9.26.2014

O PERIGO DE DORMIR USANDO LENTES DE CONTATO


O perigo de dormir usando lentes de contato


Quando você dorme com suas lentes de contato, você está privando suas córneas de oxigênio.
As lentes de contato contam a cada dia com mais adeptos. Seja por motivo estético ou pela conveniência de não ter que ficar se preocupando em botar e tirar os óculos, muitas pessoas preferem as lentes, mesmo que elas exijam maiores cuidados. Por exemplo, se você é um usuário de lentes de contato, as chances que você já tenha cochilado com suas lentes de contato, são grandes.

Pode ser que isso aconteça de vez em quando, quando você cai no sono inesperadamente ou se esquece de levar a solução de limpeza em uma viagem. Ou talvez, essa seja uma prática regular e você durma frequentemente com suas lentes de contato.

“Em qualquer uma das situações, a ideia não é boa. Isso porque quando você dorme com suas lentes de contato, você está privando suas córneas de oxigênio”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares, de São Paulo.

"É como ter um saco plástico sobre sua cabeça quando você dorme. A córnea recebe oxigênio do ar quando você está acordado, mas quando você está dormindo, ela recebe nutrição e lubrificação de lágrimas e um fluido intraocular chamado humor aquoso. Se há uma lente de contato em seus olhos quando você está dormindo, então ela funciona como uma barreira entre a pálpebra fechada e a córnea", explica a oftalmologista Sandra Alice Falvo, que também integra o corpo clínico do IMO.

Segunda a médica, quando estamos acordados, a lente de contato deve se mover um pouco, cerca de um milímetro de movimento com cada piscar, a fim de permitir que a córnea obtenha oxigênio. Mas quando dormimos com as lentes, as mesmas ficam incapazes de se mover, porque os olhos não piscam.

“E depois há a questão da infecção. Quaisquer abrasões microscópicas à córnea, que podem ser provocadas pelo contato com a superfície de trás das lentes de contato, podem ser infectadas por bactérias ou parasitas. Estes microrganismos podem entrar nos olhos através das próprias lentes de contato (por exemplo, quando uma lente de contato não é limpa adequadamente ou quando você excede o número de horas de uso da lente) ou por meio da água, mesmo quando a água é potável. Um parasita encontrado na água chamado Acanthamoeba, por exemplo, pode causar graves infecções oculares. As úlceras da córnea, que são feridas abertas na camada externa da córnea, também são um risco potencial”, alerta Sandra Alice Falvo.

Na verdade, um estudo publicado na revista Ophthalmology, mostrou que o risco de ceratite, que é a inflamação da córnea, aumentou 6,5 vezes com o uso de lentes de contato durante a noite, mesmo que ocasionalmente, entre as pessoas que usavam lentes que deveriam ser removidas no final do dia. “Existem algumas lentes de contato que são aprovadas para uso prolongado, ou seja, você pode usá-las por vários dias. Contudo, ainda assim não é uma boa ideia usar essas lentes durante a noite, porque ainda há um risco de infecção”, alerta Sandra Falvo.

Nenhum comentário: