10.11.2014

Círio de Nazaré em Belém do Pará


Imagem original da Virgem de Nazaré desce do Glória na Basílica, em Belém

Momento, que ocorre duas vezes ao ano, lota Basílica Santuário de Nazaré.
Fiéis fazem orações no encontro com imagem encontrada por Plácido.

Do G1 PA
Imagem Original (Foto: reprodução / TV Liberal)Descida da imagem original da Virgem de Nazaré, encontrada em 1700, é um dos momentos mais aguardados pelos devotos católicos neste sábado (11).  (Foto: reprodução / TV Liberal)
Centenas de devotos católicos se reuniram no início da tarde deste sábado (11) na Basílica Santuário, em Belém, para assistir a uma das cerimônias mais importantes da festividade do Círio de Nazaré: a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada por Plácido de Souza em 1700, do alto-mor, também chamado de Glória. A cerimônia ocorre desde 1992 e é tida pelos fiéis como um dos momentos de maior emoção na festividade religiosa, marcada por 12 procissões oficiais que ocorrem durante o mês de outubro na capital paraense.
Os encontros entre os devotos da Virgem de Nazaré e a imagem original são raros. A imagem só deixou o interior da Basílica em situações excepcionais: na procissão do Círio número 200 e também durante a visita do Papa João Paulo II a Belém em julho de 1980, quando o Pontífice abençoou com a imagem, e da janela do arcebispado, o povo que estava na Praça da Sé.
Desde 1992, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré desce em apenas duas ocasiões: em outubro, no período da Festa de Nazaré, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica à Santuário. Ela retorna ao volta ao nicho de origem 15 dias após o fim do início das festividades pelo Círio de Nazaré.
A imagem tem 28 cm de altura e fica no Glória, sobre o altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal antiprojétil. Ela reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, é possível ver o rostinho de anjo. No braço esquerdo traz um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.
Círio Fluvial reúne diversos devotos que navegam pelas águas da Baía de Guajará (Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal) 
Círio Fluvial reúne diversos devotos que navegam
pelas águas da Baía de Guajará
(Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal)
Outras procissões
A descida da imagem foi o momento de maior louvor entre os fiéis de Belém neste segundo dia de procissões do Círio de Nazaré. Durante a manhã, diversas homenagens foram feitas para a padroeira dos paraenses: a Romaria Rodoviária abriu o segundo dia de procissões com uma missa às 5h30 na Igreja Matriz de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Carros, ciclistas e pedestres acompanharam a imagem que participa da procissão, chamada de imagem peregrina, até o cais de Icoaraci, distrito de Belém onde começa a procissão do Círio Fluvial, uma homenagem nas águas da baía do Guajará.

Um susto marcou o começo desta procissão: uma embarcação sofreu um princípio de naufrágio na manhã deste sábado (11) nas águas do rio Guamá, nas proximidades da praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, em Belém. Segundo a Marinha, o barco chegou a ser invadido pela água, mas não afundou. Cerca de 140 pessoas estavam no interior da embarcação, mas ninguém ficou ferido.
Cerca de 15 mil motos participam da procissão (Foto: Reprodução/ TV Liberal) 
Cerca de 15 mil motos participam da procissão
(Foto: Reprodução/ TV Liberal)
Após a chegada da imagem na escadinha da Estação das Docas, em Belém, começou outro momento de louvor: cerca de 40 mil pessoas em 15 mil motos seguiram em procissão pelas ruas de Belém até o colégio Gentil Bittencourt, acompanhando a chegada da santa ao local onde ela fica até as 16h30, quando é celebrada a missa da Trasladação, uma procissão que faz o caminho inverso do Círio de Nazaré durante a noite, percorrendo 3,6 km até a Catedral de Belém de onde, no próximo domingo, será realizada a grande procissão do Círio até o santuário mariano no centro da cidade.

Nenhum comentário: