11.09.2014

Enem: Redação não pode ser politicamente incorreta nem ter menos de oito linhas


Por iG São Paulo

No segundo dia, candidatos terão 5h30 para responder a 90 questões de linguagens e matemática e escrever uma redação


Neste domingo (9), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) terão cinco horas e trinta minutos para escrever uma redação e responder a 90 questões de múltipla escolha das provas de linguagens e de matemática.
Textos que desrespeitem os direitos humanos, fujam do tema proposto ou não tenham, ao menos, oito linhas serão eliminados no momento da correção.
Outro critério de eliminação é o uso de palavrões, desenhos ou inclusão de trechos desconexos com a redação de maneira proposital. Essa regra foi criada após candidatos terem escrito a receita de macarrão instantâneo e parte do hino do Palmeiras no exame de 2012. 
Os portões dos locais de provas estarão abertos a partir das 12h (horário de Brasília) e serão fechados às 13h. Atrasos não são tolerados pelos fiscais de prova.
Como no primeiro dia, os candidatos devem levar documento original com foto e caneta preta de corpo transparente. Os candidatos podem deixar o local de prova após duas horas de seu início.
O iG terá correção comentada das questões do segundo dia a partir das 19h30, feita pelos professores do cursinho Etapa.Escravidão". Foto: Reprodução/Twitter
Primeiro dia
No primeiro dia de provas do Enem, os mais de 8,7 milhões de candidatos inscritos tiveram de fazer as questões de ciências humanas e ciências da natureza.
A prova de ciências da natureza exigiu pouco cálculo e bastante conhecimento conceitual dos temas de biologia, física e química. Biocombustíveis, a lei de sacolas plásticas e clonagem de células foram temas abordados nas 45 questões.
Já na prova de ciências humanas, os textos eram mais longos e exigiam cuidado com a interpretação. Os professores de cursinho destacaram a presença de perguntas sobre a redemocratização do Brasil, o período de ditadura e a Constituição de 1988.
Ao longo do sábado, foram eliminados 65 inscritos por uso indevido de telefones celulares, segundo informou o Ministério da Educação (MEC).



Nenhum comentário: