9.08.2014

Bovespa fecha em queda, puxada por Petrobras

Bolsa começou pregão em alta, mas notícias sobre estatal influenciaram.
O Ibovespa caiu 2,45%, maior recuo desde fevereiro.

Do G1, em São Paulo

Após abrir o pregão em alta, o Ibovespa passou a operar no vermelho durante a manhã e fechou em queda nesta segunda-feira (8).

O índice foi pressionado por ordens de vendas de ações vindas de investidores estrangeiros e pela variação da Petrobras. A baixa nas ações da Vale também influenciou os negócios.

O Ibovespa caiu 2,45%, para 59.192 pontos. Veja cotação. É a maior queda desde fevereiro.

As ações da Petrobras PN (em que os acionistas não têm direito a voto na empresa) caíram 4,91% - a maior baixa desde 13 de agosto, quando houve recuo de 4,98%, segundo a Economatica. Já os papéis da Petrobras ON (em que os acionistas votam nas decisões da empresa) recuaram 4,79% - que também é a maior queda desde 13 de agosto, quando a baixa foi de 5,15%.

A baixa nos papéis da estatal era influenciada por denúncias de que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa deu nomes de parlamentares e um governador que teriam recebido pagamentos de comissão sobre contratos da empresa. Segundo a agência Reuters, as notícias também influenciaram o dólar, que subiu 1,16% nesta segunda, para R$ 2,2655 na venda.

O economista Herz Ferman, da Elite Corretora, disse à agência Reuters que a incerteza sobre o impacto das denúncias deixava as ações voláteis. A bolsa abriu o pregão em alta, com expectativas de que as notícias sobre o suposto esquema de corrupção na estatal influenciassem o cenário eleitoral. Em seguida, a queda nas ações da Petrobras puxou o Ibovespa para baixo.

"Pode ter havido uma euforia no início da sessão, mas depois caiu a ficha. Na dúvida, o investidor estrangeiro vende. O mercado já estava querendo realizar lucros", disse o operador da corretora BGC Liquidez, Pedro Arantes, também à Reuters.

"O mercado está atento em relação às próximas pesquisas, pois elas pegarão justamente o período de denúncias em relação a Petrobras", afirmou à agência a XP Investimentos em relatório.

As ações da Vale também pressionaram o índice para baixo, após as importações da China, principal destino das exportações da mineradora, caírem inesperadamente pelo segundo mês seguido em agosto. Papéis de bancos também apareciam entre as maiores variações negativas sobre o Ibovespa durante o pregão. Ações de empresas do setor elétrico, como Eletrobras e Light, e do imobiliário, como MRV e Rossi Residencial, figuraram entre as líderes de queda.

No campo positivo, o destaque foi a TIM Participações, com alta superior a 6%, após o diretor de Finanças da América Móvil afirmar que a empresa tem interesse em explorar com a Oi oferta conjunta pela TIM, da Telecom Italia.

Oi também refletia expectativa de que a assembleia geral de acionistas da Portugal Telecom nesta dê o aval necessário para a fusão entre as empresas.

No exterior, os mercados reagem aos novos desdobramentos da crise entre Rússia e Ucrânia

Nenhum comentário: