11.27.2014

APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO PODE ESTAR LIGADA À OBESIDADE


Apneia obstrutiva do sono pode estar ligada à obesidade


Segundo especialista, o aumento do peso pode causar estreitamento da faringe e obstruir a passagem do ar, causando a apneia do sono.

Dormir mal pode comprometer a saúde física e mental de qualquer pessoa. E são muitos os motivos que podem nos levar a ter uma noite mal dormida. A apneia do sono é um deles.

A apneia do sono é um distúrbio do sono grave em que a respiração para e começa repetidamente. Pessoas com a síndrome podem, inclusive, não saber que têm o problema, e sentir apenas as consequências de um sono não reparador. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e 33% sofre de apneia do sono.

“A principal causa é a obstrução do canal respiratório. Quadros como a obesidade, podem levar à apneia do sono por causar estreitamento da faringe e obstruir a passagem do ar”, alerta o cirurgião bucomaxilofacial Dr. José Flávio Torezan.

Além da obesidade e sobrepeso, outros fatores que podem causar a apneia obstrutiva do sono são: circunferência do pescoço, estreitamento das vias aéreas, histórico familiar, etnia, álcool, cigarro e congestão nasal.

O tratamento para apneia do sono deve ser acompanhado de mudanças no estilo de vida do paciente. “O objetivo principal do tratamento é manter as vias respiratórias abertas para que durante o sono a respiração não seja interrompida. Em alguns casos é indicado o uso de aparelhos odontológicos na boca durante a noite para manter a mandíbula posicionada mais para frente e impedir o bloqueio das vias aéreas. Em outros casos, a cirurgia é a melhor opção”, conclui Torezan. Segundo o especialista, em casos mais graves é indicado a cirurgia maxilar, que melhora muito a qualidade de vida do paciente.


Nenhum comentário: