9.19.2014

BODY BALANCE AJUDA A COMBATER O ESTRESSE E FORTALECE O CORPO

Body Balance ajuda a combater o estresse e fortalece o corpo
O Body Balance adapta práticas zen a exercícios que exigem resistência e concentração, fórmula perfeita para quem busca um modo mais prático de lidar com o stress do dia a dia.

Redução dos níveis de estresse, relaxamento, liberação de tensões,fortalecimento do corpo, melhora da postura.. São esses os principais benefícios das aulas de Body Balance.

Durante uma hora, ao som de uma playlist de músicas relaxantes e misturando técnicas e fundamentos de yoga, tai chi e pilates, os alunos trabalham, principalmente, o condicionamento postural, bem como o alongamento, com movimentos que exigem um pouco mais de força muscular, afirma Bruno França, professor certificado nesta modalidade desde 2001, que dá aula na academia Bodytech, de Curitiba.

Segundo o profissional, de um modo mais dinâmico, a aula adapta práticas zen a exercícios que exigem resistência e concentração, fórmula perfeita para quem busca um modo mais prático de lidar com o stress do dia a dia. “A atividade traz uma sensação de equilíbrio e geralmente acalma as pessoas, sendo a melhor opção para aqueles que querem unir força, flexibilidade e tranquilidade”, explica.

Além de trabalhar contra o stress, a prática constante do Body Balance faz com que seus praticantes tenham um corpo saudável e mais flexível. Criada na Nova Zelândia há mais de 15 anos, esta atividade permite que a pessoa tenha um moderado gasto calórico e passe a conhecer mais o próprio corpo. Sem movimentos complexos, mas com exercícios eficazes, a aula é indicada para qualquer pessoa que tenha entre 15 e 70 anos. Dependendo do grau de condicionamento do aluno, a aula pode ser moldada pelo professor, com opções para que todos possam praticar, inclusive gestantes. 


Saiba ainda:

Além de queimar calorias, aulas das academias ajudam eliminar estresse

Agência Estado
São Paulo - Você entra na academia para fazer musculação e ganha também opção de várias aulas de ginástica com nomes parecidos: body balance, body attack, body jam, entre outros. Essas aulas são acompanhadas por música alta e orientadas por um professor cheio de energia. Pode até parecer brinde, mas aproveite estes exercícios para gastar ainda mais calorias, combater o estresse e até se divertir. Para o fisiologista Turibio Leite, do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte (Cemafe), poder malhar de forma lúdica é o grande atrativo destas aulas, mas a atenção aos limites do corpo deve ser constante.

“O aluno pode extrapolar seus limites, pois se sente motivado”, alerta Turibio Leite. O especialista avisa que muitos não dão importância às dores, mas elas indicam um quadro inflamatório, sinal de que passou dos limites. Segundo Turíbio, qualquer desconforto é motivo para pegar mais leve. As turmas têm alunos em diferentes níveis, portanto faça as aulas no seu ritmo, sem se preocupar com os outros. Qualquer dúvida, converse com o professor, pois ele é preparado para responder às suas perguntas e ajudar você a evitar lesões.

Entre os tipos de exercícios mais oferecidos pelas academias estão Jump Fit, que pode ajudar a perder até 560 Kcal/h. A modalidade usa um minitrampolim em que o aluno vai pulando e executando diferentes movimentos, principalmente com as pernas. O Jump Fit ajuda a enrijecer as pernas e o bumbum. Não é recomendado para gestantes, pessoas com instabilidade articular e labirintite não-medicada.

Já a aula de Spinning, ou ciclismo, pode ajudar a queimar até 735 Kcal/h. Não se trata de uma novidade, mas as aulas seguem muito disputadas. O exercício é simples: pedalar em uma bicicleta ergométrica com um graduador de resistência. O professor define percursos, como subir e descer ladeiras, de acordo com a música. Essas aulas trabalham todos os músculos dos membros inferiores. O movimento de sentar e ficar em pé na bicicleta fortalece o abdômen.

Sem estresse

Para ajudar a eliminar o estresse, o Body Balance mistura técnicas de ioga, tai chi chuan e pilates, com músicas tranquilas e clima de paz. Os movimentos são lentos e de equilíbrio; ajudam desenvolver equilíbrio mental e físico, força, flexibilidade, respiração e concentração. Para se divertir prefira aula de Body Jam, que tem coreografias com diferentes ritmos de dança, como hip hop, música latina e techno house. Já no Body Attack, os exercícios incluem movimentos associados a esportes como basquete e vôlei. A aula permite a interação entre os alunos.
l

Nenhum comentário: