9.17.2014

Escócia independente da Inglaterra?

Independência da Escócia divide famosos; veja o que eles acham ( AFP; Reuters; IMDB; Divulgação)
Independência da Escócia divide famosos; veja o que eles acham
País vota amanhã separação do Reino Unido.

Veja os famosos que são a favor ou contra a independência da Escócia

Ator Sean Connery apoia a independência no referendo desta quinta (18).
Paul McCartney, Rod Stewart e David Bowie pedem votos ao 'não'.

Do G1, em São Paulo
Celebridades do meio artístico tomaram posição nas últimas semanas a favor ou contra a independência da Escócia em relação ao Reino Unido no referendo marcado para esta quinta-feira (18).
A lista de famosos que são contrários à independência é maior, depois que mais de 200 personalidades britânicas assinaram uma carta aberta convocando a população a votar para que o país permaneça no Reino Unido.
Entre a turma do "não" estão nomes como os astros da música Paul McCartney, Rod Stewart,David Bowie, Susan Boyle, Mick Jagger, Sting e David Gilmour, o astrofísico Stephen Hawking, e estrelas de Hollywood como Patrick Stewart ou Michael Douglas.
Algumas celebridades a favor da independência da Escócia: Sean Connery, Morrissey, Gerard Butler, Annie Lennox, Alan Cumming e Billy Bragg (Foto: Arquivo G1)Algumas celebridades a favor da independência da Escócia: Sean Connery, Morrissey, Gerard Butler, Annie Lennox, Alan Cumming e Billy Bragg (Foto: Arquivo G1)
Alguns famosos que são contra a independência da Escócia: David Bowie, Mick Jagger, Paul McCartney, Judi Dench, Emma Thompson, Rod Stewart, Helena Bonham-Carter, Sting, Susan Boyle, Stephen Hawking, Michael Douglas e David Gilmour (Foto: Arquivo G1)Alguns famosos que são contra a independência da Escócia: David Bowie, Mick Jagger, Paul McCartney, Judi Dench, Emma Thompson, Rod Stewart, Helena Bonham-Carter, Sting, Susan Boyle, Stephen Hawking, Michael Douglas e David Gilmour (Foto: Arquivo G1)
Mapa Escócia Reino Unido (vale este) (Foto: Editoria de Arte/G1)

Também são contra a independência as atrizes Helena Bonham-Carter, Judi Dench eEmma Thompson, além da escritora J. K. Rowling, autora da série de livros do personagem Harry Potter.
"Minhas dúvidas em abraçar a independência não têm relação com a falta de fé no admirável povo da Escócia e suas conquistas. O que acontece é que, quanto mais estudo os partidários do 'sim', mais fico preocupada com a minimização e inclusive a negação dos riscos que cercam a independência", escreveu Rowling.
Já a turma do "sim", favorável à independência, tem como principal nome o ator escocês Sean Connery. O ator, que tem tatuada no braço a frase 'Escócia para sempre', é um dos muitos nativos que não poderão votar porque não moram na Escócia.
O cineasta inglês Ken Loach, conhecido pelo compromisso social e sua visão de esquerda, estimulou os escoceses a votarem pela independência.
Outros atores escoceses também defendem o 'sim', como Gerard Butler (dos filmes "300" e "Lara Croft") e Alan Cumming (da série de TV "The Good Wife").
Outras figuras importantes que apoiam a independência são o ator e diretor Peter Mullan, o escritor Irvine Welsh, autor de "Trainspotting", a cantora Annie Lennox, o músico David Craigg e a estilista Vivienne Westwood.


Nenhum comentário: