9.28.2014

IstoÉ/Sensus: Dilma tem 35%, Marina, 25%, e Aécio, 20,7%

Pesquisa ISTOÉ/Sensus divulgada na noite desta sexta-feira mostra que a sucessão presidencial será decidida no segundo turno e que Aécio Neves e Marina Silva chegam embolados na última semana de campanha. Segundo o levantamento, Marina tem 25% das intenções de voto e Aécio, 20,7%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos, ambos estão empatados tecnicamente na briga por um lugar no segundo turno. A presidente Dilma Rousseff (PT) conta com 35%. 
Segundo a revista IstoÉ, a pesquisa mostra que tanto Dilma quanto Aécio acertaram nas estratégias adotadas nas últimas semanas. A presidente reforçou os ataques contra Marina, exagerou na defesa de seu governo e intensificou as agendas públicas. Com isso, cresceu 5,3% durante o mês de setembro. 
O senador mineiro procurou demonstrar as semelhanças entre Dilma e Marina, questionou a veracidade do que ambas mostravam em seus discursos e colocou-se como a alternativa mais segura para mudar os rumos do País. A estratégia lhe valeu um crescimento de 5,5 pontos percentuais nos últimos 30 dias. 
>> Datafolha: Dilma tem 40%, Marina, 27%, e Aécio, 18%
>> Vox Populi: Dilma tem 38% das intenções de voto; Marina, 25% e Aécio, 17%
>> Ibope: Dilma tem 38%, Marina, 29%, e Aécio, 19%
Já Marina apostou em se colocar como vítima de uma campanha que chama de “difamatória” e adotou um tom emocional tanto em entrevistas quanto nos palanques. Não conseguiu explicar as contradições de seus discursos e perdeu 4,5 pontos percentuais em menos de um mês. “Pela primeira vez se constata a situação de empate técnico entre Marina e Aécio. O senador mineiro chega na reta final com tendência de crescimento e a ex-senadora com tendência de queda”, diz Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus.
A pesquisa ouviu dois mil eleitores de 24 estados e também constatou um significativo aumento no índice de rejeição da candidata Marina Silva. No início do mês, 22,3% dos eleitores diziam que não votariam em Marina de forma alguma. Na semana passada esse índice saltou para 33%, superando a rejeição ao senador tucano que variou de 31,5% para 31,9%. A rejeição à presidente continua na casa dos 40%, o que, segundo Guedes, é um empecilho à reeleição. 
Segundo turno
O levantamento realizado em 136 municípios de cinco regiões mostra que em um eventual segundo turno com Aécio, Dilma somaria 43,4% dos votos contra 38,2% se a disputa fosse realizada agora. No cenário de segundo turno entre Dilma e Marina haveria empate, com 40,5% para Dilma e 40,4% para Marina.

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Adivinha onde essa pesquisa errou : acertou quem disse que Dilma tem mais de 40% das intenções de voto e quem vota no PT não muda de voto.
Portanto é quase certo que a Dilma ganha ainda no primeiro turno.