10.06.2014

O coração e a obesidade



Obesidade pode causar anomalias no coração

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, avaliou o impacto da obesidade na saúde do coração. De acordo com os pesquisadores, a obesidade causa mudanças na estrutura e tamanho do coração, além de alterar seu funcionamento e sua função elétrica, causando a fibrilação atrial (arritmia cardíaca).

A obesidade causa a expansão do átrio esquerdo e do ventrículo esquerdo, comprometendo a função cardíaca. O átrio esquerdo é responsável por receber o sangue rico em oxigênio dos pulmões e enviá-lo para o ventrículo esquerdo, que bombeia esse sangue para o corpo. “Temos vários estudos científicos que comprovam os danos que a obesidade causa para a saúde do coração. Esse novo estudo é bastante relevante e mostra que o alargamento do átrio esquerdo aumenta o risco de arritmia cardíaca e fibrilação atrial. A alteração no ventrículo esquerdo faz com que o coração utilize mais força para conseguir bombear o sangue, podendo causar insuficiência cardíaca. Ou seja, é mais uma constatação de que o excesso de peso é bastante nocivo para o coração.” diz o cirurgião especialista em obesidade, Dr. Roberto Rizzi.

O estudo diz que os danos no coração, causados pela obesidade, podem ser revertidos com a perda de peso. Outro estudo, realizado pela Universidade de Medicina da Geórgia, nos Estados Unidos, avaliou os benefícios da cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como redução do estômago, nas disfunções cardíacas causadas pela obesidade.

Os pesquisadores avaliaram 1156 pacientes obesos mórbidos, sendo que 733 pacientes foram submetidos a cirurgia bariátrica e 423 receberam tratamento clínico da doença. A idade média dos participantes era de 43 anos e o Índice de massa corporal (IMC) era de 47,9 no grupo cirúrgico e de 45 no grupo clínico.

Após dois anos, os pacientes foram avaliados novamente e aqueles que foram submetidos à cirurgia reduziram o IMC em 15,4, enquanto o outro grupo registrou uma redução de apenas 0,03. “A perda de peso foi associada a uma estabilização ou reversão parcial das alterações cardíacas, que eram causadas pela obesidade. Os pacientes que passaram pela cirurgia também tiveram redução na pressão arterial, colesterol ruim e melhora na resistência na insulina, controlando também o diabetes tipo II dos pacientes”, destaca Dr. Rizzi, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

A dilatação do átrio esquerdo não alterou nos pacientes operados, porém continuou evoluindo nos pacientes que foram submetidos ao tratamento clínico. Nos pacientes cirúrgicos também foram constatadas melhoras no funcionamento do ventrículo esquerdo e direito. “Esse novo estudo é maior e mais detalhado que os estudos publicados anteriormente”, ressalta o presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Bruce M. Wolfe, que avaliou o resultado do estudo.

No início e no final do estudo os pacientes passaram por uma avaliação de altura, peso, freqüência cardíaca, pressão arterial, glicemia, colesterol e outros fatores. Os pesquisadores também avaliaram os movimentos e a estrutura do coração dos pacientes por meio de ecocardiografia e exames de ultrasom.

A cirurgia bariátrica é recomendada quando o índice de massa corporal (IMC) é maior que 40kg/m² em pessoas com idade superior a 18 anos, seja homem ou mulher. O procedimento pode ser recomendado, ainda, se o IMC estiver entre 35kg/m² e 40kg/m² e o paciente em questão tiver diabetes, hipertensão arterial, apnéia do sono, hérnia de disco ou outras doenças associadas à obesidade. “A cirurgia bariátrica é a última opção para o paciente que já tentou, sem sucesso, reduzir peso por métodos tradicionais. O padrão de qualidade da cirurgia é muito alto no Brasil, temos excelentes equipes e a taxa de mortalidade é muito baixa”, ressalta Dr. Rizzi.

Fonte: Bagarai
Nos últimos anos o número de pessoas obesas cresceu em todo mundo e, com elas, vieram os problemas relacionados ao coração. Sim, a obesidade o afeta diretamente, sendo uma das grandes responsáveis por doenças cardiovasculares. O indivíduo obeso desencadeia uma série de alterações chamada de Síndrome Metabólica. A insulina, responsável pela retirada do excesso de glicose da corrente sanguínea e deposição de tecidos, passa a ter sua função diminuída obrigando o pâncreas a aumentar sua excreção, elevando seus níveis no sangue. "A Síndrome Metabólica é composta por obesidade central com aumento da circunferência abdominal, aumento de triglicerídeos, glicemia de jejum, hipertensão arterial e diminuição do colesterol HDL. A associação desses problemas eleva o risco para doenças cardiovasculares, maior causa de mortalidade o mundo.", explica Valdir Lippi Jr, cardiologista credenciado da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais.
Os fatores são prejudiciais ao coração e o risco se torna ainda maior quando somados ao sedentarismo, obesidade abdominal central (circunferência abdominal), histórico familiar de diabetes e hipertensão arterial. Acidente vascular cerebral e infarto são algumas das lesões que podem ocorrer. Mas nem tudo está perdido. A reeducação alimentar é fundamental para aqueles que desejam ter uma vida mais saudável. Uma dica para quem deseja emagrecer é procurar ajuda de profissionais. "O paciente deve contar com o auxílio de médicos cardiologistas, endocrinologistas, clínicos, educadores físicos, psicólogos e nutricionistas. A associação entre atividade física e reeducação alimentar é a principal meta para o sucesso do tratamento", pontua Valdir Lippi Jr.
Alimentação balanceada e atividade física supervisionada por um profissional capacitado é a primeira medida a ser adotada para um tratamento de sucesso. O exercício físico ajuda a diminuir o apetite, aumenta a ação da insulina e oferece sensação de bem-estar.
Sobre a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais
Há mais de 45 anos no mercado, a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais oferece soluções em saúde para seus clientes. Atualmente possui cinco Centros Integrados de Medicina (CIM), que estão localizados nos bairros Batel (única Unidade Infantil de plano de saúde que oferece atendimento exclusivo 24 horas em Curitiba), Água Verde e Cidade Industrial de Curitiba (CIC), além de outros dois nos municípios de Araucária e São José dos Pinhais.

O CIM - Água Verde, por sua vez, possui mais de 80 consultórios médicos, realiza consultas a partir de 35 especialidades médicas e está posicionado como o primeiro empreendimento da capital paranaense a atender 100% das normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Já o CIM - CIC, localizado no bairro mais populoso de Curitiba e polo industrial da cidade, foi ampliado em 2013 e, agora, conta com 1.300 m² de área total, com capacidade para realizar consultas médicas eletivas em diversas especialidades e, ainda, de urgência e emergência em clínica geral, ginecologia e pediatria. Outra inovação da Paraná Clínicas é o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos cirúrgicos de baixa-complexidade e que possui 17 leitos. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.

Nenhum comentário: