8.27.2014

Presidente palestino confirma cessar-fogo permanente com Israel

Trégua ainda não foi confirmada oficialmente por Israel

O Dia
Palestina - O presidente palestino, Mahmoud Abbas, confirmou nesta terça-feira que chegou a um acordo com Israel para um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza. A trégua ainda não foi confirmada oficialmente por Israel.
Pelo acordo, segundo Abbas, os ataques estão encerrados desde as 19h do horário local (13h no horário de Brasília). Desde 8 de julho, a mais recente investida israelense na Faixa de Gaza provocou a morte de 2.130 palestinos – a maioria civis – e 68 israelenses.
O Hamas declarou vitória e rajadas de tiros de comemoração irromperam em toda Gaza, mas os termos do acordo ficou muito aquém da demanda do Hamas para "que se abram as fronteiras de Gaza a Israel e Egito."
Galeria de Fotos: Palestinos comemoram cessar-fogo permanente com Israel
Palestinos comemoram o cessar-fogo com Israel
Foto:  Reuters

Sob o acordo mediado pelo Egito está a facilitação das importações para Gaza por Israel, incluindo ajuda e material para a reconstrução da área. Documento também permite que os palestinos pesquem mais perto da costa.
Israelenses e palestinos chegaram a um acordo de cessar-fogo que está em vigor desde as 13h (horário de Brasília). Acordo foi mediado no Egito, informou um porta-voz do Hamas em Gaza nesta terça-feira.
Após anunciar o acordo, Israel concordou em abrir as fronteiras com a Faixa Gaza para liberar a entrada de ajuda humanitária e materiais de construção no enclave palestino, disse em comunicado o Ministério de Relações Exteriores do país.
Conversas indiretas entre Israel e palestinos sobre outras questões também serão retomadas. "Conversas indiretas entre as duas partes sobre outras questões serão retomadas em um mês a partir do cessa-fogo", diz o comunicado.
Ataques
Mais cedo Israel voltou a bombardear as construções mais altas da Faixa de Gaza, derrubando um prédio de apartamentos e escritórios com 13 andares e destruindo a maior parte de um edifício residencial de 16 andares, após ter alertados os moradores a deixarem o local.
Os militares israelenses se recusaram a comentar especificamente sobre os ataques que derrubaram a Torre Basha e danificaram o chamado Complexo Italiano, dizendo apenas ter atacado 15 "locais de terrorismo", incluindo alguns em prédios que abrigavam centros de controle e comando do Hamas.
O Hamas, grupo militante que domina a Faixa de Gaza, acusou Israel de um "ato sem precedentes de vingança contra civis", com o objetivo de dissuadir os palestinos de apoiar o movimento islamista.
Um representante do Hamas, Osama Hamdan, disse que o Egito propôs um novo cessar-fogo e aguarda a resposta de Israel, após a derrocada de uma trégua de cinco dias e o insucesso das negociações indiretas entre israelenses e palestinos no Cairo há uma semana.
Preso a uma guerra que já dura sete semanas e prometendo interromper o lançamento de foguetes a partir do enclave, Israel começou a atacar os três edifícios mais altos de Gaza no sábado, quando derrubou a torre Al Zafer, de 13 andares.
Nenhuma morte foi registrada nesses ataques, que foram precedidos por mísseis não-explosivos de alerta que forçaram os moradores a fugir. Vinte pessoas ficaram feridas no ataque ao prédio Complexo Italiano, e duas outras morreram em ataques israelense a outras localidades da Faixa de Gaza, disseram autoridades médicas.
Foguetes palestinos danificaram uma casa na cidade costeira de Ashkelon, no sul de Israel, ferindo levemente 10 pessoas, disse a polícia. Outro foguete foi interceptado sobre a região de Tel Aviv, afirmou uma porta-voz do Exército.

Nenhum comentário: