9.05.2014

Armínio Fraga não sabe o que fala ou se faz de desentendido

Vejam, o dr. Armínio Fraga governou o Brasil como integrante do altíssimo escalão do 2º governo tucano de Fernando Henrique Cardoso (1999-2002), foi presidente do Banco Central (BC) à época e apesar dos altíssimos juros que praticou não reduziu a inflação. Nem depois de 4 anos de câmbio fixo – outra aberração tucana – e de juros altíssimos com seu antecessor, o presidente do BC Gustavo Franco, do 1º mandato de FHC.
Armínio Fraga é o ministro da Fazenda escolhido pelo candidato tucano a presidente, senador Aécio Neves (coligação PSDB-DEM) e anunciado ao final do penúltimo debate entre presidenciáveis promovido pela Rede Band. Está cada vez mais distante de ocupar o posto porque o que as pesquisas indicam é que Aécio, em 3º lugar segundo estes levantamentos, está praticamente alijado da disputa pelo Planalto.
Agora Armínio vem dar aulas de como reduzir a inflação. Direto de uma palestra que proferia em Nova York. E pasmem, sobre a banda (que acompanha a meta e fixada em 2 pontos para mais ou para menos). Vem, agora, argumentar que a banda serve para o caso de choques.
Armínio nos toma por idiotas ou o quê?
A pergunta que se faz, então, é a seguinte: Armínio considera, entende, que houve um choque no mundo em 2008 com a deflagração da crise econômica global e que a situação persiste ate hoje? Percebe e entende que a economia mundial e o comércio não crescem desde então?
Ele considera normal a política monetária dos Estados Unidos, os trilhões derramados nestes seis anos de turbulência econômica global sempre salvando a banca privada e com os trabalhadores pagando a crise, a política de juros baixíssimos em todo mundo desenvolvido, as medidas de hoje nos jornais, adotadas pelo Banco Central Europeu (BCE), de mais 1 trilhão de euros derramados no mercado! Os juros deles de 0,5% ao ano…de lambuja o BCE ainda desvaloriza o euro estimulando as exportações mais ainda, na expectativa que a inflação suba, as importações caiam evitando assim o pior dos mundos a estagflação…Para eles…
Armínio nos toma por idiotas ou o quê? De que mundo ele está falando? Onde ele vive?   E ainda quer reduzir o papel dos bancos públicos (BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bando do Nordeste…) e dos Fundos de Pensão, cortar gastos e o crédito. Ou seja, Armínio quer arruinar o Brasil.
Armínio é um “fenômeno midiático” a ser estudado
Apesar de não saber o que fala e de fazer-se de desentendido o tempo todo, o “futuro ministro da Fazenda” de Aécio tem um espaço espetacular, como nenhuma outra autoridade em perspectiva de poder – ainda que distante… – tem hoje na mídia. Hoje, por exemplo, ele volta a ocupar a seção Tendências/Debates, da página 3 Folha de S.Paulo, para defender seu artigo sobre “mitos do PT”.
É uma tréplica a artigo publicado no mesmo local 2ª pp. pelo ex-presidente da CEF, Jorge Mattoso e pelo economista Pedro Rossi. Armínio chama os dois de desonestos. E diz que a economia brasileira está em recessão. Como sugere um amigo aqui do blog, o fenômeno midiático Armínio Fraga, o espaço que ele consegue mesmo em baixa nestes meses que antecederam às eleições deste ano é algo a ser estudado no futuro. Tema para acadêmico.

Nenhum comentário: