9.08.2014

Técnica cura dores de coluna

Reeducação Dinâmica Muscular combate problemas como hérnia de disco sem cirurgia

O Dia
Rio - Problemas de coluna como hérnia de disco e escoliose costumam levar os pacientes a cirurgias. Porém, um método brasileiro tem resolvido esses e outros males da região lombar apenas ajustando a postura dos pacientes. Criada pelo fisioterapeuta Francisco Pinto, a Reeducação Dinâmica Muscular (RDM) já curou mais de 30 mil pessoas em todo o Brasil e agora está sendo exportado para outros países.
A técnica consiste no uso de pequenos rolos e almofadas de espuma que promovem a ativação de pontos específicos do corpo. A partir deles, o fisioterapeuta consegue eliminar as dores do paciente num prazo de três a 90 dias, de acordo com a gravidade do problema. “Em estudos, identificamos que existem 21 gatilhos no corpo que, pressionados da maneira correta, levam ao desaparecimento das dores”, aponta Francisco.
Porém, o especialista afirma que o segredo da RDM está em outros dois aspectos. Um deles é a avaliação completa do corpo do paciente, que é feita pelo especialista antes de começar o tratamento. “Com a análise, descobrimos as causas da lesão, que podem variar do uso de um tipo de calçado errado a uma postura incorreta ao sentar”, explica Francisco, que ministra cursos sobre o método em universidades italianas.
Outro ponto que acelera a recuperação é o aprendizado, em consultório, de posicionamentos que passam a ser reproduzidos no dia a dia, garantindo a manutenção a longo prazo da saúde da coluna. “A RDM reprograma o corpo da pessoa, que para de cometer erros de postura que acarretam as dores e demais complicações”, diz o fisioterapeuta.
Francisco Pinto faz demonstração da técnica, aplicada com rolos e almofadas
Foto:  Divulgação
Ainda de acordo com o especialista, 98% das pessoas tratadas com a técnica não necessitam de cirurgia para alcançar o restabelecimento pleno. Somente casos muito graves exigem intervenções.
“Lesões de coluna vão de grau 1 a 3. No 3, a cirurgia é obrigatória, pois há risco de perda dos movimentos. Fora essas situações, o método pode ser usado sempre”, garante Francisco.
Computador prejudica adolescentes
Sofrer com dores nas costas é algo corriqueiro entre os adultos, mas a incidência de casos em jovens tem crescido nos últimos anos, observa o fisioterapeuta Francisco Pinto. Segundo o especialista, a principal causa dos problemas de coluna entre os adolescentes é o tempo cada vez maior que eles passam diante do computador.
“As longas horas à frente do computador provocam lombalgia devido às posturas incorretas ao sentar. Há ainda as dores no pescoço, pois a posição na frente da máquina passa a ser reproduzida no restante do dia, de maneira inconsciente”, avalia o fisioterapeuta, que já atende a diversos pacientes menores de 18 anos de idade em seu consultório.

2 comentários:

Marize Queiroz Ribeiro disse...

Como entrar em contato com o Fisioterapeuta Francisco Pinto? Já tentei buscá-lo no Google mas não consegui. Fiquei muito bem impressionada com a matéria e gostaria de me submeter a este tratamento.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande ampliou o horário de atendimentos do Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto. A unidade, que funciona na Rua Venâncio Neiva, no Centro da cidade, passou a contar com o terceiro turno, a partir desta terça-feira, 01. O objetivo da iniciativa é oferecer oportunidade de atendimento aos trabalhadores do comércio daquela área, em especial os vendedores do Shopping Edson Diniz, arcas e da Vila do Artesão.

O horário extra de funcionamento vai das 17h às 20h, de segunda à quinta-feira. Neste período, o Francisco Pinto vai oferecer serviços de clínica médica, imunização, sala de curativos, fisioterapia, além de consultas e exames ginecológicos. Outras especialidades médicas deverão ser incluídas gradativamente na agenda de atendimentos.

O usuário ainda terá poderá participar de grupos de combate ao tabagismo e de prevenção e cuidado às doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes. A emissão do cartão do SUS continuará sendo feita até às 19h, como já vinha acontecendo.

De acordo com secretária interina de saúde, Luzia Marinho Pinto, a proposta é garantir o acesso de serviços básicos de saúde aos trabalhadores que não dispõem de tempo para procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a semana. “Essa era uma demanda antiga da categoria, mas que agora se torna realidade em mais uma decisão acertada do prefeito Romero Rodrigues. Ao assegurarmos os atendimentos, vamos poder melhorar ainda mais os indicadores de saúde do município”, ressaltou.

Participação – Para dialogar e ouvir sugestões sobre os serviços de saúde que serão ofertados no local, a Prefeitura reuniu representes dos trabalhadores informais na noite da segunda-feira, 30 de junho. O encontro aconteceu na própria unidade e contou com a participação de gestores da Secretaria Municipal de Saúde, da Agência Municipal de Desenvolvimento – Amde e do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais – Ipsem.