença de hipertensão arterial ou suspeita de doença cardiovascular associada, poderão ser realizados também exames específicos (Rx de tórax, eletrocardiograma, eco cardiograma, teste ergométrico) que serão úteis principalmente pela perspectiva futura de recomendação de exercício para o paciente.
A partir dessa abordagem inicial, poderá ser identificada também uma situação na qual o excesso de peso apresenta importante componente comportamental, podendo ser necessária a avaliação e o tratamento psiquiátrico.
Tratamento da Obesidade
O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicado o tratamento comportamental envolvendo o psiquiatra. Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio

Ortorexia



Quando se pensa em transtornos alimentares, imaginam mulheres esqueléticas que forçam vômitos ou que vivem com fome, estas são imagens típicas dos habituais tipos de transtornos alimentares, mas os especialistas descobriram um novo tipo de transtorno alimentar e atribuíram-lhe um novo termo: ortorexia.
A ortorexia surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta.
Permitem-se apenas alimentos saudáveis e escrutinam o conteúdo nutricional de cada elemento que ingerem. Calorias, vitaminas e nutrientes tornam-se o ponto focal da comida e qualquer coisa que contenha o mínimo vestígio do que está na lista do “não é permitido” não é consumido.
Estas pessoas levam a obsessão com o conteúdo dos seus alimentos ao extremo, e não se permitem, em circunstância alguma, um desvio do seu programa de tipos de alimentos autorizados.
Causas da Ortorexia
Os ortoréxicos podem ficar seriamente afetados e a comunicação em casa pode sofrer com isso. A pessoa pode começar a isolar-se dos seus semelhantes e tornar-se distante à medida que se vai fixando cada vez mais nas suas regras dietéticas.
Para alguns, a capacidade de desempenhar trabalhos ou de estudar pode começar a declinar, à medida que a sua mente se ocupa cada vez mais com a sua dieta e com os alimentos que são permitidos, como articulá-los no seu dia-a-dia, quantas vezes se devem mastigar e por aí fora. Há tantos fatores que envolvem estes transtornos alimentares que os pensamentos podem ficar totalmente ocupados por eles, deixando pouco espaço para outros rumos de idéias e a concentração e a motivação acabam por ficar na retaguarda.

Vigorexia



A dependência ao exercício, também chamada de Vigorexia ou Overtraining, é um transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma continua, com uma valorização praticamente religiosa (fanatismo) ou a tal ponto de exigir constantemente seu corpo sem importar com eventuais consequências ou contraindicações, mesmo medicamente orientadas.
A Vigorexia, mais comum em homens, se caracteriza por uma preocupação excessiva em ficar forte a todo custo. Apesar dos portadores desses transtornos serem bastante musculosos, passam horas na academia malhando e ainda assim se consideram fracos, magros e até esqueléticos. Uma das observações psicológicas desses pacientes é que tem vergonha do próprio corpo, recorrendo assim aos exercícios excessivos e a “fórmulas mágicas” para acelerar o fortalecimento, como por exemplo, os esteroides anabolizante.

    Influência da Mídia




“Padrões de beleza” é um assunto polêmico e gerador de controvérsias. O que se vê nos dias atuais são mulheres insatisfeitas com sua imagem e atrativos físicos. 
O que ocorre é que estes padrões mexem com o psicológico das mulheres, pois fica claro o conflito, não sabem como se valorizar pelos pensamentos e atitudes, pois existe uma influência acirrada que impõe padrões magérrimos fazendo-as acreditar, cada vez mais, que só serão bem aceitas pela sociedade se aproximando dos mesmos. 
Esses padrões são definidos pelas propagandas na TV e em revistas. Isto é resultante de uma mídia capitalista que bombardeiam tantas informações de forma que a mulher chega até mesmo a esquecer sua individualidade e a natureza da beleza. 
Os resultados desta forte influência são grandes, como a obsessão pela magreza, as dietas, a malhação, a cirurgia plástica, a moda, os produtos de beleza, todos vendidos pela mídia.  E comprados pelas pessoas, para ficarem parecidas com a imagem que a mídia mostra.
O que fica claro é o mito existente dentro destes padrões “vendidos”, uma vez que estas mulheres são magérrimas, vivem em prol da beleza, ganham milhões para terem corpos esbeltos; o que difere bastante da realidade da mulher moderna que precisa sair para o mercado de trabalho, se desdobrar entre suas várias funções e ainda lidar com a cobrança interna e externa exigidas por esses padrões. 
Para fugir desses padrões, que às vezes agridem tanto o aspecto físico quanto o emocional, talvez seja necessário que as pessoas resinifiquem seus conceitos de beleza, priorizando seus pontos fortes a fim de descobrir sua beleza natural. E não ficarem tão ligadas com a mídia, que forjam a beleza para as mulheres.

      Justificativa

Resolvemos trabalhar o tema “Beleza fundamental” por ser algo muito amplo, atual e que todos nós vivenciamos.
Além do mais, o tema sempre gerou muita polêmica, transtornos, opiniões, debates e afins, por ser algo que faz parte de nossas vidas.
No dia-a-dia é comum falarmos sobre a roupa de alguém, o modo como ela fala, age ou faz algo. Todos também já conhecemos alguém ou pelo menos ficamos sabendo de diversos casos de bulimia, anorexia, desnutrição, obesidade e tudo mais, que são gerados em consequência dessa busca pela beleza, busca pela felicidade numa beleza idílica que a sociedade impõe.
Esse tema foi escolhido, pois além de ser um tema que sempre consta na mídia, pelos problemas, soluções, causas e consequências que são gerados através do mesmo.

    Objetivos

Objetivo Geral
O objetivo do nosso trabalho é avaliar a relação mídia-sociedade quanto à considerada "beleza" atual, fornecer informações sobre a sua importância, seus padrões e o modo como toda essa opinião afeta e influencia as pessoas, muitas vezes de modo negativo.
Procuramos saber melhor sobre as causas e consequências geradas por essa ânsia de querer ser melhor, tentar agradar a sociedade e os padrões que ela estabelece sobre nós.
Nosso foco é também saber diversas opiniões sobre esse tema tão polêmico, tentar investigar se as pessoas pensam que essa tal beleza é fundamental em qualquer e todo caminho de cada indivíduo e até que ponto as pessoas chegam/chegariam para conquistar seu lugar nesse padrão.

Nenhum comentário: