8.18.2014

Tratamentos caseiros para parar de roncar

Por Débora Silva
O ronco é um ruído bastante conhecido por muitas pessoas, sendo incômodo para aqueles que sofrem dele e para quem dorme próximo a essas pessoas. Existem diferentes métodos para eliminar o ronco, tais como remédios e tiras nasais, mas você sabia que existem alimentos que ajudam a cessar os roncos? Confira a seguir alguns tratamentos caseiros para parar de roncar.
Tratamentos caseiros para parar de roncar
Foto: Reprodução

Remédios caseiros para cessar o ronco

  • Mel: Além de ser muito utilizado para aliviar os males que atingem a garganta, o mel também ajuda a evitar o ronco, devido à sua ação anti-inflamatória que liberará as vias aéreas.
  • Aloe: A aloe é uma ótima erva para tratar o ronco e outros problemas respiratórios. Prepare um chá com algumas folhas desta erva: basta deixar ferver por alguns minutos, coar e beber uma hora antes de dormir.
  • Cebola: A cebola também é muito boa para tratar o ronco e outras doenças respiratórias. Para aproveitar os benefícios proporcionados por este alimento, o indicado é preparar um chá com açúcar mascavo: coloque uma cebola em fatias por cada litro de água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e, com a água ainda quente, coloque algumas colheres (de sopa) de açúcar mascavo a gosto. Beba essa mistura uma ou duas horas antes de dormir.
  • Leite de soja: Trocar o leite de vaca pelo leite de soja é indicado, pois os produtos lácteos são conhecidos por aumentar o muco na garganta e, consequentemente, provocar mais roncos.
  • Azeite de oliva: Graças à sua ação anti-inflamatória, o azeite de oliva ajuda no tratamento para parar de roncar. Além disso, é um ótimo óleo para a saúde, por possuir menor quantidade de gorduras saturadas e maior quantidade de gorduras insaturadas.
  • Chá de hortelã-pimenta: Este chá ajuda a eliminar o catarro.
  • Peixe: Segundo alguns estudos, a carne vermelha ou gorduras saturadas podem causar espasmos leves resultando em inflamação das vias nasais. Por isso, o indicado é comer mais carne branca ou peixe, especialmente atum.
  • Inspirações de vapor: Fazer inspirações de vapor faz com que a respiração através da via nasal seja livre e adequada. Antes de dormir, coloque uma panela de água para ferver, cubra a cabeça com uma toalha e inale profundamente o vapor. A adição de alguma erva estimulante do sistema respiratório, como o eucalipto, dá um resultado ainda melhor.

Outras dicas

O melhor jeito de evitar o ronco é mudar alguns hábitos. Fumar, tomar bebidas alcoólicas antes de dormir e estar acima do peso são algumas das causas mais comuns do ronco. Uma dica é dormir de lado, ao invés de para baixo ou de costas.

Nenhum comentário: