8.06.2014

MASSAGEM AJUDA ATLETAS NA PREVENÇÃO DE LESÕES

Massagem ajuda atletas na prevenção de lesões
Quando aplicada com habilidade, a massagem torna-se a terapia mais eficaz para liberar tensão muscular e restaurar o equilíbrio do sistema músculo-esquelético, diz especialista.

A prática de esportes traz diversos benefícios para a saúde, mas também costuma deixar como legado dores no dia seguinte. Isso acontece porque o nosso corpo precisa ser preparado aos poucos para a atividade física e responde ao excesso de movimento com a dor e o desconforto para poupar o organismo e evitar o overuse, ou seja, o desgaste de músculos, tendões etc., por conta do excesso de treino. Mas, uma vez instalada a dor tardia provocada pelos exercícios, nada de lançar mão de remédios! Essa é uma resposta natural do organismo e, para amenizá-la, uma ótima opção é a massagem desportiva.

“Quando aplicada com habilidade, a massagem torna-se a terapia mais eficaz para liberar tensão muscular e restaurar o equilíbrio do sistema músculo-esquelético, em especial nos atletas de alto rendimento, que padecem frequentemente desse tipo de problema”, diz Patrícia Pirozzi, especialista em cuidados corporais do Centro de Bem Estar Khora, da capital paulista.

A manobra ajuda também atletas e esportistas esporádicos a prevenir lesões mais sérias. “O acúmulo constante de tensão nos músculos, causado pela atividade física regular, pode se deslocar para estruturas importantes como articulações, ligamentos, tendões e até os músculos, causando mialgias, tendinites e outros problemas de saúde que comprometem o treinamento e o bem-estar.” A massagem desportiva pode ser usada tanto de forma preventiva quanto como tratamento, uma vez instaurada a lesão, com o uso de óleos, cremes, pomadas e até compressas geladas ou aquecidas, segundo a indicação médica.

Sua Dieta





Nenhum comentário: