10.09.2014

Dilma critica FHC e oposição por preconceito contra nordestinos

Ex-presidente tucano FHC afirma que voto no PT está 'fincado nos menos informados'

Em entrevista a rádios da Bahia, a candidata do PT à Presidência Dilma Rousseff afirmou, nesta quinta-feira (9),  que seus adversários fazem uma oposição "ridícula" entre o Nordeste e Sudeste do país, e que, ao criarem a rivalidade entre as regiões, os adversários estão "destilando ódio mal resolvido".A presidente criticou declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - que apoia a candidatura do tucano Aécio Neves - a um blog de um jornalista, na qual ele afirma que "o PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados".
"Discordo da discussão de baixo nível, destilando ódio, essa história de falar que nossos votos são de pessoas ignorantes, como foi falado pelo ex-presidente Fernando Henrique. Mostra simplesmente o preconceito e o desconhecimento. As pessoas não são ignorantes coisíssima nenhuma. O povo brasileiro é esperto, informado, e tem ideias próprias. Não precisa de nenhum luminar vir dizer o que eles têm que fazer", afirmou Dilma, que acrescentou que dizer que o os votos dela são de pessoas "ignorantes" é uma demonstração de preconceito contra os nordestinos. 
"Eles estão fazendo uma oposição ridícula entre Sudeste e Nordeste em termos de votos meu. O Sudeste não é oposto ao Nordeste. É uma visão absolutamente preconceituosa e elitista, dizendo que os meus votos são dos ignorantes e, os dos ilustrados, são deles. É um desrespeito. Como eles não andam no meio do povo, como eles não dão importância para o povo brasileiro, eles querem desqualificar o povo brasileiro", criticou a presidenta.
Nos últimos dias a polêmica envolvendo nordestinos agitou as redes sociais. Comentários ofensivos destacavam a grande quantidade de votos que Dilma conseguiu na região.  O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) chegou a instaurar procedimento administrativo para investigar as mensagens.

A vitória de Dilma no Nordeste e a discriminação alimentada pela mídia e o PSDB

 
Jornal GGN - Dilma Rousseff (PT) teve as suas principais vitórias em estados das regiões Norte e Nordeste, com 50,52% e 59,58% respectivamente, enquanto Aécio Neves (PSDB) teve destaque nas regiões Sudeste (39,4%), Sul (47,21%) e Centro-Oeste (40,99%). Dilma é favorita também em municípios que recebem maior cobertura do programa federal Bolsa Família, como pode ser verificado pela reportagem da Folha de S. Paulo.
 
Entretanto, se por um lado o dado já era esperado, uma vez que o programa tirou mais de 40 milhões de pessoas da condição de extrema pobreza, com a tranferência de 40 bilhões de reais a 14 milhões de famílias, o que corresponde a 50 milhões de pessoas, por outro, a cobertura negativa da imprensa (gráfico abaixo), aliada ao preconceito da população já apresentaram suas manifestações. No Twitter, a liderança de Dilma foi debochada e tratada com discriminação.
De A Tarde
 
 
O racismo e o preconceito contra os nordestinos tomaram conta das redes sociais neste domingo, 5, assim que se divulgou os resultados da votação por regiões no País.
 
Dilma Rousseff conquistou 41,23% dos votos válidos na disputa pela eleição presidencial e, para isso, ficou claro que contou com a ajuda das regiões Norte e Nordeste.
 
"Essa Dilma é uma maldita, e o pior que aquele povo do nordeste vai votar nela e infelizmente ela vai ganha (sic)", escreveu uma internalta, em sua página no Twitter. 
 
"A votação da Dilma no Nordeste mostra o quanto é importante para o PT a bolsa come e dorme e faz filho dada aos nordestinos!", disse outro, criticando a atuação da presidente com seus programas sociais.  
 
Outro internauta continuou criticando a iniciativa: "Nordestinos burros, se vendem por Bolsa Família!".
 
De acordo com os dados, a candidata do PT venceu os concorrentes nas regiões Nordeste, com 59,58%, e Norte, com 50,52%. Na Região Sul, Dilma tem 36,32%. No Sudeste, tem 32,43% e o Centro Oeste, 32,55% dos votos válidos. No exterior, a candidata teve 18,6% dos votos.
 
Já Aécio Neves está na frente nas regiões Sudeste, com 39,4% dos votos válidos; Sul, com 47,21%; e no Centro-Oeste, com 40,99%. Aécio vence também no exterior, com 49% dos votos dos brasileiros que votaram em outros países. No Nordeste, o candidato teve 15,38% e no Norte, 28,26%.
 

Nenhum comentário: