8.07.2014

Suco de uva diminui a gordura abdominal

Alta concentração de polifenóis aumenta o gasto calórico e reduz a absorção de gordura


O Dia


Rio - A solução para combater a incômoda barriguinha agora pode estar a um gole de distância. Pesquisadores do Centro Universitário Metodista, de Porto Alegre, descobriram que o suco de uva tem a capacidade de reduzir a gordura abdominal. A ação acontece porque a fruta possui grande concentração de polifenóis, também chamados de compostos fenólicos, que aceleram o metabolismo, influindo no aumento do gasto calórico, e diminuem a absorção de gordura pelo corpo.
Uma das responsáveis pelo estudo, a biomédica Caroline Dani explica que os resultados foram obtidos após testes em ratos. Submetidos a uma dieta rica em gorduras, os animais que receberam suco de uva perderam peso diferentemente daqueles que beberam água. “Os animais apresentaram redução de gordura abdominal e nos fígados. Esse benefício pode ser estendido aos seres humanos”, garante.
Por outro lado, Caroline alerta para a necessidade de o produto consumido ser 100% de uva. “Bebidas e néctares de uva largamente oferecidos em supermercados têm de ser evitados pelo consumidor porque contêm água e açúcar em excesso, chegando a ter apenas 10% de uva na composição. É muito importante ler o rótulo e comprar apenas os produtos indicados como suco”, afirma Caroline.Além disso, ela aponta que a ingestão da bebida precisa ser acompanhada de alimentação equilibrada e exercícios físicos.
Comer diretamente a fruta também é uma opção, mas é preciso estar atento a um detalhe. “Os compostos fenólicos estão presentes principalmente nas cascas e sementes. Assim, o suco é mais indicado por não desperdiçar nenhum elemento da fruta”, aponta a pesquisadora, garantindo que todos os tipos de uva contam com altas taxas de polifenóis.
Para a perda de gordura abdominal, Caroline Dani indica o consumo diário de dois copos entre os adultos e de um para as crianças.
Fruta propicia outros benefícios
Reduzir a gordura abdominal não é o único benefício trazido pelo consumo diário de suco de uva. Uma lista extensa de ganhos, de melhora da prisão de ventre ao combate ao Mal de Alzheimer, já foram observados.
Segundo Caroline Dani, a situação se dá pela variedade de elementos presentes na fruta. “Além dos compostos fenólicos, a uva também é rica em vitamina C, fibras e minerais, o que traz todos esses benefícios”, esclarece a autora dos estudos.

Outras frutas também são indicadas para o combate à barriguinha. Laranja, limão, maçã e morango são exemplos de alimentos que contêm polifenóis. Além dos frutos, hortaliças e nozes são ricas nestes compostos.


 SAIBA MAIS:

Como perder gordura abdominal

como-perder-gordura-abdominal.jpg 
Hemera/Thinkstock
Se tem algo que detestamos é ter barriga, né? Para ter um shape bonito e sem os incômodos pneuzinhos é necessária toda uma combinação de fatores como alimentação, exercícios, boa postura e uma ajudinha dos tratamentos estéticos. Veja agora no IMulher como perder gordura abdominal.

Dicas para perder barriga e emagrecer

Controle seu peso

como-perder-gordura-abdominal-4.jpg
Um dos primeiros passos é perder peso. Já trouxemos pra vocês várias dietas (Proteínas, Dukan, Dieta para secar a barriga) que te ajudarão a emagrecer com saúde. Escolha a que mais se adequa ao seu estilo de vida e comece já. Invista em alimentos integrais, frutas, verduras, legumes e carnes magras. Faça de 5 a 6 refeições por dia para acelerar o metabolismo.

Beba muito líquido

como-perder-gordura-abdominal-1.jpg Para acelerar o processo da queima de gorduras beba muita água. Ela também regula o funcionamento do intestino, diminuindo o inchaço na região abdominal.

Exercícios físicos

como-perder-gordura-abdominal-2_2.jpg Para auxiliar na perda de peso e deixar a barriga sarada, nem precisamos dizer o quão importante é a malhação. Programe um treino com exercícios aeróbicos para aumentar o gasto calórico e exercícios de resistência para fortalecer o abdômen.Já mostramos aqui exercícios para perder barriga.

Tratamentos estéticos

como-perder-gordura-abdominal-3_2.jpg Você emagreceu, malhou e sua barriga ainda está com aquela gordurinha tão difícil de perder. No mundo da estética, existem hoje inúmeros tratamentos que prometem perder gordura abdominal, como: Ultrassom; Carboxiterapia; Endermologia; Intradermoterapia; Lipocavitação e Radiofrequência. Antes de qualquer tratamento faça uma avaliação médica e escolha um local apropriado e recomendado pelo seu médico.

Nenhum comentário: