9.17.2014

MASSAGEM AJUDA A ALIVIAR DORES EM PACIENTES COM CÂNCER


Massagem ajuda a aliviar dores em pacientes com câncer
Pesquisa realizada por uma faculdade iraniana mostrou que as massagens ajudam enormemente a trazer conforto e um sono mais reparador para pacientes com câncer de mama.

As terapias alternativas tem sua eficácia comprovada há diversos anos. No caso das massagens, o uso de óleos aromáticos, as manobras realizadas com as mãos, o calor e o aconchego do ambiente proporcionam um relaxamento e um bem-estar que trazem diversas vantagens para a saúde e o bem-estar.

Uma prova disso é que uma pesquisa realizada por uma faculdade iraniana mostrou que as massagens ajudam enormemente a trazer conforto e um sono mais reparador para pacientes com câncer de mama, auxiliando no tratamento e na recuperação das pacientes.

“As massagens ajudam a melhorar o sistema imunológico. Elas reduzem a ansiedade e a depressão e favorecem o aumento das células de defesa do organismo. O médico deve liberar o paciente para incluir as terapias manuais em seu tratamento”, diz Patrícia Pirozzo, especialista em cuidados corporais do Centro de Bem Estar Khora, de São Paulo. Dentre as vantagens das massagens em pacientes com câncer estão o alívio da dor, o aumento da amplitude dos movimentos, a redução dos níveis de estresse e de ansiedade e até melhora da autoestima.

Muitos médicos temem que a manobra, quando mal realizada, favoreça a distribuição de células cancerosas pelo sistema linfático, levando o paciente à metástase. Por isso o aval do oncologista é tão importante. “A massagem é altamente recomendada, desde que o médico esteja de acordo. A drenagem linfática, por exemplo, é indispensável na redução do edema e da dor em diversos tipos de câncer”, destaca Patrícia.

As manobras podem ser feitas com o paciente deitado ou sentado em uma cadeira, como é o mais indicado em pacientes que passaram por mastectomia e/ou reconstrução da mama. “O conforto do paciente é a prioridade de qualquer tratamento e as massagens são aliadas no combate à doença. São procedimentos simples e que podem ser realizados em pacientes de qualquer idade e de ambos os sexos. Os benefícios são inúmeros e, certamente, favorecem o combate à doença”, diz a terapeuta.

Gayle MacDonald
Este livro não apresenta um método específico de massagem, mas foi criado como um guia, uma fonte de informações e de encorajamento para terapeutas, cuidadores, familiares e todas as pessoas, profissionais e leigas, envolvidas com pacientes de câncer. Ele se dirige especialmente “aos massoterapeutas e profissionais da área corporal que compreendem que a Massagem é uma arte sagrada e que acreditam que tocar de forma cuidadosa, com os conhecimentos certos, os torna profissionais empoderados e seguros para atuarem nos pacientes com câncer, seja em consultório, no hospital ou em casa.” – Rosana Gelernter Ades, massoterapeuta e coordenadora do programa Mãos que Cuidam no I.I. Emílio Ribas, São Paulo, 2009.
22 x 26 cm / 268 pg / ISBN 978-85-85464-57-8 / R$80,00
Mãos que Cuidam – Massagem Terapêutica para Pessoas com Câncer desmistifica a ideia generalizada na área de saúde que considera a massagem algo a ser evitado para pacientes com câncer. A ideia de que a massagem pode causar metástases não está embasada em nenhum conhecimento científico. Este livro cita evidências clínicas que provam o contrário. Toque e massagem são fatores vitais para a saúde e o bem-estar de pacientes com câncer.
Mãos que Cuidam é uma obra prática escrita para profissionais e leigos. As pesquisas são enfatizadas com casos, histórias e vinhetas de pacientes com câncer, massoterapeutas, cuidadores, funcionários de hospices e outros profissionais de saúde. São apresentadas informações práticas sobre como aplicar o toque, considerações sobre a aplicação de medicamentos, instalação de cuidados no lar, e como lidar com situações em hospitais e hospices.
Mãos que Cuidam é uma fonte valiosa para:
Massoterapeutas e terapeutas que usam outros tipos de toque, como Toque Terapêutico e Reiki.
Pacientes com câncer e seus cuidadores e familiares.
Oncologistas e centros de tratamento de câncer.
Clínicas de saúde natural.
Escolas de massagem e de outras medicinas alternativas e ambientes educacionais.
Profissionais da saúde – enfermeiras, médicos, atendentes em hospices – que mantêm contato com pacientes com câncer.

“… uma excelente fonte de informações que faltava para os profissionais de saúde. Fornece sábios conselhos tanto para os pacientes quanto para os terapeutas. Pela minha experiência como paciente e como médico, as palavras são verdadeiras.” – Bernie Siegel, autor de Prescriptions for Living
“… uma bem-vinda fonte de informações para pessoas com câncer e para todos os cuidadores.” – Dawn Nelson, autora de Compassionate Touch
“… um guia único e extenso sobre o uso da massagem como auxílio na cura de pacientes com câncer. Eu o recomendo enfaticamente para profissionais, pacientes e cuidadores.” – Joe Coletto, National College of Naturopatic Medicine 
“… esclarece como liberar seus receios e abrir seu coração para as necessidades do paciente com câncer. O amor que ele sente por seu toque cuidadoso vai envolver você como um abraço… uma citação clássica no repertório da massagem terapêutica.” – Jaclyn Stein Henderson, NCTMB, RC, autora de The Healing Power of Attunement Therapy: Stories and Practice
Gayle MacDonald, experiente educadora de saúde e massoterapeuta veterana, considera inseparáveis seus interesses pessoais e profissionais. Foi depois de ter problemas de saúde que ela se tornou uma educadora física e de saúde como sempre havia desejado. Ela ensina no Oregon, seu estado natal, ajudando pessoas a expandir sua percepção de que aplicando massagem elas estão desempenhando um serviço que integra o sagrado com o mundano, e que elas não estão somente tocando os corpos de seus pacientes mas também seus corações, suas mentes e suas almas.
Contra-indicações da massagem

Saiba quem deve evitar massagem e porque


Geralmente a massagem não é indicada para pessoas com doenças de pele infecciosa, bolhas ou ferimentos que não estão curados. Também é indicado que não seja realizada imediatamente após cirurgias.
 Dores circulatórias tais como feblites ou veias varicosas impossibilitam o uso da massagem; além disto a massagem nunca deve ser realizada diretamente sobre as contusões ou escoriações, feridas inflamadas ou infectadas, áreas de sangramento ou tecidos rompidos, ou em áreas de fratura ou torção recente.
No caso de pacientes com câncer, a massagem não é recomendada imediatamente após seções de quimioterapia ou radioterapia. Isto deve-se ao fato de que  teoricamente há possibilidade de metástase, mas ainda não há evidências de que realmente possa ocorrer metástase para outras partes do corpo. Evite massagem sobre qualquer tumor desconhecido ou sobre área com incisão cirúrgica recente.
Proceder a massagem sob o abdômen  após pelo menos 2 horas depois das refeições e se você possui hérnia de abdômen, evite completamente a massagem.
Massagem abdominal deve ser estritamente evitada durante  os primeiros 3 meses de gravidez; durante este período, a massagem nas pernas e pés não é recomendado. Na realidade, o mais correto no período da gravidez é consultar seu obstetra antes de iniciar qualquer tipo de massagem, ele saberá como ajudá-la.

Finalmente, se você sofre de ataque do pânico ou tem alguma história de abuso sexual, poderá achar que as terapias com as mãos tais como massagem, não são o melhor para você. 
Se o paciente estiver fazendo a quimioterapia ou radioterapia, procure não fazer nenhum tipo de procedimento, nesse caso, a atenção, um carinho e um abraço é melhor que qualquer abordagem estética.
Porquê nessa fase de tratamento, a pele pode ficar mais frágil, ressecada, apresentar problemas como erupções cutâneas, coceiras, feridas sujeitas à infecções, descamação, e tanto a pressão das manobras como os produtos aplicados podem piorar ou agravar os sintomas decorrentes da medicação recebida.

Fonte: (Portal esteticistas)

Nenhum comentário: