10.04.2014

Pesquisas sinalizam possível vitória de Dilma no 1º turno

Dilma RousseffA 48 horas do início da votação do 1º turno da eleição nacional deste ano, as pesquisas divulgadas na noite de ontem – Datafolha e IBOPE – revelam bem mais do que a dianteira da presidenta candidata à reeleição, Dilma Rousseff neste domingo, e sua vitória no 2º turno. Mostram que cai a sua rejeição, um dado fundamental na hora do voto, enquanto sobe a da adversária concorrente pelo PSB, ex-senadora Marina Silva.
Para a presidenta Dilma, as pesquisas de ontem – as últimas antes do 1º turno estão sendo feitas hoje e amanhã e serão divulgadas amanhã à noite – trazem a melhora na avaliação do seu governo, o crescente apoio e aprovação populares à sua administração. Ela vence em todas regiões do país, e só perde na faixa de renda alta. Ganha nas faixas de eleitores de 2 até 5 salários mínimos, empata nas faixas de 6 a 10 e só perde mesmo nas de salário equivalente a mais de 10 mínimos.
Por regiões, então, sua situação está ótima. Enquanto o candidato do tucanato, da coligação PSDB-DEM, senador Aécio Neves (PSDB-MG) só tem 10 pontos no Nordeste,  Marina despenca para 17 pontos no Sul, região onde a presidenta vence com folga  chegando nos 38 pontos. Assim, mostram as pesquisas,  a presidenta se consolidou, pode até vencer no 1º turno. As duas pesquisas de ontem mostram três cenários possíveis: reeleição no 1º turno, a presidenta no 2º turno contra Marina ou contra Aécio.
Se for disputar o 2º é a que vai com melhores condições de vencer
A pesquisa IBOPE de ontem sinaliza de forma mais clara, sim, que a presidenta Dilma pode conseguir até domingo os votos suficientes para vencer a eleição presidencial no 1º turno, beneficiada pela queda gradual, mas contínua, da preferência por Marina Silva e pelo desinteresse dos eleitores pela candidatura de Aécio Neves.
Se isso não acontecer, a presidenta segue para o 2º com grande vantagem e chances mais do que reais de vencer nessa etapa final. A grande dúvida, então, caso a fatura eleitoral não seja liquidada depois de amanhã, é quem irá disputar o 2º turno com a presidenta, Marina ou Aécio. Agora, insistimos, pelo debate de ontem, e se ele influenciar o eleitorado, não será surpresa se a chefe do governo vencer no 1º turno. Ou no caso de haver 2º ter Aécio pela frente como o adversário.
Porque Dilma se reelege
Cumpre ressaltar e registrar como fizemos ontem e mais uma vez: a presidenta vence na política, no debate, na disputa, na mobilização, nas propostas e na prestação de contas de seu governo – mesmo com toda mídia , com raras exceções, contra ela e o PT. Vence, assim,  apoiada na trajetória histórica do PT ao lado dos pobres e dos trabalhadores, dos pequenos empresários, dos empreendedores, da agricultura familiar, e principalmente, ao lado do Brasil e do seu povo.
A presidenta Dilma se reelege porque persistiu e resistiu a aplicar no Brasil o ajuste liberal que leva ao desemprego e ao desmonte do Estado de Bem Estar Social, da rede de proteção social que os governos Lula e o dela construíram e continuam construindo. Reelege-se porque se recusou e resistiu a implantar em nosso país o ajuste liberal conservador que leva a destruição da indústria, a abrir nossa economia ao domínio das finanças internacionais, defendeu nosso comercio e indústria.
Manteve, assim, nosso país soberano e independente no cenário mundial. Pagou um preço alto, isso é óbvio, por resistir. Mas agora tem o reconhecimento da maioria do povo, dos cidadãos brasileiros.

Nenhum comentário: