10.20.2014

QUALIDADE DE VIDA AOS IDOSOS

Brasil oferece baixa qualidade de vida aos idosos

Pesquisa adverte que somente o crescimento econômico não é suficiente para o bem-estar dos idosos e que é necessário promover políticas peculiares voltadas para atendê-los

No mês em que se comemora o "Dia Internacional do Idoso" muito se tem discutido sobre a qualidade de vida que eles levam. De acordo com o relatório Global Age Watch 2014, divulgado recentemente, o Brasil tem melhorado bastante quando o assunto é qualidade de vida para as pessoas da “melhor” idade. O estudo avalia quatro critérios: segurança financeira, saúde, capacidade pessoal e o ambiente em que o cidadão vive. No topo do ranking está a Noruega, seguida da Suécia, Suíça, Canadá e Alemanha. O pior país para se envelhecer é o Afeganistão. O Brasil ocupa o 58º lugar no ranking de qualidade de vida.

Por que é preciso dar atenção as necessidades dos idosos? As pessoas com mais de 60 anos formam 12% da população mundial, ou seja, 868 milhões de pessoas. Calcula-se que em 2050 serão 21%, quase o mesmo número dos menores de 15 anos (2 bilhões). O número é relevante. “São pessoas que merecem respeito, merecem viver com dignidade e a responsabilidade do governo deve ser ainda redobrada para dar-lhes qualidade de vida.

Segundo os agentes da pesquisa, o número levantado adverte que somente o crescimento econômico não é suficiente para o bem-estar dos idosos e que é necessário promover políticas peculiares voltadas para atendê-los.
Isso demonstra que o Brasil precisa melhorar quando o assunto é o ambiente, o transporte público e a previdência social, porque os idosos devem ter mais  segurança.

Em relação à ampliação das pensões sociais concedidas, apesar de muitos idosos não contribuírem com a previdência social durante sua vida trabalhista, a pesquisa revela que a América Latina, tem destaque positivo nesse quesito. A pesquisa mostra que o sistema de pensões que se introduziu no México em 1943, compreende quase 25% dos mexicanos. Outro dado revelado é que o ágil crescimento das aposentadorias na década passada significa que 9 em cada 10 mexicanos de mais de 65 anos estão cobertos.

Ainda fazendo uma análise dos dados da pesquisa  de forma global, a aposentadoria social, um valor que o idoso recebe por ser cidadão de um determinado país, tem tido um amadurecimento, beneficiando a população de baixa renda que realizou atividades informais, não tendo direito a aposentadoria convencional.


O Brasil precisa melhorar no atendimento as necessidades dos idosos. “O governo brasileiro precisa olhar pelo seu povo, todos, em especial pelas crianças e idosos. O governo atual tem melhorado muito este atendimento e esta propondo novas políticas para melhorar este setor. A retirada de milhões de pessoas da linha da miséria  no Brasil  já foi um grande avanço, agora é preciso aperfeiçoar estas 
políticas pois o Brasil está envelhecendo. 



Nenhum comentário: